Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programar em FORTRAN


Arthur Aires

Posts recomendados

Olá

 

Sou estudante do curso de Engenharia Civil e sou leigo na área de programação. No entanto, para um projeto de iniciação cientifica, meu instrutor pediu para que eu trabalhasse desenvolvendo algoritmos para resolução de equações diferenciais numericamente utilizando a linguagem FORTRAN. Pois bem, o grande desafio é achar uma IDE que compile em FORTRAN no meu sistema operacional windows 7 Home Basic de 64 bits. Meu instrutor utiliza o Compaq Visual Fortran 6.1 no Windows XP, contudo esse programa não instala no Win7 64 bits. Gostaria de alguma sugestão de um programa que REALMENTE funcione no meu S.O. e que seja uma boa plataforma para se trabalhar com FORTRAN.

 

OBS: Sei que FORTRAN é antigo e caiu em desuso e que muitos irão sugerir outros, mas é IMPORTANTE que seja FORTRAN pois é a linguagem que o instrutor exigiu.

 

Agradeço, Arthur.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Olá, 

aqui  abre normalmente o link,.

 

Para setar o modo de compatibilidade...  você precisa tentar instalar, quando der o erro, uma  janela branca perguntando se você quer tentar instalar com o modo de compatibilidade.

 

Caso consiga instalar normalmente, mas o programa não abre,  você pode clicar com o botão direito do mouse e ir nas propriedades...  lá você pode setar para o modo de compatibilidade com windows xp.

 

Edit: outro meio, é tentar instalar o XP mode do windows ... e depois instalar a IDE por ele.

 

Edit2:  Já que você não consegue acessar o link,  acesse este:  Getting started fortran on netbeans

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

aqui abre normalmente o link,.

Para setar o modo de compatibilidade... você precisa tentar instalar, quando der o erro, uma janela branca perguntando se você quer tentar instalar com o modo de compatibilidade.

Caso consiga instalar normalmente, mas o programa não abre, você pode clicar com o botão direito do mouse e ir nas propriedades... lá você pode setar para o modo de compatibilidade com windows xp.

Edit: outro meio, é tentar instalar o XP mode do windows ... e depois instalar a IDE por ele.

Edit2: Já que você não consegue acessar o link, acesse este: Getting started fortran on netbeans

Olá,

dif, seguinte: O modo de compatibilidade do windows não funcionou. Dai, tentei fazer de acordo com o pdf que você postou; baixei o netbeans, baixei o mingw no link(http://www.mingw.org/category/wiki/download), o problema é que na etapa 4, o netbeans não "acha" automaticamente o mingw. Mesmo assim, fui em Ferramentas\opções\c++ e adicionei a pasta do mingw no "Diretório Base". Daí, segui os passos do turorial, até que no passo 7 ele pede para compilar e aparece o seguinte erro:

m8oji.jpg

"A imagem ficou pequena, mas a caixa aberta no meio é a mesma que aparece quando você vai em Ferramentas\opções\c++ Só que aparece dois astericos (*) ; Um em "Compilador Fortran", outro em "Comando Make".

Eu não sei onde encontrar o compilador de Fortran nem o "Comando Make" dentro da pasta do mingw.

PS: Baixei todas as opções do mingw inclusive o "mingw32-gcc-fortran". A pasta totaliza 939 mb

Olá,

Instalei de novo o Mingw e repeti o procedimento, ele consegue "achar" os compiladores, so que todas vez que tento rodar um programa aparece o erro:

"/C/Mingw/msys/1.0/bin/make.exe" -f nbproject/Makefile-Debug.mk QMAKE= SUBPROJECTS= .build-conf

make.exe[1]: Entering directory `/c/NetBeansProjects/FORTRAN3'

"/C/Mingw/msys/1.0/bin/make.exe" -f nbproject/Makefile-Debug.mk dist/Debug/MinGW_1-Windows/fortran3.exe

make.exe[2]: Entering directory `/c/NetBeansProjects/FORTRAN3'

mkdir -p build/Debug/MinGW_1-Windows

make.exe[2]: mkdir: Command not found

make.exe[2]: *** [build/Debug/MinGW_1-Windows/FORTRAN3.o] Error 127

make.exe[2]: Leaving directory `/c/NetBeansProjects/FORTRAN3'

make.exe[1]: *** [.build-conf] Error 2

make.exe[1]: Leaving directory `/c/NetBeansProjects/FORTRAN3'

make.exe": *** [.build-impl] Error 2

CONSTRUIR FAILED (valor de saída 2, tempo total: 1s)

Aguma pista do que pode ser? Pelo menos agora da pra saber que tem haver com o make.exe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Olá @Arthur Aires, Eu não entendo de Fortran pra poder ajudar a nível mais profundo..  mas podes tentar este site:

 

https://netbeans.org/community/releases/72/cpp-setup-instructions_pt_BR.html

 

No próprio site do netbeans tem alguns passos e tutoriais sobre o C++ , Fortran..  e etc.. Pelo que eu entendi ali, o fortran usa os mesmos passos do C/C++

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Aires

 

Amigão, vamos tentar resolver isso aí..

 

Vi que você optou por baixar o MinGW através do installer que o projeto oferece. É realmente uma boa opção, pois você já baixa os pacotes sempre atualizados. O problema é que a seleção dos pacotes precisa ser muito bem feita. Ao que parece, faltou algum pacote, pois o mkdir.exe, por exemplo, não foi encontrado (Edit: ou pode ser o problema do path também, já que reside no mesmo dir que o make.exe).

 

Na página passada pelo dif, você encontra um pacote de instalação do MinGW já pré-configurado com os pacotes necessários já selecionados.

 

 

Faça o seguinte:

 

0) Apague o que você já instalou do MinGW (normalmente a pasta C:\MinGW);

 

1) Acesse: https://maxwell.ict.griffith.edu.au/sso/fortran/

 

2) Clique no link "GNU GCC and gfortran installer" e baixe o MinGW (~65 MB);

 

3) Baixe o NetBeans;

 

4) Instale o MinGW obtido no item 2. Escolha o destino padrão para a instalação (C:\MinGW).

 

 

Bom, o NetBeans você já tem instalado, certo? Ele vai detectar a instalação do MinGW. Aqui, eu tive um problema com o path do make.exe. Tive que ir em (no NetBeans): Ferramentas > Opções e, no campo "Comando make", defini como simplesmente make.exe

 

 

Você poderia até mesmo tentar partir primeiro para esta última etapa e ver se consegue fazer funcionar com a sua instalação atual. Mas o path do make.exe precisa estar definido na variável PATH do sistema: Painel de Controle > Sistema e Segurança > Sistema > Configurações avançadas do sistema > Variáveis de Ambiente. Edite a variável PATH e inclua o path do make.exe (numa instalação padrão, normalmente é: C:\MinGW\msys\1.0\bin)

 

 

Depois de feito tudo isso, a IDE funciona bem..

 

netb.png

 

 

Veja o que consegue..

 

 

Para projetos pequenos, minha escolha padrão é: Editor de textos + Linha de comando; não tem erro, e tenho controle total do que estou fazendo.

 

 

 

NW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá valeu @LNW, vou tentar agora isso também. Mas antes eu usei como diretorio a pasta do MinGW que vem no CodeBlocks (outra ide)ja configurada e aparentemente deu certo, só que quando tento rodar o projeto aparece "EXECUTAR SUCCESSFUL (tempo total: 76ms)" mas nao aparece o prompt com os resultados, os resultados do Algoritmo aparecem no PROPRIO netbeans. Quando clicko em "Depurar Projeto" da a seguinte advertencia

 

"O tipo de console selecionado não tem suporte na sua configuração; utilizando o terminal Externo no lugar da console"

 

Ai o prompt aparece e some bem rápido. Ou seja, esta compilando. Mas nao ta mostrando o resultado final.

 

De qualquer forma, vou tentar do jeito que você disse. OBS:

 

O msys eu baixei separado mas configurei o Path para a pasta certa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

Seguinte, fiz do jeito que você sugeriu @LNW, so que agora aparece o seguinte quando eu tento executar:

Na aba "Fortran (Construir, Executar)" aparece : "

 

"/C/mingw/msys/1.0/bin/make.exe" -f nbproject/Makefile-Debug.mk QMAKE= SUBPROJECTS= .build-conf
make.exe[1]: Entering directory `/c/Users/Arthur/Documents/NetBeansProjects/Fortran'
"/C/mingw/msys/1.0/bin/make.exe"  -f nbproject/Makefile-Debug.mk dist/Debug/MinGW-Windows/fortran.exe
make.exe[2]: Entering directory `/c/Users/Arthur/Documents/NetBeansProjects/Fortran'
make.exe[2]: `dist/Debug/MinGW-Windows/fortran.exe' is up to date.
make.exe[2]: Leaving directory `/c/Users/Arthur/Documents/NetBeansProjects/Fortran'
make.exe[1]: Leaving directory `/c/Users/Arthur/Documents/NetBeansProjects/Fortran'


CONSTRUIR SUCCESSFUL (tempo total:  1s)
 

 

 

Na aba "Fortran (Executar)" aparece:

 

 

EXECUTAR FAILED (valor de saída -1.073.741.511, tempo total:  39ms)

 

 

Ou seja, constrói mas não executa:

 

Quando clicko em "Depurar Projeto" aparece uma janela "Advertência":

 

 

O tipo de console selecionado não tem suporte na sua configuração; utilizando o terminal Externo no lugar da console

 

e depois Aparece uma janela "Erro no Depurador".

 

 

During startup program exited with code 0xc0000139.
 

 

 

 

Lembrando que dessa vez estou usando a pasta mingw do link que você indicou. E em nada interfere quando eu altero a pasta do msys para a que tem dentro da pasta do mingw.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Aires

 

 

Esse problema realmente é estranho. Aqui não tive problemas nos meus testes (vide imagem postada acima). Lembrando que estou usando o NetBeans que o cara postou naquele link, ou seja, a versão 6.9.1.

 

Bom, mas já houve um avanço, você já consegue gerar o executável.

 

Tente mexer com as seguintes configurações (clique com o botão direito sobre o projeto e depois em Propriedades):

 

term.png

 

 

Faça um teste com as opções para ver se resolve isso..

 

 

 

NW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @LNW, cara isso tá muito estranho. Antes estava pelo menos construindo, hoje quando fui testar construiu e executou, mas logo depois, sem alterar nada, nao tava nem construindo mais. Então resolvi começar tudo de novo, baixei a versão 6.9.1 do netbeans instalei, coloquei as variaveis de ambiente e segui os passos. Não deu certo. Por fim, fiz de acordo com o que você disse:

 

Bom, o NetBeans você já tem instalado, certo? Ele vai detectar a instalação do MinGW. Aqui, eu tive um problema com o path do make.exe. Tive que ir em (no NetBeans): Ferramentas > Opções e, no campo "Comando make", defini como simplesmente make.exe

 

Ai finalmente DEU CERTO!!!! Ate agora rodou todos os algoritmos que eu ja tinha feito no Compaq Visual Fortran.

 

No entanto! Bastou apenas fechar o netbeans e ligar de novo para voltar a dar erros, aparece o seguinte erro:

 

 

""make.exe"" -f nbproject/Makefile-Debug.mk QMAKE= SUBPROJECTS= .build-conf
make.exe"[1]: Entering directory `/c/Users/Arthur/Documents/NetBeansProjects/Fortran2'
"/c/Users/Arthur/Documents/NetBeansProjects/Fortran2/"c:/msys/1.0/bin/make.exe"" -f nbproject/Makefile-Debug.mk QMAKE= SUBPROJECTS= .build-conf
/bin/sh.exe: /c/Users/Arthur/Documents/NetBeansProjects/Fortran2/c:/msys/1.0/bin/make.exe: No such file or directory
make.exe"[1]: *** [.build-impl] Error 127
"make.exe": *** [.build-impl] Error 2
make.exe"[1]: Leaving directory `/c/Users/Arthur/Documents/NetBeansProjects/Fortran2'

CONSTRUIR FALHOU (valor da saída 2, tempo total:  905ms)

 

 

Cara, tá complicado. Em um momento funcionou perfeitamente, depois começa a dar erros e fica nessa gangôra. Suspeito que seja a pasta msys onde esta o make, no momento estou usando a pasta msys que está dentro do mingw que você recomendou.Nas variáveis de ambiente eu coloquei no final "C:\mingw\bin;C:\mingw\msys\1.0\bin". Peço um pouco mais de paciência para que possamos resolver isso!

 

Agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve @Arthur Aires

 

 

Cara, tá complicado. Em um momento funcionou perfeitamente, depois começa a dar erros e fica nessa gangôra. Suspeito que seja a pasta msys onde esta o make, no momento estou usando a pasta msys que está dentro do mingw que você recomendou.Nas variáveis de ambiente eu coloquei no final "C:\mingw\bin;C:\mingw\msys\1.0\bin". Peço um pouco mais de paciência para que possamos resolver isso!

 

Agradeço

 

Estranho mesmo, era para o NetBeans ter guardado as configurações. Seguem as telas.

 

 

A variável PATH do usuário com os diretórios definidos. Inclusive, essa variável já é definida automaticamente pelo instalador do MinGW:

 

 

path.png

 

 

A tela com as configurações das paths no NetBeans:

 

sett.png

 

 

Se você colocar as mesmas configurações, creio venha a funcionar.

 

 

 

NW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!