Ir ao conteúdo

Multiplicador do CPU, é possível alterar?

Correr

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tenho um i7-3770 no computador e eu gostaria de saber se tem como alterar o Multiplier (destacado em vermelhor na imagem) tanto no valor mínimo como no valor máximo.

É possível isso? Se sim como eu faria?

placa-mãe: gigabyte g75m-d3h

multiplier.png

Postado

Fala Correr, bom dia!

Olha, à rigor, tanto o i7 3770 "non-k" quanto a Giga B75M-D3H não possibilitam acréscimo nos multiplicadores. A única possibilidade de um pequeno, e desaconselhável, OC seria por meio do parâmetro BCLK. O problema deste método é que mudando essa frequência, também afetará os clocks de memória e das pistas PCIex da placa. Além do ganho ser praticamente irrisório de performance, a modificação pode fazer o PC travar durante o uso.

Há casos que certas placamães oferecem o recurso de aumentar o multiplicador dos i5 e i7 "non-k" acrescentando 0,4MHz no turbo-boost em cada situação . Não é um over de verdade, mas acaba quebrando um galho para o meu i7 2600 (4,2GHz - 1 core, 4,1GHz - 2 cores, 4,0GHz - 3 cores e  3,9GHz - 4 cores). Uso uma ASRock Z77 Extreme3, da qual tem este recurso:

Taí uma foto da BIOS, da qual mostra o recurso (não está habilitado na foto, no entanto):

2uunbmy.png

Aqui estão os clocks com o i7 2600 normal e em stress pelo Aida:

SCi9CCg.png

Agora com o "OC non-k":

wgIpPOn.png

Não vejo razão de se preocupar em tacar OC no i7 3770, Correr. Seu processador é muito parrudo para qualquer tarefa. No meu caso, adquiri essa placa por outros motivos (SLI). Atualmente, não tenho necessidade em habilitar esse over no meu i7 "idoso", deixei este recurso como fôlego de reserva.

Abraço!!

Postado

Interessante esse recurso que você mostrou @Cabelo75 , não conhecia isso.

Mas e a outra parte da pergunta, você sabe de alguma coisa?

"É possível diminuir o multiplicador?"

Postado

Na área!

Bem, Correr..."downgrade" de multiplicador não saberia dizer se rolaria....Sei que pode-se diminuir o número de cores operantes, desabilitar HT e o turbo-boost e até limitar o clock por meio das opções de energia do Windows (esse procedimento tô chutando).

Na minha antiga DH67BL, lembro-me que ela aceitava valor máximo de multiplicadores abaixo de 34 (acima disso, a opção retornava aos 34). Só não segui adiante e salvar valores abaixo do stock porque tentava era subir os multipliers, e não descê-los. Sobre o valor mínimo...realmente eu não sei.

Abraço!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!