Ir ao conteúdo

Tinta fotossensível para circuito impreso

visitamte-10

Posts recomendados

Postado

Ola amigos comprei uma tinta fotossensível para circuito impreco no mercado livre, uma azul para para confeccionar as trilhas e uma branca para legenda de componestes essa branca  já de inicio não funcionou a outra azul funcionou beleza mais agora depois de uns quatro mês já não funciona mais ela já não revela mais coloco na solução da barilha da para ver o formato das trilhas mais já não sai mais a tinta deixando só as trilhas a solução já não remove mais, sera que o prazo de validade desa tinta e tão pouco assim.

Alguém sabe de uma loja que vente essa tinta de qualidade que tenha garantia.

Fico grato pela informações.

Postado

Já utilizei essas tintas. Acabei optando pelo Dry Film. Muito mais fácil de aplicar, tem uma vida útil maior que a tinta e é mais barato. Fora a aplicação, o processo é igual ao da tinta fotográfica.

De uma procurada no mercado livre que você encontra por um bom preço.

De qualquer forma, você garante que os seus fotolitos estão opacos o suficiente? Como imprime eles?

Postado

Eu uso um papel pro pio para impressora jato de tinta e fica bom, já fiz varias placas com o mesmo processo usado esse mesmo papel e revelava beleza nem precisava tocar na placa era só mexer a vasilha com a placa dentro que revelava ontem fiz quatro tentativa e nem uma deu certo, vou dar uma pesquisada no Dry Filme para experimentar eu nunca usei. 

Postado

Utiliza tinta pigmentada? Tinta corante não serve pois é pouco opaca.

Você poderia postar uma foto de como ficou o seu fotolito?

Estou pensando em migrar para uma impressora a jato de tinta, minha laser acaba deformando um pouco a transparência, ficando impossível de alinhar depois.

Postado

e realmente eles pedem para usar tinta pigmentada ai testei com a que tinha e ficou boa acabei não trocando, gostei muito dese papel comprei do mesmo que me forneceu a tinta, vou tirar uma foto e postar para você, 

Postado

Ola amigos comprei uma tinta fotossensível para circuito impreco no mercado livre, uma azul para para confeccionar as trilhas e uma branca para legenda de componestes essa branca  já de inicio não funcionou a outra azul funcionou beleza mais agora depois de uns quatro mês já não funciona mais ela já não revela mais coloco na solução da barilha da para ver o formato das trilhas mais já não sai mais a tinta deixando só as trilhas a solução já não remove mais, sera que o prazo de validade desa tinta e tão pouco assim.

Alguém sabe de uma loja que vente essa tinta de qualidade que tenha garantia.

Fico grato pela informações.

Uso a tinta desta loja (http://www.placonline.com.br/) e a última que comprei, há quase um ano, funciona normalmente.

A tinta branca deve ser deixada em exposição pelo tempo de quase 10 vezes maior que o tempo da tinta azul. Eu uso para a tinta azul 1min e 20 seg e para a tinta branca 10min.

Quanto ao papel, eu uso papel vegetal em jato de tinta. Atá agora sempre tive bons resultados.

Postado

Veja como fica.

Uso a tinta desta loja (http://www.placonline.com.br/) e a última que comprei, há quase um ano, funciona normalmente.

A tinta branca deve ser deixada em exposição pelo tempo de quase 10 vezes maior que o tempo da tinta azul. Eu uso para a tinta azul 1min e 20 seg e para a tinta branca 10min.

Quanto ao papel, eu uso papel vegetal em jato de tinta. Atá agora sempre tive bons resultados.

Vou dar uma visitada nessa loja, a tinta branca desde que eu comprei ela não funciona e agora a outra ta com mesmo problema a solução não desouve a tinta como se tivesse exposto toda ela na UV  mais isso eu tenho certeza que o negativo esta bom acho que deve ter vencido mesmo , a tinta branca deve ter vindo vencida,

post-400134-0-74257200-1411400954_thumb.

Postado

a tinta branca desde que eu comprei ela não funciona e agora a outra ta com mesmo problema a solução não desouve a tinta como se tivesse exposto toda ela na UV

A revelação da tinta branca é um pouco diferente da azul. O tempo de exposição geralmente varia para mais. Os tempos que citei (10 min) funciona bem para mim, com a lâmpada a +- 15cm da placa. Já tentou alterar  tempo/distância na revelação?

Me parece bom, um dia tento aqui em casa!

Desisti da tinta fotossensível pois é chato para aplicar, e precisa esperar secar.

Realmente, cada um se adapta à um método. Eu aplico a tinta com uma tela de serigrafia "em branco" e fica uma camada lisa e plana (além de economizar a tinta). Quanto a secagem, uso uma pequena estufa e em, no máximo, 15 min está pronta.

Já experimentei o método da TT (Transferência Témica) mas, não tenho impressora laser e desisti do processo.

Qualquer hora me "aventuro" no Dry.

Postado

Cinco minuto exposto na lampada luz negra comprada em casa de material elétrico,

a revelação na solução barilha leve não leva mais de 2 minuto já esta pronta, com a tinta boa ela solta só de movimentar a vasilha com a placa e a solução dentro só fica as trilas.  

Postado

Na verdade eu aplico sem a laminadora, aplicando o filme com a placa submergida em água e uso um rolo de macarrão para fazer o filme aderir bem. Só acho que uma laminadora iria facilitar o trabalho.

Com a tinta fotossensível eu usava uma centrífuga improvisada, os resultados nem sempre eram bons, nunca cheguei a testar com a tela de silk.

Postado

Cinco minuto exposto na lampada luz negra comprada em casa de material elétrico,

a revelação na solução barilha leve não leva mais de 2 minuto já esta pronta, com a tinta boa ela solta só de movimentar a vasilha com a placa e a solução dentro só fica as trilas.  

Que tal experimentar com os tempos que passei? Na tinta azul (para as trilhas) 1min e 20 seg / Na tinta branca (legenda) +- 10 min. Lembrando que deixo a lâmpada a mais ou menos 15 cm da placa.

Acredito que seja uma tentativa válida antes de comprar tintas novas, pois as minhas já têm quase um ano e funcionam normalmente.

Postado

O produto correto para diluir este tipo de tinta é Butilglicol, mas já houvi dizer que com tiner também funciona. Nunca testei.

Posta o resultado prá gente saber se deu certo.

Postado

Ai pessoal fiz o teste ontem, eu avia notado  que a tinta tava muito grosa (pastosa) desouvi a tinta com tíner  apos fiz todo o processo e funcionou beleza mais um macete para quem acha que venceu a tinta rs

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...