Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Salvado Somente a Partição do Sistema para Recuperação


Ir à solução Resolvido por Picandalo,

Posts recomendados

Boa tarde a todos,

 

Tenho 2 hd's, um de 1 TB e outro de 500 GB. O de 1 TB tem a partição do sistema c: mais duas partições d: e:

O de 500 GB tem as partições f, g, h. 

 

Minha dúvida é: 

Como o de 500 GB não tem espaço para poder fazer uma imagem inteira do hd de 1TB, gostaria de saber se eu fizer a imagem somente da partição C (onde esta o sistema no de 1 TB) salvando-a na partição G (do de 500 GB) e futuramente precisar recuperar esta imagem que esta a salvo no G; esta recuperação vai somente para a partição C do de 1 TB ou vai recuperar porém irá deletar as demais partições D e E? Em suma, fazer imagem somente de uma partição, pode ser restaurada novamente sem afetar as demais partições do HD que receberá a restauração?

 

Obs: Eu criei a partição G (no de 500 GB) EXATAMENTE COM O MESMO TAMANHO da partição C (do de 1 TB).

 

abraços 

Claudio Marcio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Chico.... você de novo! que beleza.

 

Então, eu querendo usar o próprio sistema de backup e restauração do Windows 7... ou ele não faz isso que estou querendo?

Não tenho o Acronis e nem o Ghost, por isso pensei a fazer via Windows 7! sera que dá?

 

E recapitulando, se precisar fazer a recuperação da imagem criada ela não vai queimar minhas partições D e E não né? Pois tenho muitos aquivos particulares nestas duas partições!

 

valeu

Claudio Marcio

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Chico.... você de novo! que beleza.

 

Então, eu querendo usar o próprio sistema de backup e restauração do Windows 7... ou ele não faz isso que estou querendo?

Não tenho o Acronis e nem o Ghost, por isso pensei a fazer via Windows 7! sera que dá?

 

E recapitulando, se precisar fazer a recuperação da imagem criada ela não vai queimar minhas partições D e E não né? Pois tenho muitos aquivos particulares nestas duas partições!

 

valeu

Claudio Marcio

 

Cláudio, te confesso que nunca fui usuário de tais funcionalidades nativas do Windows, pois em n outras situações, como backup do AD em servidores, a restauração não foi bem sucedida. Talvez seja implicância minha, mas para este tipo de coisa, eu corro sempre para algum software renomado de terceiros. 

Portanto, nunca executei tal backup através do Windows, mas procurando um pouco, vi que existe a possibilidade do backup completo, através deste link:

http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/back-up-files#1TC=windows-7

 

O que eu te sugiro: 

Criar uma máquina virtual do Windows 7 através do virtualbox, criar um "backup completo" dela assim que instalado, com ela "Crua". Depois bagunçá-la um pouco, instalar coisas, trocar wallpaper, deixar ela com sinais de USO. Após, tente a restauração para tua imagem original, e veja no que dá.

Não esqueça de simular um HD com mais partições, e colocar arquivos lá dentro, para simular os teus arquivos pessoais, ver como eles se comportam, e decidir se tal função supre tuas necessidades.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Chico,

 

Vamos com calma quanto ao virtual box... nunca fiz isso!

 

Bom, baixei o instalador do Virtual Box e tenho algumas dúvidas:

1 - Depois de instalá-lo tenho que instalar o Windows 7 nessa nova maquina virtual a ser criada,

     porém o no caso do cd de instalação do windows 7 como é o comportamento com relação a ativação do sistema?

     A máquina virtual irá rodar o Seven informando que o windows precisa não esta ativado e terei que ativar ou não

     preciso disso?

 

2 - Outra coisa, quando der logoff na máquina virtual, o programa virtual box já libera o micro?... e quando quiser ativar a

     maquina virtual novamente, basta clicar no ícone do virtual box novamente? Mas aí eu terei que instalar o seven

     de novo ou não mais?

 

att

Claudio Marcio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Chico,

 

Vamos com calma quanto ao virtual box... nunca fiz isso!

 

Bom, baixei o instalador do Virtual Box e tenho algumas dúvidas:

1 - Depois de instalá-lo tenho que instalar o Windows 7 nessa nova maquina virtual a ser criada,

     porém o no caso do cd de instalação do windows 7 como é o comportamento com relação a ativação do sistema?

     A máquina virtual irá rodar o Seven informando que o windows precisa não esta ativado e terei que ativar ou não

     preciso disso?

 

2 - Outra coisa, quando der logoff na máquina virtual, o programa virtual box já libera o micro?... e quando quiser ativar a

     maquina virtual novamente, basta clicar no ícone do virtual box novamente? Mas aí eu terei que instalar o seven

     de novo ou não mais?

 

att

Claudio Marcio

 

Beleza. Então, a ativação do windows será solicitada como de praxe, porém, como o teu intuito será apenas um ambiente de testes, não é necessária uma ativação. Até por que o Windows te dá 30 dias para ativar (ou não) o sistema, tempo que eu presumo ser mais que suficiente para você efetuar os testes já sugeridos.

 

Sobre a VM, quando você fizer o logoff, ou desligar, resetar, etc, ela não se apagará do disco. Ela ficará salva em uma pasta (geralmente meus documentos\virtual machines ou algo semelhante), e assim que você executar ela novamente , ela irá iniciar o sistema normalmente, como se fosse um desktop normal, com os arquivos gerados na última sessão. Nada de "ela vai zerar quando eu desligar".

Aliás, essa função é possível, e você até pode e DEVE fazer isso, para os teus testes... Quando teu Windows estiver instalado, você pode criar um 'snapshot' através do VirtualBox. Ele irá salvar aquele ponto de execução do sistema, e você pode restaurar tudo para aquele ponto novamente com apenas um clique. Esta função é muito útil, principalmente para testes de configurações, eu mesmo tenho em minhas VM's pontos de restauração completos chamados geralmente de : "Zero com programas", "Formatado, com banco de dados", "Zero bala sem nada". Etc.

 

Quanto a alocação de recursos que você é obrigado a disponibilizar para a VM (X de memória RAM, X de processamento), estes sim, só são disponibilizados para tua máquina de volta quando você desligar a VM, se não, eles ficam à disposição do VirtualBox para serem utilizados no ambiente virtual.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Olá Chico,

 

Havia visto sua resposta e fui atrás nesse meio tempo. Dei uma boa pesquisada sobre o Virtual Box e ele realmente é muito bom!

 

Vou deixar a virtual aqui pra uso futuro!... inclusive, até fiz um compartilhamento de uma pasta do hospedeiro para o convidado, 

no modo só leitura, para evitar de abrir uma brecha no sistema e algum vírus poder infectar o hospedeiro nesse compartilhamento.

 

Bom, fiz todos os testes que queria e realmente a restauração somente da partição C: não comprometeu as demais partições que 

criei, ou seja, restauração só da partição do sistema funciona seguramente. Usei o Virtual Box 4.3.12.

 

Vou fechar o Tópico como resolvido e já, de antemão, te agradecendo! 

 

Abrirei um novo tópico com o título HD´s Virtuais e Gravação de Dados, onde estou tendo alguns problemas no Virtual Box.

 

valeu 

Claudio Marcio

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!