Ir ao conteúdo

Ajuda! Temperatura CPU Package ao jogar!

rafael.t.d

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, sou novo aqui e preciso de ajuda. Quando eu começo a jogar Watch Dogs meu processador se mantem nos 40º graus Célsius, mas o cpu package (acho que é onde fica o processador né??) chegou a picos de 98º célsius.... isso é normal? vi essas informações pelo Aida 64!

minhas configurações:

*Intel Core i5-2500, 3933 MHz (38 x 104),

*Placa Mãe Asus P8P67-M 

* 8 GB de memória,

* Adaptador gráfico NVIDIA GeForce GTS 450  (1 GB)

Temperaturas só navegando na internet:

Placa mãe 29 °C  (84 °F)
Processador 40 °C  (104 °F)
CPU Package 43 °C  (109 °F)
CPU IA Cores 43 °C  (109 °F)
CPU GT Cores 43 °C  (109 °F)
CPU 1 / Núcleo 1 42 °C  (108 °F)
CPU 1 / Núcleo 2 40 °C  (104 °F)
CPU 1 / Núcleo 3 39 °C  (102 °F)
CPU 1 / Núcleo 4 42 °C  (108 °F)
Diodo GPU 42 °C  (108 °F)
SAMSUNG HD103SJ 33 °C  (91 °F)

Coolers
Processador 1081 RPM
GPU 1350 RPM  (30%)

Temperaturas ao jogar Watch Dogs no low, depois de jogar uns dois minutos:

Temperaturas
Placa mãe 30 °C  (86 °F)
CPU Package 67 °C  (153 °F)
CPU IA Cores 67 °C  (153 °F)
CPU GT Cores 66 °C  (151 °F)
CPU 1 / Núcleo 1 66 °C  (151 °F)
CPU 1 / Núcleo 2 66 °C  (151 °F)
CPU 1 / Núcleo 3 67 °C  (153 °F)
CPU 1 / Núcleo 4 67 °C  (153 °F)
Diodo GPU 81 °C  (178 °F)
SAMSUNG HD103SJ 33 °C  (91 °F)

Coolers
Processador 1080 RPM
GPU 3000 RPM  (65%)

depois de uns 5 minutos: 

Placa mãe 30 °C  (86 °F)
CPU Package 82 °C  (180 °F)
CPU IA Cores 82 °C  (180 °F)
CPU GT Cores 79 °C  (174 °F)
CPU 1 / Núcleo 1 82 °C  (180 °F)
CPU 1 / Núcleo 2 82 °C  (180 °F)
CPU 1 / Núcleo 3 80 °C  (176 °F)
CPU 1 / Núcleo 4 78 °C  (172 °F)
Diodo GPU 80 °C  (176 °F)
SAMSUNG HD103SJ 34 °C  (93 °F)

Coolers
Processador 1090 RPM
GPU 2910 RPM  (64%)

Depois de uns 10 minutos, quando do alt+tab pra ver a temperatura ela diminuía por isso não copiei a temperatura do CPU package que chegou a 98º C ... isso é normal? 

Lembrando que nunca desmontei onde fica o processador e não troquei o cooler original que veio com o processador mesmo... mas sempre deixo sem poeira, limpando a cada mês e deixo o gabinete aberto!

Desculpem pelo texto enorme é que fiquei preocupado,

Obrigado pela atenção e boa noite a todos, se puderem me responder eu Agradeço!

Postado

Seu processador está aparentemente fritando!

Editei a mensagem porque acho que ví o seu problema,a rotação do cooler,1080 rpm é quase nada,até para quando não se exige do processador,para 83°C nos núcleos era para estar em pelo menos 2600RPM,ligue a ventoinha em outra entrada na placa mãe(normalmente nomeada de sys_fan ou aux_fan),e veja se para de aquecer,ou vá na bios e desabilite cpu quiet/smart fan control ou alguma opção parecida.

Postado

Editei a mensagem porque acho que ví o seu problema,a rotação do cooler,1080 rpm é quase nada,até para quando não se exige do processador,para 83°C nos núcleos era para estar em pelo menos 2600RPM,ligue a ventoinha em outra entrada na placa mãe(normalmente nomeada de sys_fan ou aux_fan),e veja se para de aquecer,ou vá na bios e desabilite cpu quiet/smart fan control ou alguma opção parecida.

Meu Deus cara... valeu pela ajuda ai mas não tenho ideia como fazer isso de aumentar a rotação na bios... a bios é acessada antes de iniciar o windows né? uma vez tentei mexer nela mas meu mouse não me obedecia... tem como aumentar essa rotação pelo windows?

a temperatura do meu processador ao usar a internet apenas está boa?

mas eu acho estranho porque ao jogar não da nenhum lag ou coisa assim, não desliga o Pc... será que a informação do Aida 64 está correta? porque pela placa-mãe só tem a temperatura do processador em si que é 40 º Célsius...

Obrigado pela ajuda ai Joaquin!

Cooler box?

Olha cara, eu não sei o que significa isso... mas eu acho que entendi... é o Cooler original mesmo do i5... seria isso?

Eu olhando na placa mãe... vi que tem um lugar escrito cpu fan onde os fios que eu estão conectados no cooler do processador, mas só tem esse lugar pra conectar... então aumentando a rotação pela bios diminuiria a temperatura dos núcleos não é???

mas quando acesso a bios não consigo manipular ela... como alterar opções, ou seja, aumentar a rotação do cooler e com isso diminuir a temperatura dos núcleos???

Obrigado pela atenção ai Joaquin e ApoloBrz!

• Membro VIP
Postado

Veja se o cooler está bem preso na placa-mãe. Cooler box é o que vem com o processador.

Eu acho que as temps estão pouca coisa altas, já que o cooler box não é lá "grandes coisa", 

Baixe o HWmonitor, o CoreTemp e o RealTemp(confio mais nesses dois ultimos) para ver a temperatura.

Postado

Veja se o cooler está bem preso na placa-mãe. Cooler box é o que vem com o processador.

Eu acho que as temps estão pouca coisa altas, já que o cooler box não é lá "grandes coisa", 

Baixe o HWmonitor, o CoreTemp e o RealTemp(confio mais nesses dois ultimos) para ver a temperatura.

Ah sim... ele está bem fixo, tem 4 pinos e não me atrevi a tentar tirá-los ou desparafusar eles será que tem poeira embaixo do cooler? eu quando tiro a poeira tiro bem tirado e não fica nada entre o cooler e um metal que acredito ser onde o processador está...

esses programas são melhores que o Aida 64? vou baixar o CoreTemp e o RealTemp,

obrigado pela dica!

Sabe me dizer se tem solução esse problema de eu não conseguir manipular as opções da Bios?

• Membro VIP
Postado

-Poeira embaixo, pouco provável.

-Não sei se são melhores...é os que eu uso.

-Sobre a BIOS, era para você pode alterar os valores. Ela é UEFI? você usa o mouse pra mexer? 

Postado

-São melhores...é os que eu uso.

-Sobre a BIOS, era para você pode alterar os valores. Ela é UEFI? você usa o mouse pra mexer? 

Baixei esses que você indicou e notei uma diferença na temperatura mas com o pc normal sem jogar... estou com medo de jogar agora...

quando eu abri a bios meu mouse ficava mexendo sozinho no canto superior direito da página da bios rsrsr achei estranho porque parecia que eu não podia mexer com o mouse... eu tentava selecionar algumas opções mas o mouse não me obedecia... tentei pelo teclado também e acho que não deu certo, vou tentar novamente agora

o que é uma Bios UEFI? e outra pergunta, se eu aumentar a rotação do cooler do processador isso irá danificar o cooler? mas é melhor forçar o cooler do que queimar os núcleos do processador né?

-Não sei se são melhores...é os que eu uso.

Tentei agora mexer na bios mas de novo não deu certo... o mouse não me obedece e do nada apareceu uma opção dizendo pra descartar as alterações e reset e do nada iniciou o windows...

• Membro VIP
Postado

- diferença pra mais ou pra menos? 

- tenta usar um outro mouse, mas só mexa na bios se souber bem o que está alterando.

- UEFI é essa interface da bios mais amigável do que aquela antiga de fundo azul e tal.. (eu acho que é isso...rsrsrsrs)

- a curto/medio prazo não terá problema, mas a longo prazo pode ocorrer um desgaste mais rápido do fan.

Postado

- diferença pra mais ou pra menos? 

- tenta usar um outro mouse, mas só mexa na bios se souber bem o que está alterando.

- UEFI é essa interface da bios mais amigável do que aquela antiga de fundo azul e tal.. (eu acho que é isso...rsrsrsrs)

- a curto/medio prazo não terá problema, mas a longo prazo pode ocorrer um desgaste mais rápido do fan.

cara eu notei que varia de 1 a 2 graus Célsius tanto pra mais ou pra menos... 

- quero ver se consigo aumentar a rotação do cooler pra ver se resolve o aquecimento dos núcleos do processador...

-ah sim, a interface da bios é bem bonita e tal... não tem como tirar print né?

- você acha que trocando o mouse eu consigo?

-entendo sobre o desgaste do cooler ao aumentar sua rotação...

mas é sempre bom deixar ele no máximo mesmo quando não estou jogando?

aqui o Joaquin disse que teria que ter mais rpm, desabilitando uma espécie de limitador de rotação... aumentando a refrigeração... acho que isso não da problema sobre as opções da bios não é mesmo?

• Membro VIP
Postado

Já tive placa-mãe da asus, a bios deve te mostrar as opções:

-quiet/silent

-normal

-Turbo

-Disable ou manual, setar manualmente eu não lembro como é.

Mas sugiro deixar no turbo, eu usava assim, ele vai aumentando a rotação de acordo com o uso da CPU, quando em fulload(100%) ele subia o RPM para o máximo.

-Sobre o mouse, pode ser alguma incompatibilidade...aqui sempre consegui mexer "de boa" tanto com mouse usb quanto PS2. Mas se você tiver um pouco de habilidade, pode tentar pelo teclado também...

-Bem, sobre a sua ultima frase, creio que se trata justamente das opções que falei ali em cima.

Postado

Já tive placa-mãe da asus, a bios deve te mostrar as opções:

-quiet/silent

-normal

-Turbo

-Disable ou manual, setar manualmente eu não lembro como é.

Mas sugiro deixar no turbo, eu usava assim, ele vai aumentando a rotação de acordo com o uso da CPU, quando em fulload(100%) ele subia o RPM para o máximo.

-Sobre o mouse, pode ser alguma incompatibilidade...aqui sempre consegui mexer "de boa" tanto com mouse usb quanto PS2. Mas se você tiver um pouco de habilidade, pode tentar pelo teclado também...

-Bem, sobre a sua ultima frase, creio que se trata justamente das opções que falei ali em cima.

opa, valeu pela dica vou tentar deixar no turbo que pra não ter problemas ao jogar!

acredito que o teclado também seja incompatível visto que também não fazem efeito quando tento usar o teclado... também não me obedece... estou sem um mouse reserva, 

tem como alterar essa opção para turbo dentro do windows, porque depois que inicia o mouse e o teclado funcionam perfeitamente.

• Membro VIP
Postado

tem como alterar essa opção para turbo dentro do windows, porque depois que inicia o mouse e o teclado funcionam perfeitamente.

Isso eu não sei dizer. Acho que provavelmente não...mas não tenho certeza disso, vamos aguardar algum usuário que saiba lhe responder.

Postado

Isso eu não sei dizer. Acho que provavelmente não...mas não tenho certeza disso, vamos aguardar algum usuário que saiba lhe responder.

aham parece que eu tenho que ativar a opção do mouse e teclado usb para usar na bios, o teclado não é reconhecido pois as teclas não fazem efeito, e o mouse funciona, mas quando tento arrastar o ponteiro pra selecionar alguma opção ele volta sozinho para o canto superior direito da bios, onde é o exit pra iniciar o windows normal...

ApoloBrz consegui mexer com o mouse, era o joystick que tava dando problema, ai tirei ele e conseguir mexer com o mouse na bios... coloquei em turbo um negócio da Cpu lá... acredito que seja a rotação do cooler... e realmente aumentou a rotação de 1080 rpm para 1200 e alguma coisa... isso sem jogar, mais a noite (aqui no Paraná tá 32 º C) ai faço o teste no jogo pra ver se aumenta a rotação do cooler e diminui a temperatura!

Muito obrigado pela atenção!

Sendo mais específico eu deixei as configurações da bios assim: Cpu- fan profile - Standard, silent, turbo e manual, dentre essas opções eu deixei em TURBO.

Chassis - Fan profile também deixei em Turbo.

isso aumentou os rpm do cooler do processador: antes só mexendo na internet tava Processador 40 °C e CPU Package 43 ° e os núcleos mais ou menos assim com a rotação em 1081 RPM do cooler do Processador, agora depois da alteração da bios:

Processador 32 °C  (90 °F)

CPU Package 43 °C  (109 °F)

Processador 1112 - 1094 RPM!

ainda não testei jogando estou com medo ainda, rsrs mais a noite eu testo e posto aqui as temperaturas ok!

Muito obrigado pela ajuda pessoal!
Postado

Tranquilo broder, que bom que a ajuda foi válida. :joia:

Agradeço pela ajuda ApoloBrz...! mais tarde eu posto aqui como ficou a temperatura do cpu package ao jogar ok

Abraço!

Postado

Olá, Agradeço pela ajuda do Joaquin e do ApoloBrz, consegui resolver o problema da temperatura aumentando a rotação do cooler! ontem joguei Watch Dogs e a temperatura dos núcleos ficou em torno de 50 - 55 graus Célsius!

Abraço e agradeço pela ajuda! 

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!