Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
claus2006

Duvida sobre qual potenciometro usar?

Recommended Posts

boa noite... eu queria saber q potenciometro eu poderia colocar em um compressor de ar para aquario com tensão de 220v, corrente de 14 mA e 3,1 w de potencia.

ps: eu sei q poderia usar um dimmer, mas é muito caro(R$ 38,00) aqui na minha região, e além do mais, ele ficaria superdimensionado. os dimmer q são vendidos por aqui são de 600 watts.

agradeço a ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já adianto que não vais conseguir fazer um ajuste muito bom e linear da potência entregue pelo compressor de ar, mas arriscaria a dizer que um potenciômetro de 10k, de fio, ajudaria ai , usado como resistor variável, (somente dois terminais, o do centro e um da ponta).

Esse potenciômetro consiste de uma cinta de fio mesmo, bobinado sobre uma forma por onde circula o contato móvel, e sua construção é mais o menos similar a essa daqui:

Potenciometrodefio_zps69aeba57.jpg

O valor (custo), se comparado ao dimmer, nem muda muito e a dificuldade de encontrar o mesmo é grande..

Veja ai ele: http://www.soldafria.com.br/potenciometro-de-fio-4w-10k-10-10000-ohms10k-ohms-p-5935.html

O compressor de aquário, aquele que gera bolhas de ar, não é um elemento rotativo e sim um eletroimã solidário a um diafragma de borracha, a bombar o ar, feito um fole.. Vais perceber que muito facilmente, no processo de diminuição da corrente por ele, ele poderá deixar de operar (bombear o ar) subitamente, tendo aumentar a tensão para que ele retome o bombear..

Potenciômetros comuns, de carvão, constituídos de uma cinta de deposição de carbono, de construção assemelhada a essa ai de baixo, esses vão faiscar e deteriorar na primeira tentativa de ajuste da tensão... Esses não servem, não conseguirão dissipar a energia necessária..

potenciometrodecarva3030o_zps92c38e94.jp

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado faller, quase eu iria fazer uma burrada!

obrigado Leonardo, eu ja tinha visto esse site na minha busca sobre potenciometro. terça-feira vou procurar o material por aqui(cidade pequena é F@%a).

Compartilhar este post

Link para o post

..terça-feira vou procurar o material por aqui(cidade pequena é F@%a).

Muito, mas muito provavelmente não encontraras potenciômetro de fio 10 kOhms x 4 Watts nem que a vaca tussa..

Compartilhar este post

Link para o post

Muito, mas muito provavelmente não encontraras potenciômetro de fio 10 kOhms x 4 Watts nem que a vaca tussa..

o material q me referi, foi o do dimmer, q é mais fácil de encontrar aqui na minha cidade!

obrigado mais uma vez.

Compartilhar este post

Link para o post

ficou muito bom com o dimmer q o leonardo postou, e é muito fácil de fazer... eu agora consigo controlar a quantidade de bolhas e o barulho diminuiu uns 70%. valeu galera!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais