Ir ao conteúdo

Placa-mãe não reconhece RAM nem Placa de Vídeo!

mrpain69

Posts recomendados

Postado

Bem, eu tenho uma placa-mãe ASUS P8H61 m LE/BR, e, recentemente, comprei um pente de 4GB para acrescer a memória da minha máquina, sendo que já tenho um pente IDÊNTICO a este instalado, que seria um Kingston 4GB 1333ghz DDR3, 9-9-9-24, porém, ao coloca-la no Slot 1 ( o mais próximo do Processador ), ao ligar o PC, a tela simplesmente fica preta com a luz do monitor piscando. Então, busquei alguns posts pela internet, no Forum Clube Hardware inclusive, e várias pessoas disseram para remover a bateria da placa-mãe e esperar alguns minutos. Fiz isso, e, pra minha surpresa, além de continuar não reconhecendo o Slot 1 de RAM, passou também a não reconhecer a minha Placa de Vídeo, que é uma Sapphire HD 7770, sendo que, antes de tirar a bateria, ela estava funcionando normalmente.

Já tentei fazer de tudo, atualizei minha bios para a mais recente, já entrei na configurações da bios e coloquei a placa de vídeo como vídeo primário e desativei a placa onboard, e nada! Simplesmente, após ter tirado a bateria, não reconhece a minha placa de vídeo, e nem a RAM, somente o vídeo onboard e o Slot 2, que já tem um pente idêntico a este que comprei.

Alguém sabe o que pode ser? Como faço para resolver? Trabalho com computação gráfica, a cada dia que fico sem meu computador, é mais um dia de prejuízo.

Postado

Faça um teste, coloque este pente de memória Kingston antigo que está sabidamente funcionando, no slot 1, deixe somente ele.

A memória que você comprou pode estar com defeito...

Postado

Faça um teste, coloque este pente de memória Kingston antigo que está sabidamente funcionando, no slot 1, deixe somente ele.

A memória que você comprou pode estar com defeito...

Fiz isso, e nenhuma das duas funcionam no Slot 1 sozinho. Fiz o mesmo procedimento com o Slot 2, e ambas funcionaram ( separadamente ). O que me intriga é o fato da Placa de Vídeo parar de ser reconhecida também após a remoção da bateria.

Como trabalho com computação gráfica, não tem importância se o Slot 1 não pegar agora, comprarei uma mobo nova futuramente, mas preciso urgentemente fazer com que a placa de vídeo pegue, já que é a ferramenta essencial do meu trabalho

Postado

Deixe então a memória no slot que funciona, reinicie o PC e entre no setup, configure a placa de vídeo primaria como PCI-Express, salve, reinicie e imediatamente desligue a fonte. Troque o conector da onboard para a placa PCI-Express, Ligue e fique teclando F8, tente entrar no modo de seguro, se entrar, vá em restauração do sistema e faça a restauração na data que não ocorria o problema.

Qual é o seu sistema operacional...

Fiz isso, e nenhuma das duas funcionam no Slot 1 sozinho. Fiz o mesmo procedimento com o Slot 2, e ambas funcionaram ( separadamente ). O que me intriga é o fato da Placa de Vídeo parar de ser reconhecida também após a remoção da bateria.

Como trabalho com computação gráfica, não tem importância se o Slot 1 não pegar agora, comprarei uma mobo nova futuramente, mas preciso urgentemente fazer com que a placa de vídeo pegue, já que é a ferramenta essencial do meu trabalho

Qual arquivo de bios você atualizou, veja se foi este...

P8H61-M LE/BR BIOS 4307
Enhance compatibility with some PCIE device.
File Size 3,04 (MBytes) 2013.08.09  update

Caso não tenha sido, tente esta atualização pois, é importante.

Postado

Deixe então a memória no slot que funciona, reinicie o PC e entre no setup, configure a placa de vídeo primaria como PCI-Express, salve, reinicie e imediatamente desligue a fonte. Troque o conector da onboard para a placa PCI-Express, Ligue e fique teclando F8, tente entrar no modo de seguro, se entrar, vá em restauração do sistema e faça a restauração na data que não ocorria o problema.

Qual é o seu sistema operacional...

Qual arquivo de bios você atualizou, veja se foi este...

P8H61-M LE/BR BIOS 4307

Enhance compatibility with some PCIE device. File Size 3,04 (MBytes) 2013.08.09  update

Caso não tenha sido, tente esta atualização pois, é importante.

Foi exatamente essa bios que eu instalei, que é a mais recente dessa placa mãe. Meu SO é Windows 7 64 Bits.

Vou tentar fazer este procedimento mais uma vez e te aviso, pois já tentei 2 vezes, e ele sempre retorna automaticamente pra "Auto", ao invés de "PCI-E". Enfim, vou testar e já trago o retorno.

@Edit: Acabei de fazer esse procedimento, e a placa de vídeo continua não dando vídeo. Ela não está queimada pois testei em outro computador e funcionou perfeitamente. 

Postado

Remover a bateria não reseta o setup do bios, o procedimento correto é alterar a posição do jumper destinado a isso, veja:

There is CMOS Jumper : (localize em sua placa mãe este jumper)

1.) Turn OFF the computer and unplug the power cord.

2.) Remova a bateria.
3.) Move the jumper cap from pins 1-2 ( default ) to pins 2-3. Keep the cap on pins 2-3 for about 5-10 seconds, then move the cap back to pins 1-2.
failbios_en_01.png

4.) Recoloque a bateria
5.) Plug in the power cord and turn ON the computer.
6.) Hold down the < Del > key during the boot process and enter BIOS setup to re-enter data.

Postado

você ja tentou limpar com uma borracha branca os contatos da vga? e limpar tbn o slot com um pincel ?

Sim, já fiz isso, e nada... O engraçado é que da primeira vez a mobo só detectou minha placa de vídeo depois de ter colocado uma mais antiga antes

Remover a bateria não reseta o setup do bios, o procedimento correto é alterar a posição do jumper destinado a isso, veja:

There is CMOS Jumper : (localize em sua placa mãe este jumper)

1.) Turn OFF the computer and unplug the power cord.

2.) Remova a bateria.

3.) Move the jumper cap from pins 1-2 ( default ) to pins 2-3. Keep the cap on pins 2-3 for about 5-10 seconds, then move the cap back to pins 1-2.

failbios_en_01.png

4.) Recoloque a bateria

5.) Plug in the power cord and turn ON the computer.

6.) Hold down the < Del > key during the boot process and enter BIOS setup to re-enter data.

Minha mobo não tem jumper. Segundo o manual dela, pra resetar a bios dela era só tirar a bateria o.O

Postado

Estranho pois, no site recomenda isso:

http://support.asus.com/Troubleshooting/detail.aspx?SLanguage=en&p=1&m=P8H61-M%20LE/BR&s=39&hashedid=n/a&os=8&no=1723

Porém, tente ainda o seguinte:

Desconecte o cabo de força da tomada, retire a bateria da placa mãe e com uma chave de fenda una durante 5 a 10 segundos os dois polos do soquete da bateria, recoloque a bateria e ligue o computador novamente.

Postado

Estranho pois, no site recomenda isso:

http://support.asus.com/Troubleshooting/detail.aspx?SLanguage=en&p=1&m=P8H61-M%20LE/BR&s=39&hashedid=n/a&os=8&no=1723

Porém, tente ainda o seguinte:

Desconecte o cabo de força da tomada, retire a bateria da placa mãe e com uma chave de fenda una durante 5 a 10 segundos os dois polos do soquete da bateria, recoloque a bateria e ligue o computador novamente.

Estou indo para a faculdade agora, assim que chegar farei estes procedimentos, e posto o feedback aqui. Dei uma olhada aqui na placa mãe, e achei esse jumper, erro meu. Farei estes dois procedimentos assim que chegar. Abraço, e mais uma vez, obrigado por me ajudar

Postado

Perdão pela demora do feedback, estava com algumas atividades acadêmicas pendentes e não tive tempo para postar aqui.

Bem, fiz todos os procedimentos indicados por você, o de fazer o "Clear CMOS" pelo jumper e o procedimento da chave de fenda com a bateria inclusive, e, sem sucesso, a mobo continua não reconhecendo nem sequer a placa de vídeo, muito menos a RAM.

Postado

Qual a marca e modêlo de sua fonte de alimentação?

Qual é o sistema operacional instalado?

Quando você adicionou a placa de vídeo HD 7770, foi conectado o cabo auxiliar de alimentação da placa de vídeo?

Postado

Qual a marca e modêlo de sua fonte de alimentação?

Qual é o sistema operacional instalado?

Quando você adicionou a placa de vídeo HD 7770, foi conectado o cabo auxiliar de alimentação da placa de vídeo?

Fonte é uma Corsair 430w

Windows 7, 64 bits

E sim, conectei o cabo auxiliar. Como eu disse no tópico, eu estava usando ela normalmente. Foi só resetar a bios, e ela parou de ser reconhecida. Já tentei colocar, na bios, o PCI-E como Driver Display primário, mas mesmo assim, continua não reocnhecendo. Já testei a placa de vídeo em outros 2 computadores, e ela continua funcionando normalmente. 

Postado

Se você tiver um multímetro, desconecte o cabo de energia auxiliar da placa de vídeo e cheque a tensão 12V, pode ser que ele não esteja fornecendo corrente para a placa, cheque os pinos deste conector, veja se não estão danificados.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...