Ir ao conteúdo

FSB x HD.

HoTShoT [BH/MG]

Posts recomendados

Postado

Já cheguei a operar estável em 199MHz de FSB. Com o divisor PCI de 5, dá 39,8 no PCI. Rodei vários bechmarks e testes burn-in e não detectei qualquer corrupção de dados no HD. Pelo q já vi por aí, os problemas aparecem a partir de 40MHz no PCI. Portanto eu estaria no limite.

Já fiz uns testes indo direto a 216 e 220 FSB e deu corrupção de dados. É um saco ter q reformatar e reinstalar o XP. O jeito é ir passo a passo com mais paciência.

Uma questão é se esse limite depende do HD? E como identificar a tolerância do HD a FSB altos a priori?

Refrigeração nos north&south bridges deve ajudar. Alguém tem dados práticos sobre isso?

De q adianta as placas-mãe irem acima de 200MHz com divisor PCI só até 5? Tinha q ter o 6 e o 7, ou então o "AGP/PCI lock" das nForce2. Por outro lado, quem tem nForce2 rodando estável acima de 200MHz? Parece q dá somente se fizer uns VMods na placa-mãe (VR-Zone)

Alguém conhece algum método "definitivo" de garantir q um certo FSB é seguro para o HD?

Postado

Tenho estes 3 tipos de FSB para configurar de a cordo com o Processador:

FSB 100 MHz / PCI 33 MHz

FSB 133 MHz / PCI 33 MHz

FSB 166 MHz / PCI 33 MHz

Suponha que eu estou usando o FSB (normal) em 166 MHz, o PCI vai estar em 33 MHz.

Como faço para saber, quanto vai ficar o PCI ne um OverClock para 175 MHz o FSB.

12,5 x 166/33 PCI

12,5 x 175/xx PCI

????

Alguém poderia me explicar?

Obrigado.

Desculpe eu usar o seu tópico.

• Membro VIP
Postado

RC777, se o divisor é 1/5, é só você dividir o FSB por 5 (175/5=35). Depende só de se conhecer o divisor.

HoTShoT, porque você ainda não rodou um SuperPi pra gente ver lá?

Depende do HD sim. Alguns HDs aguentam mais do que outros. Maxtor é um dos que aguentam melhor (não sei se com UDMA 6 continua assim).

O pessoal que é ultra overclocker costuma deixar o HD trabalhando em modo PIO 4.

Já vi um cara com Epox 8RDA+ que disse que o vmod no vdd não fez a menor diferença no overclock dele (o FSB chegava até 217MHz).

Já outros dizem que o vdd é importante para rodar acima de 200MHz. Acho que a Asus permite ajustar o Vdd pela bios.

A nforce2 é super seguro para o HD. O PCI é travado em 33,3Mhz ou metade do valor que você escolher na BIOS para o AGP.

O Petrus tem uma Epox 8KHA+ e acho que o FSB sempre esteve acima de 166MHz (o que significa PCI acima de 41,7MHz o tempo todo). Não lembro ele dizer que detonou com o HD.

Postado

Pode ser conhecidência, mas depois de eu usar o FSB muito alto ocasionando o PCI para cima de 40 , o meu HD ficou com Bad Block tive que fazer uma formatação "Low Format" pelo Disco de boot da Maxtor.

• Membro VIP
Postado

Usando o k7266A, ao testar o fsb em 160MHz ele corrompeu dados.

Aí imagino que 40MHz ou mais para o PCI é perigoso.

Mas esses dias eu li o Sledge falando que se der o boot e aumentar o barramento depois não tem problema. Por que isso?

Postado

Postado Originalmente por sledgehammer@Jan. 23 2003,14:46

HoTShoT, porque você ainda não rodou um SuperPi pra gente ver lá?

Fala Sledge...

Atendendo a pedidos...

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.vextor.kit.net/vextor/12x194Spi.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

No BIOS da 8k9a2+, em relação a HD´s, dá para:

1) Habilitar ou não o IDE HDD BLOCK MODE.

2) Habilitar ou não o IDE PREFETCH MODE.

3) Escolher o PIO entre AUTO/0/1/2/3/4. Acredito q o AUTO para um Maxtor Diamond Plus 9 seja o 4.

4) Habilitar ou não o UDMA. Teoricamente haveria opção para escolher entre DMA-33/66/100/133, mas só tem opção de Auto/Disabled.

Não sei se vou testar essas opções porque estaria reduzindo a performance dos HD´s. você adquiria HD de 7200rpm e depois quebraria as pernas deles só para dizer q tem um super OC ?

De qualquer modo, já andei testando FSB em 205 e aparentemente não corrompeu o HD, mas dava erro de textura no 3dmark e o resultado ficava abaixo do q já tinha obtido. A limitação para mim acima de fsb200 tornou-se a XFX ti4200.

Apesar de ter obtido 2329MHz com 12*194, no 3dmark consegui resultados melhores com 11,5*199.

13548 com 12*194

13605 com 11*199

13788 com 11,5*199

A josta é q já queimei uma Troni350 e uma Diamond400 e estou com uma Topdek450, mas não estou conseguindo passar de 2300MHz e certamente é a fonte q chega a 4,68V na linha de 5V quando rodo o Prime95 com VCore a 2,0V e VDimm a 3,0V. Mas isso é assunto para outro tópico.... De qualquer modo, não faço teste de over fora do horário comercial, porque se a fonte pifar eu fico na mão.

Eu ia pegar a 8rda+, mas estava difícil de achar na época e também resolvi esperar a segunda geração das Epox nForce2, q provavelmente já virão mais ajustadas, sem ter q fazer vmod. E preço a preço, a k9a2+ tem mais componentes.

Postado

Num outro fórum, me disseram q tá tudo relacionado à controladora IDE. Seria ela q não aguenta fsb muito alto e não os HD´s. Bastaria eu colocá-los na RAID q conseguiria ir mais além sem corrupção de dados no HD.

Alguém aí tem conhecimento sobre isso? Algum teste prático?

Assim q der vou isolar 1 HD e testar....

• Membro VIP
Postado

Bem, é a controladora mesmo. Ela que trabalha com clock maior quando você faz overclock. Pode ser também na transmissão dos dados. Tanto que em alguns casos ao rodar em modo PIO o cara vai muito longe.

Muito bom HoTShoT (você poderia ter colocado lá no tópico do superpi, junto com um wcpuid, pois é o melhor resultado do fórum).

Se você quer fazer isso vai ter que começar a fazer modificações na placa. O pessoal alcança até 250MHz no FSB com KT333/400, mas usando placa de video PCI, desabilitando som, fdd, rede, etc.. Só para bater recorde.

Uso normal são poucos que ficam acima de 210MHz.

Ai acho que vale a pena um nforce2 se você quiser para uso diário sem ficar detonando o HD.

Dá uma olhada nesses sites e nas discussões que tem nos fóruns deles (todos abertos, não precisa se cadastrar):

http://www.xtremesystems.org

http://www.aoaforums.com

você vai achar algumas idéias do que fazer pra conseguir o que quer.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...