Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida: Fonte Kolke 500w suporta Radeon r9 270x?


Ir à solução Resolvido por Cabelo75,

Posts recomendados

Fala Iuri!

 

Meu chapa, com essa Kolke aí, essas placas que planeja no upgrade vão sofrer, e muito...Nem precisei perguntar o resto da config, pois vendo o rótulo da fonte temos:

 

fonte-atx-500w-kolke-kav-114-eficincia-7

 

Segundo o rótulo (nada confiável, pois já mentiu na potência máxima declarada...), essa fonte é capaz de demandar até 16A na linha de 12V (seria 192W, mas vamos em 190W). 

 

Pois bem, caro Iuri, uma placa de vídeo atual precisa quase exclusivamente da linha de 12V da fonte para o seu funcionamento, ok? Aí vamos pegar o consumo máximo das VGAs em questão:

 

A GTX650 Ti padrão consome cerca de 110W. Isso significa que sobrará apenas 80W para todo o restante do PC, como CPU, HDD, DVD-ROM, fans...todos os componentes que precisam desta tensão de 12V para funcionar. Isso já ficará bem embaçado.

 

Por sua vez, a R7 270X é bem mais "beberrona": 165W de consumo. Aí se o "tapete" já está curto no caso acima, imagine sobrando apenas 25W pro resto da turma? Isso sem considerar a (falta de) qualidade de energia e eficiência que esta Kolke sujeitará ao micro sob tal acréscimo na demanda.

 

Levando em consideração esses fatores, minha opinião é que essa fonte não renderá o esperado, e pior, pode por a perder qualquer uma das placas escolhidas. Se quiser uma GTX650 Ti, uma fonte do calibre da Corsair CX430 (CP-9020046-WW) ou a EVGA 430W compreende legal o sistema e com segurança. No caso da r9 270X também, entretanto, querendo se "esquivar" de adaptador PCIex para o segundo conector de força da VGA, pode-se optar por uma CX500 (CP-9020047-WW) ou uma EVGA 500 (ou 500B). 

 

Há também outras boas fontes que a rapaziada do fórum pode te indicar, Iuri, só não é muito legal continuar com essa fonte que está usando.

 

Abraço!!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Iuri!

 

Meu chapa, com essa Kolke aí, essas placas que planeja no upgrade vão sofrer, e muito...Nem precisei perguntar o resto da config, pois vendo o rótulo da fonte temos:

 

fonte-atx-500w-kolke-kav-114-eficincia-7

 

Segundo o rótulo (nada confiável, pois já mentiu na potência máxima declarada...), essa fonte é capaz de demandar até 16A na linha de 12V (seria 192W, mas vamos em 190W). 

 

Pois bem, caro Iuri, uma placa de vídeo atual precisa quase exclusivamente da linha de 12V da fonte para o seu funcionamento, ok? Aí vamos pegar o consumo máximo das VGAs em questão:

 

A GTX650 Ti padrão consome cerca de 110W. Isso significa que sobrará apenas 80W para todo o restante do PC, como CPU, HDD, DVD-ROM, fans...todos os componentes que precisam desta tensão de 12V para funcionar. Isso já ficará bem embaçado.

 

Por sua vez, a R7 270X é bem mais "beberrona": 165W de consumo. Aí se o "tapete" já está curto no caso acima, imagine sobrando apenas 25W pro resto da turma? Isso sem considerar a (falta de) qualidade de energia e eficiência que esta Kolke sujeitará ao micro sob tal acréscimo na demanda.

 

Levando em consideração esses fatores, minha opinião é que essa fonte não renderá o esperado, e pior, pode por a perder qualquer uma das placas escolhidas. Se quiser uma GTX650 Ti, uma fonte do calibre da Corsair CX430 (CP-9020046-WW) ou a EVGA 430W compreende legal o sistema e com segurança. No caso da r9 270X também, entretanto, querendo se "esquivar" de adaptador PCIex para o segundo conector de força da VGA, pode-se optar por uma CX500 (CP-9020047-WW) ou uma EVGA 500 (ou 500B). 

 

Há também outras boas fontes que a rapaziada do fórum pode te indicar, Iuri, só não é muito legal continuar com essa fonte que está usando.

 

Abraço!!

 

Então nem rola comprar uma destas placas, usando esta fonte né?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De volta!

 

 

 

Então nem rola comprar uma destas placas, usando esta fonte né?!

 

Iuri, realmente! Acrescentar uma placa de vídeo média (até mesmo aquelas que não precisam de alimentação extra da fonte), é uma parada muito arriscada. Como não tenho os dados de sua configuração em mãos, eu simulei o consumo de um PC padrão, usando um Intel Pentium G2020 e o restante das peças normal: 2 módulos de RAM, HDD SATA, DVD-ROM, 1 fan de 80mm e caixas de som, tudo básico.

 

O consumo máximo desta config deu 130W. Claro que parte deste consumo é de "responsabilidade" de outras tensões da fonte (3,3V e 5V), porém, e novamente chutando alto, estas tensões nem representam 30W do total. Diante ao cenário de ter cerca de 100W, no barramento 12V, já comprometidos pelo sistema, a adição de uma placa de 65W, por exemplo, já começa a chegar no limite de demanda em 12V da fonte, lembrando que em jogos, o micro costuma a estar consumindo muita energia.

 

Nem estou relevando a qualidade da fonte em entregar energia, oscilação nas linhas de tensão quando esta está perto do limite ou até mesmo tem ou não proteção caso passe de seu limite, queimando de uma vez. Iuri, tais comportamentos podem danificar um HDD, a VGA...Manter a Kolke sem VGA já não acho um bom negócio, imagina com uma VGA exigindo que a fonte funcione perto do limite (rezando que a informação do rótulo seja de verdade....ainda tem essa!).

 

Sei que comprar uma nova fonte assim, de cara, não é muito agradável e pode vir em uma hora que está com pouca grana. É aquela parada, Iuri, melhor "comprar tranquilidade" por cerca de R$ 200 do que arriscar uma placa de vídeo, no caso da R9 270X, de 700 contos, nesta Kolke.

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De volta!

 

 

Iuri, realmente! Acrescentar uma placa de vídeo média (até mesmo aquelas que não precisam de alimentação extra da fonte), é uma parada muito arriscada. Como não tenho os dados de sua configuração em mãos, eu simulei o consumo de um PC padrão, usando um Intel Pentium G2020 e o restante das peças normal: 2 módulos de RAM, HDD SATA, DVD-ROM, 1 fan de 80mm e caixas de som, tudo básico.

 

O consumo máximo desta config deu 130W. Claro que parte deste consumo é de "responsabilidade" de outras tensões da fonte (3,3V e 5V), porém, e novamente chutando alto, estas tensões nem representam 30W do total. Diante ao cenário de ter cerca de 100W, no barramento 12V, já comprometidos pelo sistema, a adição de uma placa de 65W, por exemplo, já começa a chegar no limite de demanda em 12V da fonte, lembrando que em jogos, o micro costuma a estar consumindo muita energia.

 

Nem estou relevando a qualidade da fonte em entregar energia, oscilação nas linhas de tensão quando esta está perto do limite ou até mesmo tem ou não proteção caso passe de seu limite, queimando de uma vez. Iuri, tais comportamentos podem danificar um HDD, a VGA...Manter a Kolke sem VGA já não acho um bom negócio, imagina com uma VGA exigindo que a fonte funcione perto do limite (rezando que a informação do rótulo seja de verdade....ainda tem essa!).

 

Sei que comprar uma nova fonte assim, de cara, não é muito agradável e pode vir em uma hora que está com pouca grana. É aquela parada, Iuri, melhor "comprar tranquilidade" por cerca de R$ 200 do que arriscar uma placa de vídeo, no caso da R9 270X, de 700 contos, nesta Kolke.

 

Abraço!!

 

Valeu, cara. Mas a Corsair Cx 430 da conta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novamente!

 

 

 

Valeu, cara. Mas a Corsair Cx 430 da conta?

 

Claro que dependerá calcular todo o consumo de seu possante antes de qualquer confirmação 100%. Entretanto, passarei o rótulo da CX430 (CP-9020046-WW) pra cá para traçarmos um paralelo:

 

file_149_38.jpg

Observe: A potência máxima que ela demanda em 12V é de 384W. Sendo assim, uma placa como a R9 270X, que consome 165W, tomaria apenas parte da demanda da fonte, tendo de "lambuja" para os outros componentes mais de 210W. Claro que terá que usar um adaptador molex-PCIex para o segundo conector da R9 270X, mas usar a CX430 é "trocentas vezes" mais seguro que a Kolke. Fora que a CX430 já tem sua eficiência e qualidade conhecida e comprovada, quanto a Kolke...

 

Iuri, por gentileza, passe o restante da configuração para confirmar legal. A princípio, a CX430 (CP-9020046-WW) é capaz, mas vamos confirmar isso antes.

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No retorno...

 

 

Meu PC é muito mediano, cara:

 

Placa Mãe: Intel Eagle g41

Processador: Pentium Dual-core

Memoria Ram: 2gb

 

 

Ah, então seu sistema não vai demandar mais de 130W, como no exemplo do G2020 que disse momentos atrás, Iuri. Pode usar tanto a Corsair CX430 (CP-9020046-WW) quanto a EVGA 430W (normalmente um pouco mais barata que a CX) que ficará bom e preparado para as placas que planeja colocar.

 

PS:

 

Não sei se todo o poder de processamento gráfico de uma R9 270X será aproveitado em uma configuração como essa. Iuri, não seria uma boa pegar uma VGA de menor porte, tipo uma GTX650 ti,  GTX 750 ou a R7 260X, e com a sobra da grana, comprar a fonte e pelo menos mais um módulo de memória DDR2 de 2GB? Como esses jogos estão pedindo muita memória atualmente, apenas 2GB de RAM limitará bastante a jogatina. 

 

Mesmo com uma placa de vídeo inferior, o desempenho do PC balanceado como um todo acaba sendo a melhor proposta para a maioria dos jogos e sem gastar tanto.

 

Abraço!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No retorno...

 

 

Ah, então seu sistema não vai demandar mais de 130W, como no exemplo do G2020 que disse momentos atrás, Iuri. Pode usar tanto a Corsair CX430 (CP-9020046-WW) quanto a EVGA 430W (normalmente um pouco mais barata que a CX) que ficará bom e preparado para as placas que planeja colocar.

 

PS:

 

Não sei se todo o poder de processamento gráfico de uma R9 270X será aproveitado em uma configuração como essa. Iuri, não seria uma boa pegar uma VGA de menor porte, tipo uma GTX650 ti,  GTX 750 ou a R7 260X, e com a sobra da grana, comprar a fonte e pelo menos mais um módulo de memória DDR2 de 2GB? Como esses jogos estão pedindo muita memória atualmente, apenas 2GB de RAM limitará bastante a jogatina. 

 

Mesmo com uma placa de vídeo inferior, o desempenho do PC balanceado como um todo acaba sendo a melhor proposta para a maioria dos jogos e sem gastar tanto.

 

Abraço!!

 

Entendi, mas ainda assim a R9 270x ficará melhor do que a Gtx 650 ti boost?

A proposito, qual placa é melhor, Gtx 650 Ti boost ou Gtx 650ti 2gb Ddr5 128 Bits?? 

A sigla Ti é a mesma coisa que Ti boost?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Boa tarde, Iuri!

 

Bem, é um lance meio que parece mais não é...vou ver se tiro suas dúvidas, tranquilidade?

 

A R9 270X, evidentemente, é mais VGA que a GTX 650 Ti Boost. Para que, tanto a R9, quanto a Boost, rodarem 100% de suas capacidades, dependerá também do hardware onde estão instaladas, principalmente CPU e memória. Se o processador e a quantidade de memória instalada no sistema for inferior às recomendações mínimas do jogo, fatalmente interferirá no desempenho do jogo, e quanto mais capaz a VGA é, proporcionalmente será mais negligenciada e funcionará a "meia-bomba", decepcionando geral, gerando o famigerado "gargalo".

 

Por exemplo: Muitos jogos pedem pelo menos 4GB de RAM para que rodem satisfatoriamente. Vi que o seu possante só há 2GB instalados, Iuri. Sob tais condições este será limitador de desempenho, onde nem se colocar uma R9 295X dará jeito. O processador, dependendo do Pentium que está usando, pode ter uma razoável performance geral. Entretanto, para jogos que dependem de muito processamento de CPU, ou que usam mais de 2 núcleos, a performance será atrapalhada por este fator.

 

Aqui vai um exemplo clássico de "gargalo" por processador: Recentemente, fiz um up no PC de testes, mudando para APU A4-4000 (dual-core) e instalei neste PC uma GTX650 (sem Ti, nem Boost). Testando jogos como Grid Autosport, A VGA nem chega direito a 56% de utilização enquanto a CPU tá ocupada até a tampa, atrapalhando o desempenho da placa de vídeo. Se o monitor "tubão" tivesse uma resolução maior que 1024 x 768, já colocaria a placa para trabalhar um pouco mais.

 

Edição com as imagens: Perceba que mesmo regulando o setup do jogo de médio para alto, pouca coisa influi no Grid Autosport, apenas a placa de vídeo é um pouco mais exigida (de por volta de 50% para perto de 60%), a APU, por sua vez, tá com o uso lá em cima em ambos os casos:

 

7TJuPUQ.jpg

 

Por isso que acho mais importante equilibrar sua configuração colocando uma fonte razoável e pelo menos mais 2GB de RAM, em conjunto de uma VGA mais simples gastando o mesmo que a R9 270X. Colocar uma VGA mais forte no PC como está, pode não render o esperado, pois certamente estará sendo sub-utilizada nos games.

 

Quanto as nomenclaturas, Iuri, há três tipos de GTX650 que a Nvídia lançou (quantidade de memória e clock já variam entre o modelos de mesmo tipo de GTX):

 

-GTX650 - 128 bit com 384 CUDA cores;

-GTX650 Ti - 128 bit  com 768 CUDA cores;

-GTX650 Ti Boost - 192 bit com 768 CUDA cores.

 

Essa é a hierarquia das GTX650.

 

Abraço Iuri!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!