Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Selecionar maiores valores em planilha com "n" linhas


Posts recomendados

Bom dia pessoal.

Tenho uma planilha com "n" linhas onde preciso digitar valores mes a mes.

Depois de digitados os valores, a planilha precisaria selecionar 80% dos maiores valores lançados.

Estou encalhado nisso e preciso encontrar uma solução urgente.

Se alguém puder me ajudar desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vdjr196248,

 

Veja se o tutorial abaixo lhe ajuda.

 

Linkhttp://www.aprenderexcel.com.br/2013/tutoriais/como-fazer-formatacao-condicional-no-excel-parte-2

 

Procure pela seção primeiros 10% (mas você pode ajustar o percentual para sua necessidade)

 

Primeiros 10%

Suponha que 35% das pessoas, em ordem decrescente de notas, entrarão na lista de espera e necessita-se marcar estas notas. Utilizaremos a opção Primeiros 10%... e no campo de edição digitaremos 35; na coloração escolha amarelo, por exemplo.

 

Dê retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vdjr196248,

 

Veja se o tutorial abaixo lhe ajuda.

 

Linkhttp://www.aprenderexcel.com.br/2013/tutoriais/como-fazer-formatacao-condicional-no-excel-parte-2

 

Procure pela seção primeiros 10% (mas você pode ajustar o percentual para sua necessidade)

 

Primeiros 10%

Suponha que 35% das pessoas, em ordem decrescente de notas, entrarão na lista de espera e necessita-se marcar estas notas. Utilizaremos a opção Primeiros 10%... e no campo de edição digitaremos 35; na coloração escolha amarelo, por exemplo.

 

Dê retorno.

vagnersouza1976, obrigado pela sua atenção.

 

Em parte resolveu o problema. Porém, além de marcá-los, necessito fazer algumas operações com a seleção. Eu teria que saber a quantidade de elementos da seleção e também fazer a somatória dos mesmos. Exemplo: digamos que a planilha tenha 250 linhas (esta quantidade varia bastante) com os lançamentos, preciso saber a quantidade de lançamentos que formam os 80% maiores valores e depois somá-los.

Não sei se é possível fazer isso, mas se for, agradeceria sua ajuda.

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficaria mais fácil disponibilizar uma planilha com dados fictício e com umas 20 linhas ...

 

Exemplificando um pouco melhor o resultado que você espera ...

 

Sem mais.


Veja se exemplo em anexo atende sua necessidade de formula ...

 

Considere as fórmula em amarelo !!!

 

Dê retorno.

Selecionar maiores valores em planilha com n linhas.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vdjr196248,

 

Realmente não sei se é possível, porque a formatação condicional sugerida nesse post não atende sua necessidade.

 

Motivo: A formatação condicional calcula a quantidade "célula" e não a somatória dos valores das células para chegar no critério que você necessita.

 

Contornado essa dificuldade de selecionar os 80% maiores itens, o função subtotal da "soma" e "cont.valores" atenderia sua segunda solicitação.

 

Peço desculpas e espero que alguém do fórum possa ajuda-lo.

 

Sem mais.


Fiz manual ... Veja se atende ...

exemplo.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao colocar a mesma questão em mais de um fórum é desejável que essa situação seja informada pelo responsável provendo os links cruzados. Essa providência pode evitar que pessoas empreguem seu tempo para estudar e sugerir soluções para uma questão já resolvida em outro fórum.

 

Questão colocada aqui também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vdjr196248,

 

Realmente não sei se é possível, porque a formatação condicional sugerida nesse post não atende sua necessidade.

 

Motivo: A formatação condicional calcula a quantidade "célula" e não a somatória dos valores das células para chegar no critério que você necessita.

 

Contornado essa dificuldade de selecionar os 80% maiores itens, o função subtotal da "soma" e "cont.valores" atenderia sua segunda solicitação.

 

Peço desculpas e espero que alguém do fórum possa ajuda-lo.

 

Sem mais.

Fiz manual ... Veja se atende ...

vagnersouza1976, mais uma vez obrigado.

 

Acho que é um beco sem saída. A não ser que se lance mão de alguma macro, porém não possuo conhecimento em Excel/VBA para tanto.

De qualquer forma agradeço toda a ajuda.

Abraço.

Ao colocar a mesma questão em mais de um fórum é desejável que essa situação seja informada pelo responsável provendo os links cruzados. Essa providência pode evitar que pessoas empreguem seu tempo para estudar e sugerir soluções para uma questão já resolvida em outro fórum.

 

Questão colocada aqui também

Bom dia osvaldomp.

Coloquei a questão em outro fórum também, pelo único motivo de estar necessitando urgentemente da solução.

De qualquer forma, eu postaria a solução encontrada seja neste ou no outro fórum,

Se infringi as regras do fórum, desde já peço desculpas, pois como já disse, a intenção não foi essa.

Grato.

Bom dia vagnersouza1976.

 

Ontem fiquei fritando os miolos tentando encontrar uma solução. Fiz alguns testes, mas como eu disse, acho que somente criando uma função em VBA.

Procurei no Excel alguma função que identificasse a cor, mas não ela existe, pelo menos não consegui encontrar.

Dessa forma pensei então numa função que aproveitaria a formatação por você sugerida, e que identificasse a cor das células correspondentes aos 80% maiores valores e fizesse a somatória e a contagem das mesmas. Mas como disse anteriormente não conheço praticamente nada sobre VBA no Excel.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vdjr196248,

 

Bom dia !!!

 

Questões dos links cruzados já resolvidas ... que não é nosso foco ... vamos voltar a que diz respeito a sua necessidade.

 

A formatação condicional atende sua necessidade ??? Filtrar os 80 % ???

As duas fórmulas de subtotal da soma e cont.se também atendem sua necessidade ...

 

Caso positivo, solicito que você "atualize" sua planilha exemplo postada acima no fórum com as opções acima e reenvie a mesma.

 

Com isso resolvido, vamos para a segunda fase ...

 

No caso do VBA e tenho algum conhecimento, mas se necessário pedimos ajuda para nossos amigos do fórum.

 

Vamos primeiro validar as funções e formulas ...

 

Aguardo retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vagner boa tarde.

 

fiz os testes aqui e deu tudo certo.

porém... (tem sempre um porém).

o problema é que, além de mim, há mais duas pessoas que utilizam a planilha, e que são totalmente "protozuários". então, temos lá a questão dos filtros, que vão ter que ser "limpos" e depois refeitos após os lançamentos. teria que ser uma coisa "à prova de protozuários". 

aí, fuçando na net, encontrei uma função para somar os valores de acordo com a cor das células, feita em VBA. copiei as funções e coloquei na planilha exemplo, porém, aparentemente não estão funcionando com a formatação condicional.

as funções são estas:

'Identifica o código da cor da célulaFunction CELCOLOR(ByVal vCel As Range) As String    Application.Volatile    CELCOLOR = vCel.Interior.ColorEnd Function'soma de acordo com a corFunction SOMACOR(ByVal vInterval As Range, ByVal vColor As String) As Double    Dim vCel As Range     Application.Volatile     For Each vCel In vInterval.Cells        If CLng(vCel.Interior.Color) = vColor Then            SOMACOR = SOMACOR + vCel.Value        End If    Next vCelEnd Function' utilização ---> SOMACOR(intervalo;CELCOLOR(célula com a cor de referenci

não pude fazer upload da planilha com as macros pois o fórum disse que não posso fazer upload deste tipo de arquivo.

Grato.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vdjr196248,

 

Bom dia !!!

 

Vamos por parte !!!

 

Que bom que deu certo, quer dizer que estamos no caminho correto ...

 

As função estão funcionado, segue anexo com exemplo ... 

 


 

* Utilize o Sendspace para "upload de planilha com macros".

 

* Uma função complementa a outra ... Em Inserir Função, você selecionou a categoria "definida pelo usuário" ?

 

A função faz a somatório dos itens ... teria que tentar adaptar para somar a quantidade de itens ...

 

E será que as duas pessoas que utilizam a planilha vão aprovar ?

 

O Tiago Pontes disponibilizou um exemplo, correto. Eu não consigo abrir arquivo pelo 4shared.

 

Esse exemplo atendeu sua necessidade ?

 

Aguardo retorno.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Vagner,

 

Recebi a notificação do seu post ontem, mas o fórum estava fora do ar a tarde toda.

as funções já estavam incorporadas à planilha, porém como relatei, aparentemente a função CELCOLOR() não está diferenciando a cor entre as células "pintadas" e as "não pintadas".

Por exemplo: o código de cor retornado pela função CELCOLOR() para uma célula "pintada" é 16777215, e para uma célula "não pintada" é também 16777215. Ou seja ele não está diferenciando as cores, talvez, sei lá pela formatação condicional.

Aí fiz um outro teste: pintei uma célula vazia (sem a formatação condicional), porém com a mesma cor da formatação condicional dos valores, e aí sim a função CELCOLOR() retorna a cor correta (13551615).

Quanto aos outros usuários, quanto menos interferência deles na planilha, melhor, já que quem faz a consolidação depois de tudo digitado sou eu mesmo.

Referente ao exemplo que o Tiago Pontes enviou, fiz umas modificações na planilha e testei com 5 planilhas e tudo FUNCIONOU 100%. Só precisei acrescer mais duas colunas.

Só achava que a sua solução da formatação condicional por cores ficaria mais "elegante".

Mas de qualquer maneira agora está funcionando.

Grato a você e ao Tiago Pontes.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vdjr196248,

 

Bom dia !!!

 

Também achei complicada essa função.

 

Como a planilha do Tiago funcionou, mas você gostou da solução da formatação condicional ...

 

Segue em VBA a sua planilha exemplo, faça os testes e caso precise de alguma ajuda ou adaptação me avise.

 


 

De retorno.

 

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...