Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linux em um micro antigo


Axerock
Ir à solução Resolvido por Axerock,

Posts recomendados

olá!!

 

ontem terminei de montar um micro com hardware antigo, reaproveitando as peças de duas máquinas que estavam paradas. É um AMD Athlon XP 2200+, com 1,8 Ghz e 1,5 giga de memória RAM, numa placa mãe ABIT KV7. Tem uma placa de video GeForce FX5200.

 

Com um disco rígido de 20 Giga, fui instalar um Windows 7 home basic 32 bits, achando que ficaria legal, mas tá lento demais (sem falar que o video não tá com boa resolução e o audio não funciona).

Pensei em colocar uma versão do linux adequada para este hardware. Instalei o Big Linux 12.04, mas não gostei muito; fiz boot pelo live CD do Ubuntu 14.10, mas ficou lento demaaaaais.

 

Com tantas distros por aí, não faço menor ideia de qual tentar. Toda vez que procuro uma, fico perdido e nem sei por onde começar.  Alguém tem uma boa sugestão - ou várias - para eu experimentar??

 

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim,@lemr.rj baixa a distro do LUBUNTU 14.04.Ela é própria para PC's com hardware menos potente.

É a mais estável e com mais opções.Fora esta,tem mais algumas.Sugiro que entre no site Diolinux e se informe ou no site Viva o Linux.

Boa sorte!!

OBS: eu uso UBUNTU 14.04 LTS(Longo Tempo de Suporte)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Viva @lemr.rj,

eu diria que pode experimentar o Lubuntu.O "L" é de Light, ou Leve, ou seja, é mais leve do que Ubuntu.

 

Se ainda assim ficar lento, talvez possa experimentar uma versao minimalista como o Puppy Linux.

 

 

edit:

Ps.: Pode descarregar ambas Distros mencionadas no Distrowatch

 

Cumprimentos,

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puppy Linux é legal, se você tiver 128 MB de RAM e gostar de usar pacotes de 1000000000 anos atrás... Pessoalmente eu acho o LXDE muito inconveniente de usar, tem o Xubuntu que usa o Xfce, que é muito bom e deve funcionar nesse PC.

É verdade e eu sei por experiência que Puppy Linux corre até em máquinqas que você pode pensa que estão mortas :P:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá!!

 

Experimentei 3 distros, e nenhuma delas funcionou: Lubuntu 14.10, puppy linux 5.7 e 6.0  :(  Após carregar a tela inicial de boot, ele começava a ler o cd e parava, ficando a tela toda preta e o alto falante emitindo um som idêntico ao de uma sirene  :P Aconteceu para os três... deve ser algo no hardware, não? pois todas as três carregaram e funcionaram no meu micro principal. Inclusive gostei do lubuntu 14, vou deixá-lo salvo aqui.  :)

 

 

Espírita, estou baixando esse que indicou.

 

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Eu iria postar minha dúvida, mas quando vi o post do lemr.rj vi que não precisava.

A única coisa que posso acresentar é que minha máquina tem 1,5 GB de RAM, cpu que roda a 900 mhz numa placa ASUS A7V600-X e o HD dela está com defeito.
Testei com live usb o SliTaz ( este chega a começar a dar boot que não termina nunca e fica analisando arquivos .gz números 4,3,2,1 - nesta ordem, por sinal, e depois desliga. Já o Xubuntu, o Macpup e o Ubuntu 14.10, congelam quando eu clico para dar boot ( todos esses três também usando um usb ), sendo que este último foi o único que chegou a rodar e, assim mesmo, só a partir de um DVD e da mesma forma como lemr.rj descreveu.

O Ubuntu talvez seja pesado para esta máquina mas os outros pesquisei e vi que rodam com muito pouco RAM; coisa em torno de 124 MB.

 

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Oi!! Resolvido sim, desculpe não avisar aqui.  :rolleyes:

 

Instalei o Lubuntu pelo DVD. Antes não conseguia porque os jumpers do DVD e do HD estavam em posições erradas (ele indicava um erro na inicialização relativo ao barramento ide, mas não sabia o que era). Acertei os jumpers e ele instalou numa boa.

 

Pena que o navegador de internet firefox fica um pouco lento... alguns sites param e demoram a carregar...

 

Este micro vai ficar guardado, ele é reserva, caso este principal dê algum problema!

 

valeu,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok... :-BEER

 

aqui tentei instalar opensuse 13.2 e como nas outras versões após finalizar a instalação o mesmo não carregava ou quando carregava travava ( erro causado pelo driver que o opensuse utiliza para placas com chipset Nvidia)

 

Tentei Fedora ( funcionou por dois dias e de repente  :priv:  )

 

Instalei o Xubuntu.... e até agora vai indo.....

 

Firefox está um lixo tanto no Windows quanto no Linux... :naonao:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Viva @lemr.rj,

eu diria que pode experimentar o Lubuntu.O "L" é de Light, ou Leve, ou seja, é mais leve do que Ubuntu.

 

Se ainda assim ficar lento, talvez possa experimentar uma versao minimalista como o Puppy Linux.

 

 

edit:

Ps.: Pode descarregar ambas Distros mencionadas no Distrowatch

 

Cumprimentos,

;)

 

 

Olá !!

 

Estou procurando a muito tempo baixar o Lubuntu e ainda não encontrei, pois tenho um not antigo que tem apenas 512mb de memoria e eu sei que o Lubuntu irá funcionar perfeitamente nele só que estou precisando de uma ajuda para encontrar o link e baixar o lubuntu para que eu possa instalar ele no pendrive e formatar meu notebook......HELPPPPP 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá !!

 

Estou procurando a muito tempo baixar o Lubuntu e ainda não encontrei, pois tenho um not antigo que tem apenas 512mb de memoria e eu sei que o Lubuntu irá funcionar perfeitamente nele só que estou precisando de uma ajuda para encontrar o link e baixar o lubuntu para que eu possa instalar ele no pendrive e formatar meu notebook......HELPPPPP 

então, @Cristiano Luiz?

foi so perguntar ao "tio" Google: https://help.ubuntu.com/community/Lubuntu/GetLubuntu

 

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!