Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhorar fluxo de ar do gabinete


Posts recomendados

Ola pessoas, montei essa semana meu pc:

Fx 6300

GA-9070A-DS3P

R7 260x

Gabinete Cooler master K281 ( http://www.coolermaster.com/case/mid-tower/k281/ )

 

Só que eu to ficando surdo de um lado pro conta do Cooler box do processador, mas ate ai ok decidi trocar ele pelo CM hyper 212x, vi vários usuários falando bem dele. essa semana to comprando sem falta.

as temperaturas do Pc nem achei tão absurdas processador sem carga 25-33° com carga chega aos 58°, placa de vídeo sem carga 50° com carga 62°.

 

minha duvida é a seguinte, meu gabinete ja veio com duas fans de 12cm com 38cfm cada, uma pra empurrar o ar pra dentro e outra expelindo, ate ai ok, e tem a opção para mas uma fan no painel lateral.

eu pra tentar melhorar um pouco a circulação de ar pensei, em mover o cooler traseiro pra a lateral e usar ele pra empurrar o ar pra dentro, no lugar dele comprar uma fan com maior fluxo, no caso to me decidindo pela CM xtraflow com aproximadamente 80 CFm de fluxo. no caso os dois de 38 criando o fluxo de 76 cfm e um expelindo com aproximadamente 80 cfm.

vale a pena?? mesmo que não haver nenhum ganho muito grande, mas ajudara ao cooler que pretendo instalar a remover o ar quente pra fora???

 

Foto do gabinete:

https://lh5.googleusercontent.com/-UPLIV_Pju1c/U7spV1PTiqI/AAAAAAAAA8Q/5wqGCRWeRfY/w1028-h577-no/IMG_20140704_164009978.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Brunocfreitas não existe uma regra. Vale o teste mesmo. Coisas que são certas: o ar quente sobe... e por padrão o ar frio entra pela lateral, por baixo e pela frente, para subir ao alto do gabinete. Ali o ar quente estará concentrado, e poderá, sim, influenciar um bom cooler ali, tocando ar para fora.

 

Ar na lateral. No meu gabinete, eu tenho um fan na lateral, a frente, pondo ar pra dentro, e outro, na frente das placas de video tirando o ar, para evitar "ilhas" de calor ali,

 

Analise seu hardware.

 

Cara.... te contar que fiz uma... minha esposa tem uns incensos em casa, e cheguei a queimar uns na frente, e com uma lanterna de luz amarela, fui ver pra onde ia a fumaça... não deu muito certo, te digo... daí tentei com a fumaça gerada pela solda, também não deu certo.

 

O que eu testei.... meu gabinete é furado em cima e atrás... meti um fan ali, pra fora, e vi que ficava morno... e pus acima.... era "menos morno" então deixei atrás.

 

foi no testômetro mesmo.

 

Tente localizar um fan tirando ar, de qualquer forma, das placas de vídeo.... e outro, na parte acima (se a fonte for embaixo) ou atrás, se a fonte fica em cima, para eliminar aquele ar dali

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte é na parte de baixo mesmo, segui ate o conselho do manual dela para colocar o cooler para baixo isolando ela do resto do PC.

 

meu gabinete é "simples" não tem slots pra fan na parte superior, só na parte traseira mesmo e quando exigido sair um ar muito quente mesmo dali ehehe vou ate por um termômetro ali pra ter uma noção de quão quente sai.

 

o slot lateral fica um pouco abaixo da linha da placa de vídeo, acredito eu o suficiente pra fazer o cooler dela puxar mas ar frio, principalmente se eu forçar isso.

 

Valeu pela dica @ilkyest, vou fazer isso mesmo comprar a fan que eu quero e ir testando vendo como fica o melhor aproveitamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte é na parte de baixo mesmo, segui ate o conselho do manual dela para colocar o cooler para baixo isolando ela do resto do PC.

 

meu gabinete é "simples" não tem slots pra fan na parte superior, só na parte traseira mesmo e quando exigido sair um ar muito quente mesmo dali ehehe vou ate por um termômetro ali pra ter uma noção de quão quente sai.

 

o slot lateral fica um pouco abaixo da linha da placa de vídeo, acredito eu o suficiente pra fazer o cooler dela puxar mas ar frio, principalmente se eu forçar isso.

 

Valeu pela dica @ilkyest, vou fazer isso mesmo comprar a fan que eu quero e ir testando vendo como fica o melhor aproveitamento.

 

Pelo fato do gabinete não possui saída de ar superior e a Fan ser um pouco mais fraca, pode haver um pequeno acúmulo de ar quente no topo.

A fan que você deseja adquirir (Xflo 120mm) é excelente para essa situação pois possui grande fluxo de ar (82Cfm) e uma maior pressão.

A ideia básica é justamente essa, colocar as 2 fans mais fracas injetando ar frio, e a mais forte retirando, porém como já dito pelo Mod ilkyest,  o melhor resultado

se encontra testando.

 

Abraço e boa sorte

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!