Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda: Como diminuir a velocidade do cooler (notebook); Soluções comuns não funcionam.


Ir à solução Resolvido por lauro.m.s1379,

Posts recomendados


Boa noite, tenho um Samsung RC512 faz 4 anos. Um tempo atrás queimou o cooler original dele e tive que mandar pra manutenção, eles trocaram por um novo e até ai beleza, voltei a utilizar o notebook só que em 2 meses de uso voltou a queimar o cooler (eu jogava muito games pesados). Mandei novamente pra manutenção que, dentro da garantia, trocou por um novo. Porém, o técnico me ligou avisando que não dava pro cooler fazer o controle de velocidade automaticamente de acordo com o processamento e aquecimento do notebook, ou seja, ele teria que girar numa velocidade constante, completando ele me pediu qual a velocidade que eu queria que deixasse, acabei falando pra deixar na máxima porque queria poder jogar tranquilamente sem ter superaquecimento. Ok, dito e feito ele deixou o cooler sempre girando na velocidade máxima. Nunca mais tive problemas com superaquecimentos. Agora passou mais 1 ano e não uso mais esse notebook pra games, somente para trabalho. O problema é que o barulho é muito alto e incomoda muito os ouvidos depois de algumas horas. Como posso baixar a rotação dele, já que não necessito que rode sempre no máximo? Tem alguma forma de fazer o notebook voltar a controlar sua velocidade automaticamente? Tem alguma forma de controlar a velocidade mexendo dentro do notebook na parte elétrica do cooler? Como devo proceder?

Obs: Samsung RC512, o meu modelo é o core i7: http://www.neowin.net/news/review-samsung-rc512-s01
Obs1: Já tentei métodos de controle pela BIOS, pelo windows e por programas como o Speedfan e não funcionou.
Obs2: No speedfan ele não detecta o cooler, não aparecendo nenhuma informação sobre o mesmo ou possibilidade de controle.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso um programa chamado de "Control Center", que tem uma visão geral sobre o notebook, incluindo a velocidade do cooler (e temperatura), ele faz o controle automático, dependendo da temperatura da velocidade.

 

imagens: http://i.imgur.com/KieHry0.jpg  /  http://i.imgur.com/gxt8g94.jpg

 

Meu notebook é da cce, você encontra o download dele nessa lista: http://www.cceinfo.com.br/downloads:Win%20T33B (segundo da lista).

 

Acho que vale a pena testar pra ver se pega no seu (mesmo sendo da samsung).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Rodrigo Rodrigo consegui baixar e instalar o programa mas, assim como o speedfan, ele não detecta a velocidade do cooler e não da pra controlar. ;//

@lauro.m.s1379 Os drivers que tenho no notebook são mais recentes que os da lista, devo instalar os antigos?
Quanto aos hotfix instalei todos e reiniciei o note, infelizmente não surtiu nenhum efeito no funcionamento do cooler :(((

Eu acredito que o técnico mexeu em alguma coisa na instalação do cooler no momento da montagem dele no notebook. Eu penso isso porque andei pesquisando bastante mas só achei casos, em desktop, que dependendo de como você conecta a fiação do cooler você deixa ele rodando em velocidade baixa, média ou alta. Alguém sabe algo sobre?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Italo Rodrigo Rodrigo consegui baixar e instalar o programa mas, assim como o speedfan, ele não detecta a velocidade do cooler e não da pra controlar. ;//

@lauro.m.s1379 Os drivers que tenho no notebook são mais recentes que os da lista, devo instalar os antigos?

Quanto aos hotfix instalei todos e reiniciei o note, infelizmente não surtiu nenhum efeito no funcionamento do cooler :(((

Eu acredito que o técnico mexeu em alguma coisa na instalação do cooler no momento da montagem dele no notebook. Eu penso isso porque andei pesquisando bastante mas só achei casos, em desktop, que dependendo de como você conecta a fiação do cooler você deixa ele rodando em velocidade baixa, média ou alta. Alguém sabe algo sobre?

Só é possivel uma fan rodar em velocidade maxima quando se retira ou corta o fio sensor e o pwm (pino 3 e 4)ASUS_M4A89GTD_Fan_conn.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@lauro.m.s1379 Abri meu note e tirei fotos de como foi feito a conexão na última assistência, a qual deixou meu cooler rodando no máximo.

Notei que ele fez uma "gambiarra" com um fio de cobre.

attachicon.gif1.JPGattachicon.gif2.JPGattachicon.gif3.JPGattachicon.gif4.JPG

Eu sabia! ele pegou uma alimentação de 12v no capacitor e ligou no cooler com o fio de cobre. sendo assim, o controlador não pode oscilar a rotação do cooler. Se ele fez isso, talvez o controlador do cooler deveria estar queimada.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Para quem entende de eletronica há sensores fabricados de principios basicos que talvez possa contornar a situação e podendo aumentar ou diminuir a rotação do cooler com algumas adaptações. http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/899458-um-transistor-bd-como-sensor-de-temperatura/

foto do circuito http://img412.imageshack.us/img412/7868/caixaamplificada.jpg

Controlador de cooler com sensores de diodos e transistores é um recurso pouco usado, mas na hora do aperto..... salva uma grana! Não seu em notebooks se funcionara. Tambem da para fazer reguladores externos manuais com um resistor e um transistor. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!