Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sempron 145 destravado com temperatura acima do ideal


Ir à solução Resolvido por Jonny Henrique,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Boa tarde galera.. beleza??

 

Seguinte, tenho o Sempron 145 (destravado para Athlon II X2 4450e da assinatura), e as temperaturas estão acima do ideal (50 graus nesse momento em que escrevo esse post), desconfio da pasta térmica, pois tenho dois coolers box diferentes, e nenhum desses reduziu a temperatura e o gabinete se encontra aberto.

 

sempre usei pasta térmica da Implastec (pela dificuldade de achar uma MX4, acho que vou ter que comprar online), e não tinha problemas na época que eu usava ela num Pentium Dual-Core E5800 3,2GHz, no Pentium, usava a Implastec que vinha num potinho pequeno preto e amarelo rsrsr e nesse sempron uso da implastec também, porém essa vem numa bisnaguinha pequena, e parece que a consistência entre ambas é diferente e isso me estranhou, será que essa diferença na consistência da pasta térmica pode estar afetando a condução de calor. Até porque essa pasta térmica está se saindo pior do que o composto térmico que vêm pré-aplicado no cooler box.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@, tenho algumas perguntas:

1° Como Sempron 145 ele tem esse problema?

2° Quais seriam esses coolers BOX?

 

Vale lembrar que com ele desbloqueado para Athlon II X2 a geração de calor é maior, além de "bugar" em alguns casos a leitura de temperatura.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qual a chance de ser um mero bug de leitura? O dissipador da CPU esquenta?

 

@RS Faria

Sobre o bug de leitura, o único bug é na temperatura dos núcleos que não mede mais, quanto a temperatura da CPU, as temperaturas sempre foram as mesmas, mesmo com o segundo núcleo destravado, as temps começaram a aumentar depois que troquei o composto térmico original do cooler box por esta pasta térmica implastec. Por isso tenho uma "leve" desconfiança da pasta térmica.

 

Fiz o teste do "dedômetro" no dissipador no momento em que escrevo esse post e aparentemente não senti nem sequer a sensação de estar morno.

 

 

@, tenho algumas perguntas:

1° Como Sempron 145 ele tem esse problema?

2° Quais seriam esses coolers BOX?

 

Vale lembrar que com ele desbloqueado para Athlon II X2 a geração de calor é maior, além de "bugar" em alguns casos a leitura de temperatura.

 

Abraços.

 

@Jonny Henrique,

 

1º Como Sempron 145 ele tem sim, o mesmo problema, ja fiz esse teste, inclusive só de iniciar o PC e entrar no BIOS, as temps chegam a marcar 43ºC

 

2º O coolers box são:

 

- O Cooler box original do Sempron 145

http://www.kabum.com.br/produto/9212/cooler-leadership-amd-939-940-754-am2-4801

http://www.kabum.com.br/produto/5147/cooler-thermaltake-amd-socket-939-am2-754-cl-p0503

 

Abraços.

 

Os bugs de temperatura são dos núcleos que não mede mais, quanto as temps da CPU, continuam medindo normalmente.

 

PS: 43ºC no momento em que escrevo esse post.

 

Edit: o terceiro cooler, não testei ainda, pois ele é para socket 754/939 embora caiba no AM3, se vocês disserem que é seguro instalar para testar, assim o farei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o teste do "dedômetro" no dissipador no momento em que escrevo esse post e aparentemente não senti nem sequer a sensação de estar morno.

Tem alguma chance do cooler estar mal encaixado? Era pra estar morno..

 

Eu ainda tenho um potinho da famosa Implastec.. Mas decidi partir pra pastas térmicas "de verdade", quando tive alguns problemas com ela.. No meu antigo Pentium 4 Prescott, os componentes da pasta meio que se separavam. Ficava um tipo de líquido transparente nas bordas da CPU e a pasta branca, mais ao centro..

 

Com medo de dar algum problema na CPU, troquei por uma da Thermaltake e resolveu.. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem alguma chance do cooler estar mal encaixado? Era pra estar morno..

 

Eu ainda tenho um potinho da famosa Implastec.. Mas decidi partir pra pastas térmicas "de verdade", quando tive alguns problemas com ela.. No meu antigo Pentium 4 Prescott, os componentes da pasta meio que se separavam. Ficava um tipo de líquido transparente nas bordas da CPU e a pasta branca, mais ao centro..

 

Com medo de dar algum problema na CPU, troquei por uma da Thermaltake e resolveu.. 

 

Fiz novamente o teste do dedômetro e continua a mesma coisa, temp. atual 40ºC o cooler está bem encaixado, eu sempre verifico o encaixe do cooler na hora da manutenção do meu PC. (passei a tomar esse cuidado depois que meu antigo Pentium Dual-Core E5800 bateu 80º por causa do cooler mal encaixado  :D )

 

PS: A rotação do cooler box AMD é alta por padrão 3300RPM +/- será que não é essa rotação alta que impede o dissipador de "ficar morno"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz novamente o teste do dedômetro e continua a mesma coisa, temp. atual 40ºC o cooler está bem encaixado, eu sempre verifico o encaixe do cooler na hora da manutenção do meu PC. (passei a tomar esse cuidado depois que meu antigo Pentium Dual-Core E5800 bateu 80º por causa do cooler mal encaixado  :D )

 

PS: A rotação do cooler box AMD é alta por padrão 3300RPM +/- será que não é essa rotação alta que impede o dissipador de "ficar morno"?

40ºC parece razoável pra mim..

 

O meu antigo tinha 2400 de rotação média e 46 ~ 50ºC em IDLE.. Ficava morno..

 

Dá uma "estressada" na CPU e veja até aonde ela chega.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fiz esse teste anteriormente e as temps chegam a 55ºC numa temperatura ambiente de uns 26ºC aqui no RJ, acho que é mais ou menos essa a temp. ambiente agora.

 

No entanto minha preocupação toda é quando a temperatura ambiente fica maior (cerca de 35-37ºC) pois a temperatura do CPU em idle fica em 51ºC e in-game chega a bater 62ºC (o limite é 63ºC segundo a AMD e o TJunction é de 70ºC segundo o CoreTemp), por isso eu queria resolver essa questão, pois não tenho dinheiro para comprar um Air Cooler no momento.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@RS Faria

Sobre o bug de leitura, o único bug é na temperatura dos núcleos que não mede mais, quanto a temperatura da CPU, as temperaturas sempre foram as mesmas, mesmo com o segundo núcleo destravado, as temps começaram a aumentar depois que troquei o composto térmico original do cooler box por esta pasta térmica implastec. Por isso tenho uma "leve" desconfiança da pasta térmica.

Certamente é a pasta térmica então ou o cooler não está apoiado certinho em cima do processador, mas esses coolers são bem fraquinhos. As pastas térmicas que vem nos coolers box são melhores que essas implastec (ou qualquer outra a base de óxido de zinco + silicone).

 

Eu ainda tenho um potinho da famosa Implastec.. Mas decidi partir pra pastas térmicas "de verdade", quando tive alguns problemas com ela.. No meu antigo Pentium 4 Prescott, os componentes da pasta meio que se separavam. Ficava um tipo de líquido transparente nas bordas da CPU e a pasta branca, mais ao centro..

@RS Faria, pelo que eu observei, nas pastas térmicas a base de óxido de zinco + silicone (implastec por exemplo) o óxido de zinco se separa do silicone, que por sua vez escorre para os lados, ficando só o óxido de zinco no centro do processador.

Infelizmente é uma desvantagem dela, mas para manutenção de micros é a com o melhor custo/benefício. Vai explicar para o cliente que o serviço vai ficar mais caro por conta de uma pasta térmica melhor... Agora para uso pessoal, uma pasta térmica de melhor qualidade é indispensável.

 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@, qual programa você usa pra ver as temps? tenho esse mesmo CPU desbloqueado para Atlhon. Uso um cooler box de um Phenom (tem heatpipes e tal), ele marca a temperatura do sistema, mas não sei ela é relevante como as do núcleos. 

 

*Já usei este CPU por um ano ligado direto(24 / 7 / 365) em stress (100% fulload) com um hypertx3 e nunca tive nenhum travamento nem nada e usando um Overclock @3.6Ghz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

@, qual programa você usa pra ver as temps? tenho esse mesmo CPU desbloqueado para Atlhon. Uso um cooler box de um Phenom (tem heatpipes e tal), ele marca a temperatura do sistema, mas não sei ela é relevante como as do núcleos. 

 

*Já usei este CPU por um ano ligado direto(24 / 7 / 365) em stress (100% fulload) com um hypertx3 e nunca tive nenhum travamento nem nada e usando um Overclock @3.6Ghz...

 

@ApoloBrz

Qualquer programa serve (speed fan, core temp, etc), sobre a temperatura dos núcleos a ASRock me contatou por e-mail e disse o seguinte:

 

Resposta da ASRock:

 

"Prezado Pedro

 
A temperatura do núcleo da CPU é fornecida por um sensor interno do proprio processador.
É possível que o sensor do processador não responda adequadamente ao ativar o UCC por se tratar de um modo de overclock, portanto o processador está operando fora de sua especificação original.
 
Atenciosamente,
 
Equipe de Suporte"
 
Ou seja não há muito o que fazer, espero que tenha ajudado em sua dúvida com esse e-mail explicativo @ApoloBrz
 
Abraços
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@

tranquilo, eu não tinha dúvidas sobre o desbloqueio...mas tá valendo :joia: , atualmente esse processador está trabalhando @ stock, clocks padrão(2.8GHz) e sem problemas depois de 1 ano socado no OC...aliás, aqui no fórum tem um ranking de OC...e lá tem alguns semprons com overs bem grandes...

 

Mas, se conseguir um cooler melhor que o cooler box, já ficará bem mais tranquilo a respeito das temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!