Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida em programa C++


Mr. Carter

Posts recomendados

Boa tarde, amigos. Sou novo com programação e estou com um pouco de dúvida em relação a um exercício que o professor passou:

 

Temos 4 classes: Escola, Pessoa, Aluno e Professor.

 

Escola possui um vetor de 20 alunos e umvetor de 5 professores, além dos métodos IncluiAluno, IncluiProfessor, ListaPessoa e, mais especificamente, o método ExibePessoa (*p)

 

Aluno e Professor herdam de Pessoa. Pessoa, possui, entre outros métodos, o método virtual puro: Identifica();

 

 

Fiz as três  primeiras classes (Pessoa, Professor e Aluno). Gostaria que vocês dessem uma olhada nelas, e me digam se há algo errado nelas. Por favor, torno a dizer, sou novo em programação orientada, então, já me desculpo por eventuais erros.

#include "iostream"using namespace std;class pessoa{ private:string nome;string cpf;string endereco;string telefone;public:void setnome (string n) {nome = n;}string getnome(){return nome;}void setcpf (string num) {cpf = num;}string getcpf(){return cpf;}void setendereco (string e) {endereco = e;}string getendereco(){return endereco;}void settelefone (string t) {telefone = t;}string gettelefone(){return telefone;}void virtual informa() = 0;};
#include "iostream"using namespace std;class aluno : public pessoa {private:string matricula;public:void setmatricula (string m) {matricula = m;}string getmatricula(){return matricula;}void informa() {cout << "PROFESSOR:" << endl;cout << "NOME:" << getnome << endl;cout << "CPF:" << getcpf << endl;cout << "ENDERECO:" << getendereco << endl;cout << "TELEFONE:" << gettelefone << endl;cout << "MATRICULA:" << getmatricula << endl;}};
#include "iostream"using namespace std;class professor : public pessoa {private:string id_professor;public:void setidprofessor (string id) {id_professor = id;}string getidprofessor(){return id_professor;}void informa() {cout << "PROFESSOR:" << endl;cout << "NOME:" << getnome << endl;cout << "CPF:" << getcpf << endl;cout << "ENDERECO:" << getendereco << endl;cout << "TELEFONE:" << gettelefone << endl;cout << "ID:" << getidprofessor << endl;}};

A partir daí, estou bastante perdido. Não sei como implementar nem a classe Escola, e nem como fazer a main, justamente pelo uso de ponteiros. Vocês poderiam me ajudar? Agradeço a ajuda e me desculpem caso tenha cometido algum erro muito grotesco.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ExibePessoa seria uma função genérica que iria servir tanto para aluno quanto pra professor

 

a classe pode escola poderia ser basicamente assim

class Escola{aluno array_aluno[20];professor array_prof[5];public:ExibePessoa(Pessoa *p){   p->informa(); //Chamaria função virtual informa da classe aluno ou professor dependendo do tipo passado}};
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!