Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV PHILCO PH21B - Inoperante


Posts recomendados

Amigos essa tv ta complicada conto com vocês.... Ela chegou aqui eu liguei ela ela ligou deu umas linhas na parte inferior e desligou. Em seguida eu abri ela troquei o transistor v502  é o c2383 e nao tendo ele coloquei o 2sD 1292 no lugar ....

 

As tensões estão assim com ela desligada o +b só 65v  e quando parte vai para 110v e as tensões -15 +15 +26+11v fica todas normal mas ela volta  para es by e volta tudo do jeito que tava...

 

 A tesão de 3,3 no dD540 esta normal e os 5v na base do transistor v502 também esta normal só os 8v que não tenho no vD 301 já retirei esses D540 D301 D502 D574 D581 diodos para teste estão todos bom...

 

Troquei o v502 e o acoprador N501 (pc817b) retirei para teste v503 v504 v505 v574 v580 A resistência R522 também esta ok...

 

Amigos, sera que pode ser o  IC 502 STRW6563...

 

Amigos com o +B no flyback e o Saída Horizontal desligada o +B continua com 65V...

 

 

Aguardo a opinião dos colegas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

 

 A tesão de 3,3 no dD540 esta normal e os 5v na base do transistor v502 também esta normal só os 8v que não tenho no vD 301 já retirei esses D540 D301 D502 D574 D581 diodos para teste estão todos bom...

 

 

Como você mencionou acima,estou passando  para você parte do esquema aonde estão este componentes para fazer as medições no instante que a TV for para power on, peço que coloque a ponteira no multilmetro primeiro no ponto indicado para depois acionar o power on (No instante inicial)

 

Acho estranho tem os 5V e não tem os 8V pode ser que VD301 esteja com fuga........sei que você ja mediu a fria mais pode existe fuga quando a corrente for maior, ja peguei componente que  medindo a frio esta bom mais quando aplica uma tensão maior da problema, Se no catodo  do VD301 estiver com 0V e não for o diodo zenner pode ser fuga   na linha 8V

post-695735-0-82128300-1405033905_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Porque você trocou o transistor V502? ele estava aberto? se o TV chegou a ligar e apareceu linhas na parte inferior da tela, verifique o circuito vertical! (CI N451), Alimentação de +15V e -15V etc. ...

 

Se o transistor V502 estiver bom, retorne ele para o local....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, Marcio, você me salvou de um erro grave. O V505 estava virado a base tava do lado do coletor eu tinha retirado ele para teste e coloquei ele virado. No coletor do V505 tenho 7,8v e no catodo do diodo D301 te 7v

 

BC, voltei o V502 original, pois ele ta bom.

 

 Olha a tv agora  só não ta gerando alta vou verificar o circuito vertical como o bc disse.... Os +15 tá com 11v e o -15 também tá com -11v . Quando solta os pinos 2, e 4 do saida vertical a tensão vai para 15v e -15v 

 

Troquei o saida vertical e continua no mesmo! Usei o LA78040

 

                            Obrigado, fique com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DED21 Como você descreveu o diodo D301 esta com 7V, para mim este televisor esta em power on, pois a fonte de 8V que vem D301 e os 5V do capacitor C509 só tem em power on

 

Estou enviando parte do esquema para analisar.

 

medir a tensão do pino 56 com o osciloscopio vera uma onda quadrada de 0V a 5V, medir os 5V no resistor também

post-695735-0-59573300-1405130402_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, MARCIOROSSISEB eu conecto ela na tomada e ela faz aquele barulho como ligada mas não tenho tensão no fio do escreen e nao acende o tubo nem tem mat tem a mesma tensão do +b nos R G B...

 

 Olha eu não tenho osciloscópio mas medi a tensão com o multímetro digital, tem 1,7v em cima do pino 56 do N301 e do outro lado do R451 tem 4,2v..

 

 Sera esse flyback que ta ruim?

 

 

Obrigado pela força, amigo....Abraços......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, MARCIOROSSISEB eu conecto ela na tomada e ela faz aquele barulho como ligada mas não tenho tensão no fio do escreen e nao acende o tubo nem tem mat tem a mesma tensão do +b nos R G B...

 

 Olha eu não tenho osciloscópio mas medi a tensão com o multímetro digital, tem 1,7v em cima do pino 56 do N301 e do outro lado do R451 tem 4,2v..

 

 Sera esse flyback que ta ruim?

 

 

Obrigado pela força, amigo....Abraços......

DED21

 

Amigo para te dizer a verdade, precisa saber com o osciloscopio para ver se aparece a onda quadrada pelo menos por um segundo no pino 56,

 

Sem  saber o que acontece no pino 56 fica difícil falar alguma coisa para ti............

 

 

Faça um teste para mim DED21.........ligue a TV na rede aperte a tecla POWER tire na rede rapidamente e tente ver com a ponta do multimetro la do MAT do tubo tente descarregar (USE A PONTEIRA DO MULTIMETRO NO TERRA DO TUBO PARA A CHUPETA DO MAT)  e veja se  o mesmo carregou.........se tive carga do tubo quer dizer que o FLYBACK oscilou de desligou....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, nada, não tem nada! Eu retirei a chupeta do tubo e conectei a tv na tomada com o multimetro na chupeta nao deu nem sinal....

 

                                          OBRIGADO AMIGO PELA FORÇA...

DED21 

 

Pelo que voce escreveu.........nem a tensão de M AT  não surgiu, isto ignifica que a TV não Oscilou  vou rever o esquema depois eu complemento este topico.

DED21

 

La no seu primeiro topico você descreve que tem 5V na base V502............ agora peço para você medir no coletor do V502 se também tem 5V

 

voce disse também que não tinha a tensão de 8V do catodo do VD301.....medir agora no positivo  do capacitor C593 para medir neste ponto deve ter claro os 5V no V502.....ok.

 

Se no positivo do capacitor C593 estiver com uma tensão abaixo  de 8V , medir agora coletor do V505 ou no lado do resistor R582, quero saber a queda de tensão em cima  do resistor R582  pode ser o seguinte o o Diodo zenner VD301 esta com fuga ou a fuga esta na linha de 8V.

 

DED21  se tem 5  normal tem que ter 8V também pois estão sendo formada no mesmo circuito.

 

 

post-695735-0-38443200-1405376124_thumb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, TEMOS No V502 4,5 vE 5,7 vB e 5,2 você No capacitor 593 ma 7,5 v nenhum capacitor 509 ma 4,5 v

Não ma V505 8,5 v não Coletor ...

 

Nunca mexi nessas tv...

 

                                                    Obrigado Que Deus lhe Pague .........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, TEMOS No V502 4,5 vE 5,7 vB e 5,2 você No capacitor 593 ma 7,5 v nenhum capacitor 509 ma 4,5 v

Não ma V505 8,5 v não Coletor ...

 

Nunca mexi nessas tv...

 

                                                    Obrigado Que Deus lhe Pague .........

 

 

DED21 

 

A tensão do V502 com   certeza esta errada......pois a tensão no coletor não pode ser mais baixa que na base (no coletor do V502 tem o um resistor de 12R   esta com 5.2 e na base do V502 onde esta um resistor 1K esta com 5.7V  do mesmo....pois a  tensão vem  do coletor para emissor)

 

E outra coisa errada a queda   de tensão  em base/emissor do V502 esta com 1,2V  onde  a queda entre base/emissor é 0,6V, pode trocar este transistor.

 

E outra  coisa  pelo sua medição  em cima do resistor de coletor 12R esta com uma queda de 3,3V  deve esta alterado este  resistor.

 

Troque  o transistor V502 e o resistor 12R e  faça uma outra medição para a  gente................ok

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo é eu realmente errei, me confundi entre base e emisor...

 

 Mas vamos la troquei o resistor  e o transistor o resistor eu coloquei de 1R pois não tinha o de 12r e troquei também o transistor V502. utilizei O D1292

 

As tensoes ficaram assim V502 C7,3V BASE 5,7 EMISSOR 5,1V... 

 

Já o V505 tá meio confuso tá assim as tensões nele coletor 7,6v base 8,2v emissor  8,3v, a tesão do coletor tá mais baixa do que as outras já troquei ele e continua no mesmo o que você acha?

 

 

Eu to achando a tensão do vertical meu baixa tá com 11v e -11v quando eu souto os pinos do ci vertical ela sobe para os 15v -15v ..

   

  OBS: Eu já troquei o ci vertical!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já o V505 tá meio confuso tá assim as tensões nele coletor 7,6v base 8,2v emissor  8,3v, a tesão do coletor tá mais baixa do que as outras já troquei ele e continua no mesmo o que você acha?

 

 

 

DED21  

 

No V505 ja tem outro erro como este transistor é um PNP para esta conduzindo e  surgir tensão no coletor a base teve estar com  7.7V e emissor com 8.3V e coletor 7.6V.

 

Tem erro neste transistor também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, troquei o V505 de novo e o V 503(A1015) retirei para teste o R 548 10k e R547 4,7k mas continua do mesmo jeito...

COLETOR 7,6V BASE 8,2V E EMISSOR 8,3V

 Sera que por ele ser canal N a queda seria de 0,1v só não?

 

Olha a tv liga eu escuto aquele barulhinho de ligada apos uns 10 minuto ela desliga ai é só apertar a tecla no painel que ela liga de novo só não tem mat não tem a tensão do screen nem os 180v..... ESTRANHO ISSO NÃO É!

 

 

  AMIGO TO QUASE DESISTINDO! ESSA TÁ OSSO!

 

MAS TO GOSTANDO, POIS COM O SEU AUXILIO, O SEU APOIO, E O SEU CARINHO QUE ESTA TENDO COMIGO TÁ ME DANDO FORÇA.... E TO APRENDENDO BASTANTE MAIS....  OBRIGADO! FIQUE COM DEUS.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, troquei o V505 de novo e o V 503(A1015) retirei para teste o R 548 10k e R547 4,7k mas continua do mesmo jeito...

COLETOR 7,6V BASE 8,2V E EMISSOR 8,3V

 Sera que por ele ser canal N a queda seria de 0,1v só não?

 

Olha a tv liga eu escuto aquele barulhinho de ligada apos uns 10 minuto ela desliga ai é só apertar a tecla no painel que ela liga de novo só não tem mat não tem a tensão do screen nem os 180v..... ESTRANHO ISSO NÃO É!

 

 

  AMIGO TO QUASE DESISTINDO! ESSA TÁ OSSO!

 

MAS TO GOSTANDO, POIS COM O SEU AUXILIO, O SEU APOIO, E O SEU CARINHO QUE ESTA TENDO COMIGO TÁ ME DANDO FORÇA.... E TO APRENDENDO BASTANTE MAIS....  OBRIGADO! FIQUE COM DEUS.....

DED21

 

Agora me deu uma luz..........sera que as pernas do Transistor V505 esta invertida.......ja peguei transistor com mesmo código onde o fabricante mudou a BASE, COLETOR e EMISSOR.

 

você sabe encontrar com o multímetro analógico como descobrir a BASE, COLETOR e  EMISSOR

 

 

Vou mostrar como eu faço,.ok

 

1º passo - Na escala 1X como descobrir a  BASE e descobrir se o transistor é NPN ou PNP,    vamos descobrir se ele é NPN,

com a ponta PRETA escolha uma perna do transistor, com a ponta vermelha encoste na outras duas pernas (SE AO ENCOSTAR A PONTA VERMELHA E A MESMA DEFLECIONAR COM MESMO VALOR, AONDE ESTIVER A PONTA PRETA É A BASE  E É UM NPN ) 

 

2º Ja achamos a BASE e NPN agora vamos achar o EMISSOR do transistor..ok na   escala X10K  coloque a ponta vermelha na BASE e a ponta PRETA encoste na outra duas(AQUELA PERNA QUE DEFLECIONAR É O  EMISSOR)

 

Para encontrar o PNP seria igual só que usando a ponta VERMELHA no mesmo passo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, tem algo errado mesmo, olha o V502 e o V 505 é 2sc2383. correto? Agora no esquema tá dizendo que o V502 é um NPN E O V505 ta dizendo que é um PNP... Eu troquei ele pelo D1292... O V502 funcionou certinho base emissor e coletor no lugar certo, mas o V505 ficou errado... 

Ambos tem o coletor no meio...

 

È amigo, todos que eu achei aqui que foi trocado é um C2383 e ele não bate com o V505 porque ele pelo esquema é PNP  e ele é NPN e o coletor é no meio emissor na esquerda e base fica na direita...

 

ESSA TENSÃO DE 7,6 QUE ESTAVA MEDINDO ERA NO EMISOR... passa pela resistençia 582 e vai para o cap 593 E EU PENSANDO QUE ERA NO COLETOR!

 

POIS É O QUE DIZ O ESQUEMA!

Esse esquema ta errado.

 

o que vocês acham?

 

Eu to meio confuso com esse esquema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!