Ir ao conteúdo

Ajuda em um programa que leia uma frase e imprima somente as vogais.

Dniel

Posts recomendados

Postado

Esse é meu primeiro post, sou um iniciante em C e gostaria de saber como devo proceder para criar um programa que leia uma frase e imprima somente as vogais e também, saber no que estou errando em meu programa que segue abaixo.

#include<stdio.h>#include<stdlib.h>#include<string.h>int main(){	char frase[50];	int a,i;		printf("Digite uma frase");	gets(frase);	a=strlen(frase);	for(i=0;i<a;i++)	{		if (frase[i]='a') printf("%c",frase[i]);		if (frase[i]='e') printf("%c",frase[i]);		if (frase[i]='i') printf("%c",frase[i]);		if (frase[i]='o') printf("%c",frase[i]);		if (frase[i]='u') printf("%c",frase[i]);	}	system("pause");	return(0);	}
Postado

@Dniel

Você esqueceu do "==":

if (frase[i] == 'a') //voce colocou frase[i] = 'a'//...

Ou você poderia colocar tudo junto:

for(i=0;i<a;i++)    {        if (frase[i] == 'a' || frase[i] == 'e' || frase[i] == 'i' || frase[i] == 'o' || frase[i] == 'u')        {            printf("%c ", frase[i]);        }    }

obs: O código só imprime as vogais minúsculas, não esquece das maiúsculas.

Postado

Alternativamente, você pode utilizar ponteiros neste exercício. Veja o meu código:

#include <stdio.h>#include <stdlib.h>void main(void){    char vogais[] = "aeiou";    char frase[100];    char *p = frase;    char *q = vogais;    char c;    int i;    int j = 0;    printf("Insira uma frase\n");    gets(frase);    printf("\nAs vogais: " );    for (i = 0; i < strlen(frase); i++)    {        c = tolower(*(p + i));        while (j < strlen(vogais))        {             if (c == *(q + j))             {                printf("%c", *(p + i));                break;             }             else            {                 j++;            }        }        j = 0;    }}

Eu criei duas strings. Uma delas contém as vogais possíveis. A outra string armazenará a frase.