Ir ao conteúdo

Dica para usuários do Internet Banking BB (Atualizado)

Ir à solução Resolvido por Raphael Ventorim,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tenho uma dica valiosa para quem está com problemas para acessar o internet banking do BB no computador ou para quem reluta em instalar aquele módulo de segurança ( DiagnosticoBB.exe ) que deixa o sistema operacional lento e as vezes transforma o PC numa carroça!

Aqui vai:

1. Instale o navegador Firefox e o software Java no computador. Não se esqueça de desabilitar as opções do Ask Toolbar no programa de instalação.

2. Instale a extensão User Agent Overrider no Firefox: https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/user-agent-overrider/

3. Após instalar, um novo botão vai aparecer na barra de ferramentas. Clique na seta e selecione Preferences.

4. Adicione o seguinte texto (pode copiar e colar) logo abaixo da linha #Linux:

Linux / Opera 11: Opera/11.0 (X11; Linux i686; Ubuntu/14.10) Presto/2.12.388 Version/12.16
Solaris / Firefox 40: Mozilla/5.0 (Solaris; Solaris x86_64; rv:40.0) Gecko/20100101 Firefox/40.0

5. Clicar em OK para fechar a janela de edição.

6. Clicar novamente no ícone do programa, selecionar a opção Linux / Opera 11.

7. O ícone vai ficar em azul e o internet banking já deve funcionar.

8. Para voltar a identificar o navegador como a versão atual, basta clicar novamente no botão até que ele fique cinza.

Créditos ao Daniel Brooke Peig, retirado de www.danbp.org

OBS: A dica anterior, em que era necessário instalar o stormfish, não funciona mais!

• Curtir 1
Postado

Desculpe por contrariar mas esse tipo de assunto cabe ao banco comunicar por se tratar de algo que representa risco.

Acabei de baixar esse instalador e de testar ele no VirusTotal e nada foi detectado por enquanto:

https://www.virustotal.com/pt/file/c8a29046cd2f39837b168391c3fc501964d26c273416fa55fccbad2d3747eb71/analysis/

Esse instalador também está assinado digitalmente e está hospedado em um site aparentemente com criptografia ( https ).

Mas ladrões brasileiros da internet infectaram o site do BB por estes dias e também houve furto de assinaturas digitais há algum tempo assim como de certificados digitais.

Portanto, não é aconselhável instalar esse recurso nos nossos PCs.

http://seumicroseguro.com/2014/09/21/plugin-malicioso-e-encontrado-em-site-do-banco-do-brasil/

• Curtir 3
Postado

Henrique, este instalador está hospedado no domínio do site do Banco do Brasil e você também pode encontrá-lo na seguinte página:

https://seg.bb.com.br/default.html

post-283745-0-48180800-1411393401_thumb.

Descobri isso acidentalmente e chamei esse módulo de "light" porque ele não necessita de permissões de administrador para ser instalado.

Obrigado pela atenção!

• Curtir 2
Postado

Mas eu acho que o instalador DiagnosticoBB já inclui a instalação do stormfish.exe, com a diferença de que ele baixa o executável no momento da instalação

instalando.jpg

De um modo geral, eu entendi que para se ter acesso ao internet banking do BB é necessária apenas a instalação desse componente (Stormfish) e as outras tarefas seriam apenas complementos de segurança, que, na prática, deixam o navegador muitas vezes inutilizável.

Formatei meu PC recentemente, instalei apenas o Stormfish.exe e meu IE continua rápido como antes! Aquela extensão do banco impossível de ser desabilitada no gerenciador de complementos do navegador também não aparece mais, que alívio!!

O fato é que agora está tudo rápido e funcionando, claro que eu continuo mantendo os mesmo cuidados ao navegar na internet, não baixando arquivos de origem duvidosa, não visitando sites suspeitos, etc.

Obrigado pela atenção!

• 2 semanas depois...
Postado

Para funcionar no Chrome é só realizar o procedimento acima e instalar uma das extensões do BB que se encontram nestes links:

Pessoa Física - https://chrome.google.com/webstore/detail/gbbd-banco-do-brasil/mkeabchhfifpaaoefpockjhaphjmoapp

Pessoa Jurídica e Setor Público - https://chrome.google.com/webstore/detail/gbbd-banco-do-brasil/jkafhcogdnfhkmiepeebkkdbdphnjfll

OBS1: Você pode desativar a extensão do BB quando quiser, é só visitar a página chrome://extensions/ e desmarcar a respectiva caixa de seleção!

OBS2: Para cada usuário do Windows, é necessária uma nova instalação do stormfish.exe

Postado

Acessar as contas da CEF pelo Chrome e Firefox, também requer instalar este Stormfish. Já no IE 10, não tem estas amolações!

Tanto no caso do BB quanto na Caixa é sempre necessário instalar o Stormfish. No IE 10 eu acredito que funcione da mesma maneira!

Postado

@Raphael Venturin

Para a acessar as contas da CEF, não. Eu acesso minha poupança pelo IE, e não precisa instalar nada.

Pra acessar a CEF pelo IE precisa de um módulo adicional de segurança, e esse módulo inclui o Stormfish.

Já para acessar pelo Chrome, além do stormfish, é necessário apenas uma extensão, cujo endereço de instalação eu indiquei no outro tópico.

Se no IE 10 for diferente, eu realmente acho que não vale a pena ficar preso a esse navegador antigo só para acessar um internet banking.

Ao invés disso, utilize o Chrome com a extensão!

O Stormfish é leve pra caramba, tanto que não precisa de permissão de administrador pra ser instalado! Aquele arquivo que eu indiquei no outro tópico ( sfGBPCEF.exe ) nada mais é do que o stormfish da Caixa.

A mesma empresa produz os módulos segurança tanto para o BB quanto para a Caixa (GAS Tecnologia), por isso as soluções são parecidas!

Postado

@Raphael Venturin

Eu comumente uso o Chrome e o Firefox, atualmente mais o segundo, inclusive para acessar minha conta do Itau, só da CEP, que uso o IE.

Então faça o seguinte: instale a extensão da CEF no Chrome e habilite ela apenas quando for usar o internet Banking! Assim, você vai escapar dos problemas de lentidão/instabilidade e ainda vai estar usando um navegador atual!

Sem contar que também não vai estar sendo espionado pelo governo o tempo todo né, mas isso aí já é outra estória!

• Curtir 1
Postado

Uma opção é ter uma máquina virtual somente para acessar o banco, assim esses programas de proteção que deixam o pc bugado, não afeta a máquina real. Vale  lembrar que as VM exigem um pouco de processador e memória.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Pessoal, cuidem... se o banco tá fornecendo o material o banco que se vire em dar atendimento, e prestar socorro, quando der problema.....

é sabido que tem bugs? sim... e como tem... a cada atualização do java então nem se fala...

mas... usem o que o banco fornece, salvo por orientação do banco, e guardem o protocolo...

Postado

Pessoal, cuidem... se o banco tá fornecendo o material o banco que se vire em dar atendimento, e prestar socorro, quando der problema.....

é sabido que tem bugs? sim... e como tem... a cada atualização do java então nem se fala...

mas... usem o que o banco fornece, salvo por orientação do banco, e guardem o protocolo...

Meu computador ficou praticamente inutilizável depois que instalei o DiagnosticoBB, acho que existe algum problema sério de compatibilidade com o Windows 8.1 ou com o IE11. Desisti de usar o internet banking pelo modo desktop, formatei meu PC de novo e até comecei a usar o aplicativo BB da interface metro, que é bem mais limitado que o internet banking convencional.

Mas depois que eu descobri esse truque eu comecei a usar novamente o internet banking convencional e não tive mais problemas. O stormfish.exe é o próprio Módulo de Segurança, é fornecido pelo próprio banco e é apenas isso que o BB exige!

Se duvida disso tente instalá-lo e verá já na primeira tela do programa de instalação o que se trata.

• Membro VIP
Postado

não... o drama é o seguinte... desative o antivirus, mesmo o do windows, antes de rodar... não é a rede, mas o /etc/hosts que fica em conflito... é um drama, e o BB, talvez, nem saiba disso

• 5 meses depois...
Postado

Fala galera tudo certo?

Por favor verifiquem se sua máquina tem um antivírus instalado, pois foi assim que consegui! Antes usava minha máquina somente com Windows Defender e não dava certo, então instalei um antivírus de minha confiança e instalação do módulo de segurança juntamente com o stormfish.

Somente quando foi acessar pelo Chrome tive problema, pois não havia o plugin que o banco necessita para dar acesso por esse navegador, então fui na página de extensões do mesmo fiz o download e instalei, pronto resolvido o problema.

Grande abraço a todos!

Postado

Fala galera tudo certo?

Por favor verifiquem se sua máquina tem um antivírus instalado, pois foi assim que consegui! Antes usava minha máquina somente com Windows Defender e não dava certo, então instalei um antivírus de minha confiança e instalação do módulo de segurança juntamente com o stormfish.

Somente quando foi acessar pelo Chrome tive problema, pois não havia o plugin que o banco necessita para dar acesso por esse navegador, então fui na página de extensões do mesmo fiz o download e instalei, pronto resolvido o problema.

Grande abraço a todos!

O stormfish é o próprio módulo de segurança e apenas ele é necessário, não tem absolutamente nada a ver com antivírus!

Para funcionar no Chrome realmente é necessário instalar a extensão do banco, cujo link eu mencionei acima.

Abraços!

• mês depois...
Postado

Pessoal, como alguns já devem ter reparado, o BB mudou a página de diagnóstico de segurança e removeu o link do stormfish.

Eu realmente não entendi porque fizeram isso, mas o arquivo continua lá e eles continuam atualizando o mesmo (o último carimbo da assinatura digital consta do dia 17 de abril). Desta forma o link continua válido, apesar de não estar mais disponível visualmente nas páginas do banco.

Outra coisa que eles também fizeram foi remover a extensão do Chrome para pessoas físicas, impossibilitando o uso do internet banking pelo Chrome. A extensão para pessoas jurídicas e setor público continua permanece lá.

Uma coisa que vale a pena mencionar aqui é que a nova página de diagnóstico de segurança afirma que eu possuo o módulo de segurança instalado e atualizado, sendo que eu nunca instalei o DiagnosticoBB depois da última vez que formatei meu computador.

Isso só confirma que o stormfish é o módulo de segurança :)

Abraços!

• Curtir 1
Postado
Enfim achei um tutorial de como remover definitivamente o plugin do BB, incluindo todas as porcarias do DiagnosticoBB.exe

"

1 – Desinstale o Módulo de Segurança normalmente pelo próprio Windows.

Iniciar -> Painel de Controle -> Programas e Recursos

2 – Clique em Iniciar e digite na pesquisa:

%temp% e tecle Enter

Na tela que abriu, localize a pasta GAS Tecnologia e a exclua (delete)

3 – Desligue o computador (clique em Desligar, e não em Reiniciar).

Ligue novamente entrando em modo de segurança (tecle F8 repetidamente assim que ligar o computador e aguarde até aparecer o menu do modo de segurança)

4 – Depois que o Windows iniciar em modo de segurança, abra o Windows Explorer e apague a pasta:

Para Windows 32 bits – C:\Arquivos de Programas\GbPlugin

Para Windows 64 bits – C:\Arquivos de Programas (x86)\GbPlugin

5 – Ainda em modo de segurança, abra o Editor de Registro do Windows:

Clique em Iniciar e digite na pesquisa:

Regedit e tecle Enter

Localize e exclua a sub-chave Security em

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSYEM\CurrentControlSet\services\GbpSv

Reinicie o Windows normalmente (não precisa ser em modo de segurança)

6 – Abra o Prompt de Comando como Administrador

Iniciar -> Todos os Programas -> Acessórios -> Prompt de Comando (clique com o botão direito do mouse e escolha Executar como administrador)

No prompt de comando digite:

SC DELETE GBPSV e tecle Enter

Deverá aparecer uma mensagem de êxito

Pronto! O processo/serviço já foi totalmente eliminado.

Tecle Ctrl+Shift+Esc e verifique que o processo GbpSv.exe já não aparece mais.

"

Encontrei como resposta a um artigo desta página, e várias pessoas agradeceram relatando que funcionou!

Fazendo isto é só instalar o stormfish, cujo link está indicado no primeiro post deste tópico

OBS: Para quem usa Windows 8 e tiver dificuldades no passo 3, veja aqui como entrar no modo de segurança

• 8 meses depois...
  • 3 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...