Ir ao conteúdo

Temperatura alta com o Corsair H105?

Posts recomendados

Postado

olá pessoal!

bom, sou meio leigo então....

vamo lá:

tenho um i7 3770 (sem K), e não com OC, e acabei de instalar o corsair h105 nele.

coloquei os dois fans que vem com ele, de alta pressão, jogando ar para fora do gabinete, mas na parte de cima do radiador. logo ele está entre o final do gabinete e o radiador, e coloquei dois fans mais fracos, da corsair também abaixo do radiador.

e a temperatura ambiente aqui, agora, é de 30º. a temperatura do processador está em 40º-42º. joguei por pouco mais de uma hr AC IV e a temp. máx do processador ficou em 62º, mas variando muito... tendo a mínima, em jogo,com uns 55º. 

essas temperaturas estão boas?

será se devo colocar os fans que vieram nele na parte de baixo do radiador e não em cima? coloquei dessa forma porque eles não vem com os anéis de cor, e os que eu já tinha tem os anéis, por isso ficaram na parte de baixo, mas esses são de desempenho menor. são os corsair af 120 hight airflow.

é isso pessoal. Obrigado!

• Membro VIP
Postado

@tarso.fidelis, Coloque as fans que vieram no H105 na parte de baixo, mandado o ar no radiador, e as AF120 retirando, pois as que vieram nele tem maior pressão estática, ou seja, conseguem empurrar mais ar para o radiador.

Para mim, as temperaturas estão meio que normais, os Ivy Bridge (Core ix de terceira geração) são meio "esquentadinhos" pois a Intel colocou uma pasta térmica ruim entre o die (chip do processador) e o heat spreader (chapinha que fica o modelo do processador e que faz contato com o cooler).

Tem fotos, videos, e artigos sobre isso na internet (vide aqui)

Os radiadores funcionam melhor com fans de pressão estática mais altas, as Corsair AF120 foram feitas para maior fluxo de ar sem restrição, e não para pressão estática.

Para usar no radiador do H105 você deveria ter comprado as Corsair SP120, que são para alta pressão estática.

Resumindo as fans da Corsair: 

Serie "AF" (Air Flow) = Fans para circular o ar no computador, possuem maior fluxo de ar e baixa pressão estática, em locais com restrição (radiadores, dissipadores) elas perdem muito o fluxo de ar.

Serie "SP" (Static Pressure) = Fans para radiadores e locais com bastante restrição, possuem alta pressão estática, são fans boas para radiadores e dissipadores, pois não perdem muito o fluxo de ar em locais com restrição.

A imagem abaixo ilustra o que eu estou falando: a "AF" no teto retirando o ar quente, e as "SP" no radiador.

111.jpg

Abraços.

Postado

hum, entendi.. é que eu já tinha os fans antes... só para movimentar o ar mesmo, não planejava o watercooler quando os comprei. vou inverter os fans e depois posto os resultados...
rapaz, não sei se eu que sou meu ruim de watercooler, mas não foi moleza colocar o radiador com 4 fans n..... Valeu Jonny!

acabei de mudar os fans. coloquei os sp que vieram com o h105 embaixo e os af em cima...
resultado: não mudou nada.... =/ joguei um pouco de hitman absolution e a temp. do processador ficava variando entre 55º-60º.
normal para um i7 3770 + corsair h105 com 4 fans? (temp. amb. 26º)

Rodando o cinebanch, com o ar ligado em 25ºc. o processador em idle fica 30-31º e em full (rodando o cinebanch) não passa de 56º...
é isso mesmo?

• Membro VIP
Postado

Qual é o seu gabinete? Tem alguns que são bem apertados para se colocar radiadores em push-pull no "teto".

Creio eu que não mudou nada pelo motivo de você ter comparado em jogos diferentes e em temperaturas ambientes diferentes. Mas de qualquer forma, agora os fans estão na ordem certa.

As duas fans adicionais nesses sistemas como o do H105 melhoram pouquíssimos graus, em alguns casos nem se percebe direito.

O estranho é que no Cinebench deu um delta T de 31° (56° - 25°), já no Hitman Absolution deu um delta T de 34° (60° - 26°), ou seja, o jogo está estressando mais o processador que o Cinebench, era para ser ao contrario  :huh:

Abraços.

Postado

meu gabinete é um corsair 700D.

ele é bem espaçoso, mas não é muito ventilado.....

eu cometi um erro, fiz os dois testes em temperaturas diferentes.

no primeiro teste (jogando Hitman) eu peguei como referencia a temperatura ambiente da internet, essas que a gente vê pela cidade.. em fim.. (ar desligado)

no segundo teste (cinebench) a temperatura estava controlada pelo ar condicionado, por isso, creio eu, parece que o jogo esquentou mais...acho mais confiável o segundo teste, pois fica mais fácil de certeza da temp. amb. (entendeu?)

outra coisa, eu já li por ai que a diferença dos watercoolers você percebe quando faz OC...

eu queria fazer OC no meu processador, mas não sei como faz.. tu sabes? podes me ajudar? não estou fugindo do tema do tópico, mas é que a maioria dos reviews pela net são com processadores em OC.

abraços!

Postado

olha só:

Regra de ouro sobre a carga da CPU vs temps de refrigeração do Guru3D:

• Tudo em cerca de 50 graus C ou inferior consideramos resfriamento classe entusiasta.
  • Qualquer coisa em entre 51 a 60 graus C, consideramos o desempenho de refrigeração
  • Qualquer coisa em entre 61 e 70 graus C consideramos refrigeração convencional
  • Qualquer coisa acima de 71 graus C, consideramos resfriamento média

fonte: http://www.guru3d.com/articles_pages/corsair_h105_review,9.html

interessante não??? levando em conta que a t. ambiente aqui é bem maior que a deles...
o que achas?

• Membro VIP
Postado

olha só:

Regra de ouro sobre a carga da CPU vs temps de refrigeração do Guru3D:

• Tudo em cerca de 50 graus C ou inferior consideramos resfriamento classe entusiasta.
  • Qualquer coisa em entre 51 a 60 graus C, consideramos o desempenho de refrigeração
  • Qualquer coisa em entre 61 e 70 graus C consideramos refrigeração convencional
  • Qualquer coisa acima de 71 graus C, consideramos resfriamento média

fonte: http://www.guru3d.com/articles_pages/corsair_h105_review,9.html

interessante não??? levando em conta que a t. ambiente aqui é bem maior que a deles...

o que achas?

É bem isso que o Guru3D citou. Só que lá as temperaturas ambiente são menores, ou seja, aqui no Brasil que é mais calor, tem que "jogar" mais uns 8° em cima dessa "tabela" deles.

coloquei o processador em 4.2Mz e rodei o prime 95 por cerca de 10 mim.

a temperatura chegou a 69c e parei o teste....

temp. ambiente em 27c...

normal???

Essa temperatura de 69° do prime foi no núcleo?

Abraços.

Postado

sim, executando o prime, e usando o realtemp, a temperatura de um dos núcleos chegou a 69c. mas o processador estava a 4.3.

agora to deixando ele em 4.0....

mas aqui em Belém é muito quente...

me disseram que não pode passar dos 70c.

deixei o prime rodando por um pouco mais de tempo com o processador a 4.0 e n passou de 70.. mas ficava entre 65~69...

• Membro VIP
Postado

sim, executando o prime, e usando o realtemp, a temperatura de um dos núcleos chegou a 69c. mas o processador estava a 4.3.

agora to deixando ele em 4.0....

mas aqui em Belém é muito quente...

me disseram que não pode passar dos 70c.

deixei o prime rodando por um pouco mais de tempo com o processador a 4.0 e n passou de 70.. mas ficava entre 65~69...

O Tjunction máximo do 3770 é 105° (temperatura do núcleo) e o Tcase é 67.4° (temperatura do processador) Fonte: Intel.

Até uns 82° no núcleo do 3770 é normal.

Pode deixar em 4.3GHz sim, só deixe a tensão do processador no minimo possível com estabilidade que você conseguir.

Lembrando que o prime estressa o processador em um nível "fora da realidade", nenhum programa/jogo vai fazer ele chegar nas temperaturas que ele chega no prime.

Abraços.

Postado

bom, não entendo muito de OC, minhas configurações estão assim.
está bom? 
deixei ele em 4.3 e as temperaturas não diferem muito de uma pra outra....
arrisco dizer que com  OC. de 4.3 e com ele a 3.4. em full as temperaturas mudam cerca de 8c.

então o h105 está fazendo um bom trabalho? creio que sim...

quais os riscos de deixar o processador a 4.3?

abraços!

post-568853-0-79763200-1402875786_thumb.

• Membro VIP
Postado

bom, não entendo muito de OC, minhas configurações estão assim.

está bom? 

deixei ele em 4.3 e as temperaturas não diferem muito de uma pra outra....

arrisco dizer que com  OC. de 4.3 e com ele a 3.4. em full as temperaturas mudam cerca de 8c.

então o h105 está fazendo um bom trabalho? creio que sim...

quais os riscos de deixar o processador a 4.3?

abraços!

Está bom.

Para mim ele está cumprindo bem o seu papel também.

O risco de deixar ele em 4.3GHz é a diminuição da vida útil, digamos que sem overclock ele dure 30 anos, com overclock ele vai durar 25 anos, mas isso é muito relativo não tem como estimar muito.

Abraços.

Postado

com 15 minutos de prime ficou assim.

ele subiu pra 72c, por pouco tempo e voltou a ficar entre 63c-65c...

diminui a vida útil.. entendi, mas será se é algo do tipo, com oc ele vai durar só mais 1 ou 2 anos?? ou algo assim???

- obrigado pelas dicas!

abraço!

post-568853-0-55551700-1402878528_thumb.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!