Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
LP0956

Ajuda com recursividade!

Recommended Posts

Galera, é o seguinte. Estou estudando recursiva, e testei meu programa de duas maneiras diferentes e nas duas ele fez o proposto.

O enunciado do exercício é:

Enviar a partir do programa principal o valor 1. Calcular a soma dos 100 primeiros números em uma função recursiva e mostrar o resultado no programa principal.

Fiz ele de duas maneiras, e das duas deu certo.
A primeira:

import javax.swing.JOptionPane;public class recursividade {    public static void main(String args[]){        int num;        num=1;        JOptionPane.showMessageDialog(null, "O valor da soma dos 100 primeiros número e " +FSOMA(num));    }    static int FSOMA(int valor){        int soma;        if(valor==100){            return 100;        }        else{            soma=valor+FSOMA(valor+1);            return soma;        }    }}

A segunda:

import javax.swing.JOptionPane;public class recursividade {    public static void main(String args[]){        int num;        num=1;        JOptionPane.showMessageDialog(null, "O valor da soma dos 100 primeiros número e " +FSOMA(num));    }    static int FSOMA(int valor){        int soma;        if(valor==101){            return 0;        }        else{            soma=valor+FSOMA(valor+1);            return soma;        }    }}

Minha dúvida é justamente essa: por que dos dois jeitos o programa exibiu o resultado 5050 se um está com a condição

if(valor==100){            return 100;}e o outro está com a condiçãoif(valor==101){            return 0;}

Não consigo entender a diferença de o que acontece no primeiro exemplo e o que acontece no segundo. Essa parte ficou muito abstrata pra mim. Nem consigo fazer o teste de mesa disso. Portanto uma ajuda de vocês seria extremamente bem-vinda.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

De 1 até 100, retornando 100 no último passo:

1+2+3+...+99+100.

De 1 ate 101, retornando 0 no último passo: