Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

E normal isso estar acontecendo com o meu PC?


Ir à solução Resolvido por marceloo,

Posts recomendados

Calma que acho que vai dar pra resolver.

 

Então vamos por partes, vou te falar o que aconteceu comigo também.

 

1: A respeito da tela azul, é por causa do turbo-core do FX-6300, por alguma razão ele faz o computador travar ou dar tela azul, assim como no meu, recomendo você desativar na bios, vá em Mb Intelligent Tweaker, procure por Core Performance Boost, e selecione Disabled, feito isso Save e Exit, Y, Enter, pronto o Turbo Core está desativado.

 

2: Era o que já esperávamos, o rapaz que montou o pc pra você não mexeu na bios

 

3: Já tive isso com um processador mais antigo, era por causa de temperatura mesmo. Talvez desativando o turbo core isso para

 

4: Isso é por causa do CPU/System Smart FAN Control que faz com que o cooler aumente ou diminua a velocidade de acordo com a temperatura do processador, é normal.

 

5: Sim é isso mesmo, e ele só chega a esse valor por causa do turbo core.

 

Bom, é isso. Desative o turbo core, e vejamos os resultados. Esse turbo core é meio problemático, um amigo meu possui uma placa mãe da Asus, acontece a mesma coisa. Só não sei te dizer a respeito da temperatura subir tanto por causa dele porque já faz tempo que deixei ele desativado e nem senti diferença no desempenho, mas se não me engano subia bastante sim só não lembro pra quantos graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma que acho que vai dar pra resolver.

 

Então vamos por partes, vou te falar o que aconteceu comigo também.

 

1: A respeito da tela azul, é por causa do turbo-core do FX-6300, por alguma razão ele faz o computador travar ou dar tela azul, assim como no meu, recomendo você desativar na bios, vá em Mb Intelligent Tweaker, procure por Core Performance Boost, e selecione Disabled, feito isso Save e Exit, Y, Enter, pronto o Turbo Core está desativado.

 

2: Era o que já esperávamos, o rapaz que montou o pc pra você não mexeu na bios

 

3: Já tive isso com um processador mais antigo, era por causa de temperatura mesmo. Talvez desativando o turbo core isso para

 

4: Isso é por causa do CPU/System Smart FAN Control que faz com que o cooler aumente ou diminua a velocidade de acordo com a temperatura do processador, é normal.

 

5: Sim é isso mesmo, e ele só chega a esse valor por causa do turbo core.

 

Bom, é isso. Desative o turbo core, e vejamos os resultados. Esse turbo core é meio problemático, um amigo meu possui uma placa mãe da Asus, acontece a mesma coisa. Só não sei te dizer a respeito da temperatura subir tanto por causa dele porque já faz tempo que deixei ele desativado e nem senti diferença no desempenho, mas se não me engano subia bastante sim só não lembro pra quantos graus.

 

Fiz isso aí que você falou e desativei o boost do processador. Aproveitei e juntei coragem (=PPP) pra fazer um teste de estabilidade do sistema durante 10 minutos e estou deixando a foto anexada pra você ver. Processador estabilizou em 60/61 graus e a princípio parece que não deu mais problema algum, tirando o barulho agudo que comentei contigo, esse não parou e é chato demais. e-e

post-712353-0-06247100-1415197080_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Já é alguma coisa, sim o barulho é chato mesmo, esse barulho deve ser do cooler.

 

Uma cosa que esqueci de mencionar, a situação do cooler estar em mais de 4000rpm é igual no meu.

 

Para o cooler ficar em 3100 rpm nessa temperatura, pelo menos aqui no meu, é só tirar a tampa lateral do gabinete. A temperatura fica a mesma, mas a rotação do cooler por alguma razão cai bastante. E o ruído fica menos pior digamos assim.

 

Tire a tampa só pra ver se muda alguma coisa em relação a rotação máxima do cooler, porque a temperatura que ele fica é essa mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já é alguma coisa, sim o barulho é chato mesmo, esse barulho deve ser do cooler.

 

Uma cosa que esqueci de mencionar, a situação do cooler estar em mais de 4000rpm é igual no meu.

 

Para o cooler ficar em 3100 rpm nessa temperatura, pelo menos aqui no meu, é só tirar a tampa lateral do gabinete. A temperatura fica a mesma, mas a rotação do cooler por alguma razão cai bastante. E o ruído fica menos pior digamos assim.

 

Tire a tampa só pra ver se muda alguma coisa em relação a rotação máxima do cooler, porque a temperatura que ele fica é essa mesmo.

 

Então, até que em relação ao ruído eu não me incomodo não, é bem tranquilo, fico mais incomodada pelo barulho agudo mesmo, mas pra te dizer a real, tem horas que eu acho que é o processador, tem horas que eu acho que é a fonte, nem sei mais. rs

 

É um barulhinho agudo, mas você percebe que é algo que está ligado, sabe? Não sei se você vai entender meu exemplo, mas sabe aquele barulho de TV antiga quando ela liga? Que faz um barulhinho agudo e tal, é tipo esse o barulho, só que constante.

 

De qualquer forma vou comprar o multímetro e testar a minha fonte, porque como havia dito anteriormente pra outro rapaz aqui do fórum, ela não está 'normal' por assim dizer. Quando eu desligo o computador, segundos antes dela parar de funcionar ela chega a dar um estalo e já teve vez da luz aqui piscar, coisa de doido. '-'

 

Bom, acho que é isso, então, até o momento, problema resolvido. 

 

Caso dê algum outro problema (Tomara que não. T-T), eu te grito.

 

Muitíssimo obrigada, Marcelo, ajudou mais que demais. Até uma próxima!  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico muito feliz em ter ajudado em algo, espero que esse barulho seja do cooler mesmo.

 

Mas só me diga uma última coisa, no gráfico de baixo do Aida64 onde fica o Cpu usage, aparece alguma coisa de Cpu throttling? Se sim qual porcentagem ele fica?

 

 

De qualquer forma, se acontecer outro problema, me avise.  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico muito feliz em ter ajudado em algo, espero que esse barulho seja do cooler mesmo.

 

Mas só me diga uma última coisa, no gráfico de baixo do Aida64 onde fica o Cpu usage, aparece alguma coisa de Cpu throttling? Se sim qual porcentagem ele fica?

 

 

De qualquer forma, se acontecer outro problema, me avise.  :lol:

 

 

Não me recordo de nada desse tipo, tem algum outro nome?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!