Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ruanborges

Rede Travando em Lan-House

Recommended Posts

Bom dia, sou proprietário de um Lan-House e a cerca de 1 mês estou com problemas na rede.

O problema:

Quase todos os dias, principalmente em horários de pico, a internet trava. E quando reinicio a switch de onde os modens estão conectados, a internet retorna. A internet dos modens não caem, eu só desligo e ligo a switch e tudo volta ao normal.

Freqüência:

Começou a cerca de 1 mês e meio e acontece todos os dias. Já aconteceu de travar, eu reiniciar a switch, a internet voltar, e depois de 1 ou 2 min, cair novamente  e ficar nisso de cai e volta durante uns 10 a 15 min, até ela estabilizar.

Equipamentos:

Tenho 24 computadores na Lan,  3 switchs e 3 modens (são 3 internet de 10 megas, aqui na minha cidade essa é a velocidade máxima)

2 switch ficam responsáveis por ligarem os computadores, na época que abri a lan, há 7 anos atrás, o técnico me recomendou assim para que eu economizasse em fio, já que metade dos pcs ficam em uma parede e o restante na outra.

1 switch fica responsável por ligar os 3 modens, 1 aparelho das câmeras (esquece como de chama), e um fio sai para interligar os outros switchs.

Obs.: A switchs que reinicio para voltar a internet é esse que fica ligado os modens. 

O que eu já fiz:

Já troquei todos os 3 switchs. Antes eram HUBs, depois de iniciar esse problema pensei que fossem eles que estivessem velhos, no entanto, o problema persistiu.

Liguei cada aparelho em um estabilizar separado, os 3 modens ficam em um estabilizador e o switch ( o que eu reinicio) fica sozinho em um.

Quando eu pingo pro modem não cai nenhum pacote, mas quando eu pingo pra algum site a perca de pacotes é frequente. 

Quando a internet trava já tentei reiniciar os outros 2 switcs (os que ligam as máquinas) e não reiniciar o outro (o que liga os modens), mas não tem jeito, só destrava quando reinicio o switch do modem.

Já resetei os modens.

Já fiquei 1 dia, com um modem por vez desconectado, e nada!

Os IPS tem a mesma sequencia, o gatway padrão de cada modem é: 192.168.209.1 / 192.168.209.105 / 192.168.209.106

Todos os pcs ip fixo: 192.168.209.21 adiante.

Não tenho mais ideia do que fazer, e isso ta me dando uma dor de cabeça imensa! 

Não aguento mais reclamação dos clientes dizendo que a net caiu rs.

Alguém tem mais alguma sugestão do que posso fazer para resolver isso?

Muito obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

deixa eu entender !

Os switchs estão ligados um no outro pelo cabo cross na porta 24?

Onde estão ligados os modens quais portas e qual swicht ?

quais as operadoras de internet voce usa e como estão configurado os modens ?

tem como desenhar o mapa da rede e postar pra mim ?

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente, desconhecia sobre essa posição de cabo cross. A clipagem dos cabos não foram feitas por mim, e já faz bastante tempo, desde 2007.

o cabo que sai de um switch para o outro não esta na porta 24. ta na 3, mas isso eu já coloquei na 1, já coloquei na 24 e o problema permaneceu. 

A operadora é a "Oi", aqui na cidade é a unica que disponibiliza internet via cabo.

A configuração do modem, como assim? 

Obs.: Na mensagem a cima eu disse que quando reiniciava uma das switch, que a internet voltava. Desde ontem que isso não resolveu, o modem continua conectado, eu tiro o cabo e boto direto no computador e a internet abre, mas na rede não abre. e mesmo reiniciando as switch fica tudo parado, até que depois de uns 5 minutos ela volta do nada. 

post-724260-0-28508000-1400961605_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post

Faz o seguinte, Reseta os switches antes de reconfigurar a rede ok.

Ligue os modens nas portas 1/2/3 em um dos switches na porta 4 a impressora.

Agora voce devera ligar um switch ou outro pelo cabo crossover uma ponta EIA/TIA A e na outra EIA/TIA B e dessa forma que tera que crimpar o cabo cross ok pluga na porta 24 o outro poderá ser na porta 1 ou 23.

Depois de tudo esta ligado configura os ips das maquinas e pinga entre elas para saber se esta enviando e recebendo pacotes umas das outras ok. Recomendo anotar em um bloco de notas cada ip de cada maquina e em que porta estão conectadas.

Agora reseta os modens e reconfigura conforme o que  a operadora pede.

Da uma olhada no mapa que fiz para voce,

http://prntscr.com/3m8sgt

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais