Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com chave alavanca


Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Boa Noite.

 

Estou montando um cockpit caseiro, para FSX.

Estou utilizando o chip de um teclado usb para emular as teclas, até ai tudo certo.

Gostaria de utilizar uma chave de alavanca para algumas teclas, ex: iluminação, ignição, 

para dar uma melhor experiência na simulação.

O problema é o seguinte:

Na chave alavanca o sinal fica continuo, mas preciso de apenas um pulso.

O que preciso é o seguinte: 

Ao ligar a chave envia um pulso momentaneo e ao desligar ele envia novamente

um pulso momentaneo. (simulando o clicar de uma tecla)

 

Aguém tem uma ideia de como fazer um toque continuo virar um toque momentâneo ?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O segredo se chama diferenciação e é conseguido através de resistor e capacitor..

Para ficar mais claro e poder lhe ajudar me diga se essa chave alavanca deve apresentar um pulso no acionamento e no desligamento, mas no mesmo local??? Com que tensão, no mesmo sentido (pulso positivo ou pulso negativo)??

 

Esse contato momentâneo deveria ser um nível de zero (aterrar) ou um nível de um (ligar ao positivo)  e se sempre entra em um mesmo local, tanto para ligar quanto para desligar???

 

Pesquise sobre diferenciador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O segredo se chama diferenciação e é conseguido através de resistor e capacitor..

Para ficar mais claro e poder lhe ajudar me diga se essa chave alavanca deve apresentar um pulso no acionamento e no desligamento, mas no mesmo local??? Com que tensão, no mesmo sentido (pulso positivo ou pulso negativo)??

 

Esse contato momentâneo deveria ser um nível de zero (aterrar) ou um nível de um (ligar ao positivo)  e se sempre entra em um mesmo local, tanto para ligar quanto para desligar???

 

Pesquise sobre diferenciador

 

Obrigado Faller.

 

A princípio gostaria de utilizaria uma chave alavanca normal on/off, por causa do valor e tamanho. Mas acredito que devo utilizar uma chave ON/OFF/ON apesar dela ser maior e mais cara.

A chave deverá ligar o dispositivo (deve ser +3 ou +5 v e alguns mA, acredito ser essa a tensão e corrente que passa pelas teclas). Espero ter conseguido explicar minha ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tcherobin

Estou com um projeto de um console arcade mais conhecido no Brasil como fliperama.

Eu queria colocar umas chaves de alavanca tipo caça, más não ficaria legal em um console arcade.

Más no seu projeto, por se tratar de um cockpit, acho que ficaria interessante.

 

Existe uma chaves dessa que tem um retorno por mola, quando acionada ela faz o contato e quando soltar, ela volta como um push-boton.

Só não sei se será fácil de encontrar, se encontrar você ainda pode comprar a capa da chave caça para colocar nela.

cb447e2d19eed1866d327f1f29ec64a0.jpg

1345674635_1.jpg

 

Fica a dica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É, acho não entendeste a pergunta.. Para se ligar uma dessas funções tem que fazer um contato momentâneo entre dois polos, certo???  Para desligar o que se deve fazer?? também um contato elétrico nos mesmos dois polos??? (isso configuraria uma operação do tipo "toggle" com um contato em dois pontos se liga e com o próximo contato nesses mesmos dois pontos se desliga)

 

Ou para ligar se fecha o contato, momentaneamente, entre dois pontos e para desligar se fecha momentaneamente o contato entre OUTROS dois pontos..

Sem saber disso dai não dá de bolar um modo de fazer..

Essa é a dúvida

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tcherobin você esta querendo emular um comando do jogo, ignição e iluminação do carro no jogo, não é?

Se sim, você pode usar botão de arcade, push boton ou até a chave que indiquei, essa é a operação toogle que o faller fala.

 

Se você fez iluminação na caixa, armação do cockpit físico, aí tem que fazer com reles, chaves e fonte externa.

 

você conhece o forum www.arcadebr.com.br ?

Lá tem um arsenal de tutoriais para essas adaptações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tcherobin você esta querendo emular um comando do jogo, ignição e iluminação do carro no jogo, não é?

Se sim, você pode usar botão de arcade, push boton ou até a chave que indiquei, essa é a operação toogle que o faller fala.

 

Se você fez iluminação na caixa, armação do cockpit físico, aí tem que fazer com reles, chaves e fonte externa.

 

você conhece o forum www.arcadebr.com.br ?

Lá tem um arsenal de tutoriais para essas adaptações.

 Valeu pela resposta, esse tipo de chave que vou usar, sobre o arcadebr, já conhecia, inclusive fiz um controle arcade para jogar em um ps1 que tenha =D. 

Mas o problema que estou enfrentando agora é que gostaria de utilizar o chip de um teclado para o FSX (flight simulator x) pois como as teclas já estão todas configuradas dentro do jogo me facilitaria a vida hehehe. 

O problema é que quando eu acionar a chave, ira mandar um sinal continuo para o chip, como se eu estive segurando a tecla o tempo todo, e isso não pode acontecer.

Outra ideia que estava pensando era utilizar microprocessador pic que possuo em casa (tenho o 16F84A e 16F877A) que ira receber o sinal continuo 5v, fazer uma rotina e mandar o sinal para uma saída, esse sinal com 1 segundo de duração, e essa saída eu ligo na tecla correspondente do teclado...

 

Acredito que assim vai ser mais barato que de outra maneira, pois para transformar um sinal continuo em momentâneo, vou ter utilizar, resistores, capacitores e reles, (acredito que seria isso) e como não quero gastar.... tem umas placas chamadas majoy16 que resolveriam meus problemas mas custam 195+free...

 

Alguém me ajudaria com o programa? gostaria que fosse em assembly, pois "entendo" melhor" que em C. 

(vou tirar as teias de aranha do gravador de pic hehhehe) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nisso eu não posso te ajudar, não entendo nada de programação.

Más eu acho que, como o faller mesmo diz: você esta querendo complicar uma coisa simples.

Se esse comando é do jogo ou do emulador e você está usando um circuito de teclado, você poderia programar uma tecla do teclado mesmo, tipo a uma letra que não está sendo usada e "puxar" um fio dessa tecla para para um botão, assim como você fez com os outros comandos.

 

Em todo o caso, se quiser fazer com um PIC, faça um tópico na área de programação de microprocessador que terá mais ajuda, ou peça a um moderador para mover este tópico para lá.

Boa sorte com o projeto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Nisso eu não posso te ajudar, não entendo nada de programação.

Más eu acho que, como o faller mesmo diz: você esta querendo complicar uma coisa simples.

Se esse comando é do jogo ou do emulador e você está usando um circuito de teclado, você poderia programar uma tecla do teclado mesmo, tipo a uma letra que não está sendo usada e "puxar" um fio dessa tecla para para um botão, assim como você fez com os outros comandos.

 

Em todo o caso, se quiser fazer com um PIC, faça um tópico na área de programação de microprocessador que terá mais ajuda, ou peça a um moderador para mover este tópico para lá.

Boa sorte com o projeto.

Perfeita resposta, "se quiser complicar" abra um novo tópico na área de Programação e Microcontroladores, link: http://forum.clubedohardware.com.br/forum/217-programa%C3%A7%C3%A3o-de-microcontroladores/

 

Esse tópico foi criado com intuito de ajuda com chaves mecânicas!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

beleza, deixamos a programação de lado neste tópico.

Voltamos ao problema inicial de transforar um toque contínuo em um toque momentâneo!

Seria fácil de te ajudar se conseguisses responder a pergunta que ja lhe fiz, por duas vezes seguidas, ai por cima..

Para ligar determinada função se deve pulsar dois fios, isso eu entendi.. Para desligar essa mesma função basta pulsar novamente esses mesmos dois fios ou devera ser outros dois fios???

Entendeste a pergunta.

Um modo de operar: pulsa dois fios = Liga. Pulsa novamente esses mesmos dois fios = Desliga. Esse e  modo Toggle

Um segundo modo de operar: Pulsa dois fios = Liga.  Pulsa outros dois fios = Desliga.

 

Consegues responder isso dai??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!