Ir ao conteúdo

Identificando diodo zener

ilkyest

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Pessoal, eu andei comprando, ao longo dos 2 últimos anos, alguns zeneres, porém não sei qual a tensão de trabalho deles... Isso tem como identificar? medir?

eu comprei para projetos, dos quais, "as pessoas envolvidas" acabaram desistindo, e agora eu quero usá-los, mas nem faço ideia para qual tensão eles trabalham

Posso estar dizendo besteira povo, mas, me parece, que ou é resistor, ou é zener... mas tanto um quanto outro,não tenho medida no multímetro....

não mostra continuidade, não mostra resistencia, acho que é zener......

post-391122-0-00302900-1405831887_thumb.

• Membro VIP
Postado

Bom Dia ilkyest,

Resistor assim encapsulado não conheço. Só diodo, zener, diac, led

Pelo que entendi, você comprou alguns diodos zener. 

O zener como qualquer diodo polarizado diretamente passa conduzir corrente entre 0.6 a 0.7V. Mas quando polarizado reversamente passa a conduzir corrente na tensão específica do efeito zener.

Um forma de identificar a tensão zener é polarizar reversamente e medir com multímetro.

Com uma fonte de tensão superior ao zener e um resistor em série. Por exemplo uma fonte de impressora de 32v com um resistor em série de 33k (LARANJA LARANJA LARANJA) para conduzir + ou - 1mA  deve bastar para medir a maioria dos zeners.

+  o----|\/\/\/\|------|<|-----o -

33k        zener

Atenciosamente

Helder

• Membro VIP
Postado

A partir de uma fonte, de 12 Volts digamos, alimente esse zener via resistor de digamos 470 ohms e meça a tensão que se estabelece sobre o pretenso zener

1) Se essa tensão der algo em torno dos 0,6 a 0,7 Volts certo que é um diodo, ainda sem saber se é zener,. Inverta esse diodo e se a tensão subir para um valor qualquer acima de zero e abaixo de 12 Volts ele tem tudo para ser um zener de tensão igual ou assemelhada aquela lida no voltímetro.

2) Se a tensão nessa hora, subir para 12 Volts se tem duas possibilidades

- Nem ser zener mas sim um simples diodo

- Ser um zener com tensão de trabalho maior que 12 Volts e nesse caso repita tudo mas com tensão da fonte superior a esses 12 Volts...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!