Ir ao conteúdo

Qual a função desse circuito?


C.Martins

Posts recomendados

Postado

2cdwd9f.gif

 

Sou novo no curso de eng elétrica e o professor passou este circuito, ele quer o saber como ele funciona, o que ele faz?

 

Precisava que alguém me explicasse o funcionamento dele.

 

Aqui está a forma de onda de Vo1 (verde) e Vo2 (azul)

 

b9etxs.png

 

 

Sei que ampop é usado para gerar ganho de tensão no circuito.

 

E que transistor são usados como amplificadores ou chaves.

 

 

 

  • Membro VIP
Postado

O ampop U1 se comporta como um integrador, carregando o capacitor C com uma rampa de subida e, quando o transistor estiver conduzindo, descarregando o mesmo em uma rampa de descida..

Isso dai gera uma forma de onda triangular vou(1)

O ampop U2, que está configurado como comparador de tensão (com histerese), baseado nessa rampa de subida e descida da tensão do capacitor, comanda o chaveamento do transistor para que isso tudo aconteça..

A saída desse U2 é uma onda quadrada vou(2), que comanda o transistor...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...