Ir ao conteúdo

Access Points TP-Link desconecta da rede em horário programado

Ir à solução Resolvido por jefbly,

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos.

Aqui na minha empresa estamos passando por um caso muito estranho.

Todos os dias meus 4 access point TPLINK ficam desativados (não há ping com o ip deles) a partir das 16:00.

Ao desligar e ligar de novo eles voltam ao normal, depois no dia seguinte as 16:00 acontece a mesma coisa.

Só voltam se o AP for desligado e ligado novamente.

Tenho Modem/roteador da net 100MB Thonson conetado aos Switchs, eu instalei 5 aps TPlink em andares diferentes temos 7 andares e cada um está em um switch em um andar.

Todos eles estão em modo AccessPoint, com mesmo SSID e Senha, canais diferentes e na mesma faixa de IP da rede.

Canais:

1 para o AP do 1° Andar

2 para o AP do 2° Andar

3 para o AP do 4° Andar
5 para o AP do 5° Andar
7 para o AP do 6° Andar

Isso acontece com os 2 Modelos TPLink WA901N e 2 TPLink Modelos WA701N, já com o quinto modelo TPLink WA801N não é afetado por esse caso curioso.

Há agluma confifguração no modem/roteador da thonson que programe esse evento, ou algo no firmware dos APs que os desativem em horário programado? Ou então é algum tupo de virus que realiza esse processo?

obs.: Estou tendo casos de invasão interna aos equipamentos da rede, como access point, impressoras e DVR´s

Preciso de ajuda, obrigado.

• Membro VIP
Postado

Não efetua ping, mas continua distribuindo o sinal wireless ou para tudo?

Já utilizei alguns aparelhos que possuem um sistema semelhante, ele para de responder chamadas ping, mas distribui sinal normalmente. É alguma configuração relacionada com o firmware, pois quando trocava o firmware por outro não oficial o problema deixava de ocorrer.

Postado

Isso não efetua ping e para de transmitir o Wifi ou fica com sinal bem fraquinho onde não dá pra conectar nada, para tudo!

Agora esses eventos estão acontecendo em horários aleatórios. Percebi que uns fica com o LED System apagado, outro travam todos os LEDS.

Eu já troquei o firmware deles mas para o recomendado pela TPLINK.

• Membro VIP
Postado

Deve ser algum problema no firmware mesmo.

Nos equipamentos que travam, quantos clientes estão acessando?

Sugere ter problemas de invasão, como detectou este comportamento?

Postado

Não são muitos que acesam os equipamentos, mas percebi que eles esquentam muito.

E é possível de alguma forma algum dispositivo da rede ficar disparando Ping pra esses Aps até eles pararem?

• Membro VIP
Postado

Não são muitos que acesam os equipamentos, mas percebi que eles esquentam muito.

E é possível de alguma forma algum dispositivo da rede ficar disparando Ping pra esses Aps até eles pararem?

Ping acredito que não traria este problema.

Um comportamento comum é ocorrer problemas porque os diversos aparelhos conectados são de fabricantes e especificações diferentes. O AP tenta atender a todos, mas em algum ponto ele trava.

Postado

Ei deixei todos os computadores da rede desligados por 3 dias e ao voltar o problema persiste.

Engraçado que só acontece com os modelos WA 701 e 901 ND são 2 de cada, e o WA801ND se mantém normal é o único que não trava.

Antes eles funcionavam tranquilamente, só que com SSID diferentes, hoje os coloquei com SSID e senha iguais, será que o modem roteador da net é quem está causando esse problema, porque quando eles travam, o LED System fica apagado.

• 1 ano depois...
  • Solução
Postado

Consegui resolver, alterando as faixas de ip´s dos Ap´s e atualizando o firmware.

Obrigado a todos.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!