Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CCE HPS 2981 Ao ligar a tv depois de um tempo ela fica piando e fechando o horizontal


gabileu

Posts recomendados

A tv está com este problema, eu ligo o e o canal que aparece está muito chuviscando, daí vou em programação automática (procurar canais) e conforme vai passando os canais, nos mais limpo vai fechando o vertical, o tv dá uma piada, isso em todos os canais limpos e continua a procurar canais, ao terminar a procura de canais, só grava um a dois canais  e aqueles que mais chuvisca.

Já troquei os capacitores c417   c419    c414   c413.

Já testei o transistor de saída horizontal, o pré e o capacitor c425.

Se der tempo amanhã vou testar o resistores que faz parte do horizontal e trocar os capacitores do lado do ci de saída vertical.

Agradeço toda a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gabileu

 

 

Preciso fazer algumas perguntas .ok

 

1ª Quando você  disse que os canais aparece com chuvisco, seria o canal 2 ao 5(VHF baixa) ou canal 7ª ao 13(VHF alta)  ou 14 ao 65 (UHF)  ou são canais variado independente a faixa de sinal?

 

2ª  Faça o seguinte teste, quando fazer a busca de canais automatica  coloque o multimetro Analogico em 10V  DC no pino AGC do varicap e tente perceber se o ponteiro fica balançando conforme mudar os canais( Se o ponteiro ficar parado, seja com qualquer tensão DC esta com problema o varicap, a tensão neste pino AGC quando faz a varredura tem que variar conforme o sinal entrando pela antena?

 

3ª Veja tambem  tensão no pino 5 e 6 da epron com o multimetro analogico em 10V DC note também se os pinos varia conforme faz  a varredura automatica(se o ponteiro variar a epron esta gravando os canais (normal tem que variar)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gabileu

 

 

Preciso fazer algumas perguntas .ok

 

1ª Quando você  disse que os canais aparece com chuvisco, seria o canal 2 ao 5(VHF baixa) ou canal 7ª ao 13(VHF alta)  ou 14 ao 65 (UHF)  ou são canais variado independente a faixa de sinal?

 

2ª  Faça o seguinte teste, quando fazer a busca de canais automatica  coloque o multimetro Analogico em 10V  DC no pino AGC do varicap e tente perceber se o ponteiro fica balançando conforme mudar os canais( Se o ponteiro ficar parado, seja com qualquer tensão DC esta com problema o varicap, a tensão neste pino AGC quando faz a varredura tem que variar conforme o sinal entrando pela antena?

 

3ª Veja tambem  tensão no pino 5 e 6 da epron com o multimetro analogico em 10V DC note também se os pinos varia conforme faz  a varredura automatica(se o ponteiro variar a epron esta gravando os canais (normal tem que variar)?

Boa noite.

antes gravou o canal  24 e o 43, as vezes o canal 2 e 3 mas agora só fica no canal 02, nem um dos canais fica gravado quando faz a varredura automática de canais.

Esta tv não tem controle. 

No pino AGC o ponteiro dá uma oscilada, já no pino 5 e 6 da eepron o multímetro oscila muito pouco coisa de centésimo de milimetro, quase nada. Os pinos 01, 07 e 08 tem tensão de 5v.

O barulho que faz na tv quando procura canal é o barulho de grilo no trafo de ferrite cada vez que passa em um canal limpo.

Uma outra dica, verifique a solda de toda a placa, você deve estar com várias soldas ruins ai!...

Amanhã vou verificar sua dica. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gabileu

 

 

Vamos fazer o seguinte teste agora: Pegue uma outra TV que a imagem esteja perfeita com um fio

 

duplo solde  o fio no pino IF do varicap da tv boa o outro fio no terra da mesma..........ok, a outra

 

ponta repita o mesmo processo na tv com problema, coloque a antena na TV boa, ligue as duas Tvs

 

a imagem que estiver na TV boa quera que ser igual na TV com problema se isso não acontecer o

 

varicap esta com problema 

 

Mude os canais UHF e para VHF a imagem que aparecer na TV boa tem que ser igual na TV com problema.ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gabileu

 

 

Vamos fazer o seguinte teste agora: Pegue uma outra TV que a imagem esteja perfeita com um fio

 

duplo solde  o fio no pino IF do varicap da tv boa o outro fio no terra da mesma..........ok, a outra

 

ponta repita o mesmo processo na tv com problema, coloque a antena na TV boa, ligue as duas Tvs

 

a imagem que estiver na TV boa quera que ser igual na TV com problema se isso não acontecer o

 

varicap esta com problema 

 

Mude os canais UHF e para VHF a imagem que aparecer na TV boa tem que ser igual na TV com problema.ok

Boa noite.

Eu não tenho uma outra tv para fazer estes testes, mas eu posso procurar um varicap usado e trocar pra fazer o teste. ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gabileu

 

 

voce precisa ter uma Tv  da OFICINA para teste de varicap, pois eu tenho  esta Tv onde eu tiro dela sinal de  FI, onda quadrada para excitar o circuito horizontal, tiro  os sinais dentes de serra para excitar circuito vertical de outra TV, eu uso a minha Tv da oficina ´para tirar até a tensão de MAT

 

A minha TV DA OFICINA  fica num suporte na parede,com  os fios enrolado quando eu preciso de qualquer sinal eu pego o cabo correspondente e aplico em outra Tv em manuntenção, agora estou tentando colocar uma TV LCD DA OFICINA e retirando dela o sinais para testar outras tvs de LCD

 

Esta é uma boa dica para ter na sua oficina.ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gabileu

 

 

voce precisa ter uma Tv  da OFICINA para teste de varicap, pois eu tenho  esta Tv onde eu tiro dela sinal de  FI, onda quadrada para excitar o circuito horizontal, tiro  os sinais dentes de serra para excitar circuito vertical de outra TV, eu uso a minha Tv da oficina ´para tirar até a tensão de MAT

 

A minha TV DA OFICINA  fica num suporte na parede,com  os fios enrolado quando eu preciso de qualquer sinal eu pego o cabo correspondente e aplico em outra Tv em manuntenção, agora estou tentando colocar uma TV LCD DA OFICINA e retirando dela o sinais para testar outras tvs de LCD

 

Esta é uma boa dica para ter na sua oficina.ok

Está é uma ideia excelente, eu tenho em casa uma tv de 14" da semp toshiba que precisa ser consertado, mas no momento eu não tenho tempo, pois eu mesmo estou fazendo a reforma da minha casa e tenho que trabalhar fora.

Assim que eu consertar esta tv eu não vou pegar outra pra consertar, porque a obra aqui vai demorar. E depois vou fazer uso da sua ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabileu

 

 

E outra coisa que esqueci na TV DA OFICINA você  pode pega  ate sinal  de SIF para teste epata de som, ainda nunca tentei mas agora vou colocar mais um fio de SIF

Boa noite.

Eu troquei o varicap por um outro usado e a tv continua do mesmo jeito, fica com o cri cri de grilo no chopper de ferrite fechando o horizontal quando faço a varredura de canais nos canais bons.

Amanhã vou fazer testes nos componentes do horizontal se sobrar tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troque os capacitores de filtro da tensão de +B e o Booster também (se tiver)...

Eu troquei os dois capacitores de filtro por outro usado mas mesmo assim continua com grilo no trafo chopper de ferrite.

Eu aumentei (brilho)o screen do flyback o barulho de grilo aumentou, e baixando (escurecendo) o screen do flyback o barulho parou, ao deixar normal o barulho de grilo volta.

Ao fazer a varredura automática salvou o canal 53 e em outra varredura salvou o canal 43. Esses canais fica com muito chuvisco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Provavelmente você esta com o capacitor principal do primário da fonte esgotado, C816 (470uF/400V), ai quando aumenta o consumo, a fonte "arria" e o trafo chopper Vibra, quando a fonte tenta estabilizar novamente!

 

Troque ele para testes....


PS: Troque o Capacitor e não o trafo! hehehe!!!

Minha frase anterior ficou meio duvidosa!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

Foi o que eu fiz, eu troquei os capacitores, os dois biteludos, este o qual você menciona e o outro, eles foram trocado um de cada vez por que eu não tenho dois desses capacitores, vou tentar encontrar outro biteludo e trocar os dois de uma só vez, também vou medir com capacímetro. O meu capacímetro que comprei chegou ontem mas não deu tempo de usar, mas amanhã vou testar os biteludos.

Muito obrigado.


Provavelmente você esta com o capacitor principal do primário da fonte esgotado, C816 (470uF/400V), ai quando aumenta o consumo, a fonte "arria" e o trafo chopper Vibra, quando a fonte tenta estabilizar novamente!

 

Troque ele para testes....


PS: Troque o Capacitor e não o trafo! hehehe!!!

Minha frase anterior ficou meio duvidosa!!! 

Boa noite.

Foi o que eu fiz, eu troquei os capacitores, os dois biteludos, este o qual você menciona e o outro, eles foram trocado um de cada vez por que eu não tenho dois desses capacitores, vou tentar encontrar outro biteludo e trocar os dois de uma só vez, também vou medir com capacímetro. O meu capacímetro que comprei chegou ontem mas não deu tempo de usar, mas amanhã vou testar os biteludos.

Muito obrigado.

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tv está com este problema, eu ligo o e o canal que aparece está muito chuviscando, daí vou em programação automática (procurar canais) e conforme vai passando os canais, nos mais limpo vai fechando o vertical, o tv dá uma piada, isso em todos os canais limpos e continua a procurar canais, ao terminar a procura de canais, só grava um a dois canais  e aqueles que mais chuvisca.

Já troquei os capacitores c417   c419    c414   c413.

Já testei o transistor de saída horizontal, o pré e o capacitor c425.

Se der tempo amanhã vou testar o resistores que faz parte do horizontal e trocar os capacitores do lado do ci de saída vertical.

Agradeço toda a ajuda.

 

Troque os capacitores de filtro da tensão de +B e o Booster também (se tiver)...

boa noite

Eu troquei todos os capacitores da fonte primária e nas saídas do trafo chopper. Ela parou de fazer aquele barulho de grilo mas não grava os canais bons, somente um ruim, que é o 34, mesmo fazendo a varredura automática de canais, mesmo tirando da tomada.

 Amanhã se der tempo vou dar uma olhada na bobina detetora de vídeo e nas pinagens da eeprom e no varicap.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Troque o capacitor de filtro dos 16V fornecido pelo flyback, C413 (1000uF/25V), ele é responsável também pela tensão de 9V e 5V que alimenta o varicap...

 

Se a falha de sintonia não corrigir, você pode estar com defeito na memória (Não memoriza canais), ou no próprio varicap...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

Como eu  ainda não sei escrever pra todos de uma só vez escreverei aqui agradecendo.

Primeiramente.A tv está pronta e foi devolvida para seu dono.

Esta tv demorou  muito por que eu estou reformando minha casa, e também trabalho fora.

Eu agradeço de coração todas essas pessoas que tiraram minutos do seu tempo pra ajudar um estranho, fico muito grato por existir pessoas que ajudam sem esperar algo em troca.

Muitíssimo obrigado a todos.

Espero contar novamente com vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabileu, é aqui mesmo que você escreve suas mensagens...

 

Fale para nós o que foi trocado para que o TV voltasse a funcionar normalmente?

 

Isso pode ajudar muitos outros membros com o mesmo defeito em seus TVs...

Boa noite.

Desculpe a demora, mas como tinha dito antes, eu mesmo estou reformando a minha casa e por isso a demora pra responder.

Quando eu peguei esta tv ela estava com dois problemas, um que não sintonizava canais, mas segundo o dono ele só usava parabólica e sempre funcionou normal, e o outro com aquele a qual foi solucionado aqui no fórum.

Segundo o dono, era pra consertar aquele problema fechando as laterais e o barulho no trafo chopper, que na parabólica estava normal.

Eu pensei que um problema era a consequência do outro. Mas não era.

Como foi que eu fiz pra solucionar o problema da tv cce.

Eu havia trocado todos os capacitores da da fonte primária e secundária, com capacitor usado, mas não funcionou, No dia seguinte, chegou o meu capacímetro. Ao medir os capacitores percebi que alguns deles estavam com as resistência alteradas. Então esperei mais uns dias e fui comprar os capacitores, foi onde troquei todos os mesmos da fonte primária e secundária e resolveu o problema.

Moro longe da onde vende-se os componentes eletrônicos, isso dificulta um pouco o meu trabalho.

O cliente buscou a tv e depois de uma hora liguei pra ele e o mesmo me disse que estava tudo ok.

Mais uma vez agradeço a todos que me ajudaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!