Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida sobre qual potenciometro usar?


claus2006

Posts recomendados

boa noite... eu queria saber q potenciometro eu poderia colocar em um compressor de ar para aquario com tensão de 220v, corrente de 14 mA e 3,1 w de potencia.

 

ps: eu sei q poderia usar um dimmer, mas é muito caro(R$ 38,00) aqui na minha região, e além do mais, ele ficaria superdimensionado. os dimmer q são vendidos por aqui são de 600 watts.

 

agradeço a ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já adianto que não vais conseguir fazer um ajuste muito bom e linear da potência entregue pelo compressor de ar, mas arriscaria a dizer que um potenciômetro de 10k, de fio, ajudaria ai , usado como resistor variável, (somente dois terminais, o do centro e um da ponta).

 

Esse potenciômetro consiste de uma cinta de fio mesmo, bobinado sobre uma forma por onde circula o contato móvel, e sua construção é mais o menos similar a essa daqui:

 

Potenciometrodefio_zps69aeba57.jpg

 

O valor (custo), se comparado ao dimmer, nem muda muito e a dificuldade de encontrar o mesmo é grande..

Veja ai ele: http://www.soldafria.com.br/potenciometro-de-fio-4w-10k-10-10000-ohms10k-ohms-p-5935.html

 

O compressor de aquário, aquele que gera bolhas de ar, não é um elemento rotativo e sim um eletroimã solidário a um diafragma de borracha, a bombar o ar, feito um fole.. Vais perceber que muito facilmente, no processo de diminuição da corrente por ele, ele poderá deixar de operar (bombear o ar) subitamente, tendo aumentar a tensão para que ele retome o bombear..

 

Potenciômetros comuns, de carvão, constituídos de uma cinta de deposição de carbono, de construção assemelhada a essa ai de baixo, esses vão faiscar e deteriorar na primeira tentativa de ajuste da tensão... Esses não servem, não conseguirão dissipar a energia necessária..

 

potenciometrodecarva3030o_zps92c38e94.jp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...