Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Proteção de bateria de lítio


victhor393

Posts recomendados

Estou pensando em montar uma bateria de lítio com um CI de proteção, ele possui uma saída que é usada para queimar um fusível, em caso de uma falha grave. O fusível possui um aquecedor que é usado para derreter o filamento, que é acionado pelo CI em caso de falha. O problema é que eu não consigo encontrar esse fusível em lugar nenhum, então estava pensando em uma "solução alternativa": usar 2 PTCs, e entre eles, um SCR, dessa forma, como num crowbar:

(Positivo das células)--[PTC]--+--[PTC]--(Terminal pos.)                               |(Saída do CI)----------------[SCR]                               |(Negativo das células)---------+---------(Terminal neg.)

O SCR iria, então, colocar a bateria em curto, fazendo com que os dois PTCs interrompessem o circuito, isolando a falha. Só que essa bateria deve ser capaz de entregar em torno de 35A, as células que eu escolhi podem entregar até 20A contínuos, então em um curto, especialmente na configuração escolhida (3 em série, 2 conjuntos em paralelo), seriam capazes de entregar uma corrente muito mais alta do que isso. A solução proposta é uma alternativa viável ao fusível, visto as condições de uso, ou seria mais seguro eu deixar o PTC sozinho (somente como proteção contra sobrecorrente, caso a proteção contra sobrecorrente do CI falhe) e não usar o recurso de queima de fusível do CI?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!