Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Citação
Gabinete Gamer PCYES Rhino Preto 3 Fans 120mm Led Azul Lateral em Acrílico: http://oemshop.com.br/p/gabinete-gamer-pcyes-rhino-preto-3-fans-120mm-led-azul-lateral-em-acrilico-38

Monitor LCD 24 Polegadas W2452V da LG

Multifuncional EPSON XP-204

CPU: Core i7 4770
placa-mãe Gigabyte p/ Intel GA-H97M-D3H LGA 1150 Box
Memória RAM - 1 Pente de 8 GB - Corsair DDR-3 1600mhz Vengeance - CMZ8GX3M1A1600C10

Fonte Seasonic ATX 520W S12II-520 Bronze

SSD Samsung 840 Evo 120gb Sata 6gb/s

HD SATA Samsung 750 GB (753LJ)
HD SATA Seagate 300 GB
HD Western Digital 1 TB (Blue)

Cooler Hyper 212X: http://www.coolermaster.com/cooling/cpu-air-cooler/hyper-212x/Pessoal, a máquina é essa. Eu vinha usando esse nobreak, SMS 1400 KVA NET 4+, porém no passado uma fonte de potência real de 620W da Corsair queimou uma mobo (e a fonte foi perdida também).

Reparem que está fora de linha.

A  bateria é trocada a cada 1, 2 anos. Creio que quando isso ocorreu estava no fim da vida alguma peça, mas foi em standby. O PC vivia ligado direto. Meu medo é usar nobreak inadequado que pode estar detonando a fonte e talvez até diminuindo tempo de vida útil de HD, por exemplo, ao ligar. Pois com 1 dia de uso perdi um HD de 4-5 anos SATA da Samsung (que nunca tinha pifado) e no segundo dia o HD da Seagate já mostra WARNING (atenção) pra um dado lá. Acredito que o LIGA-DESLIGA pode estar jogando energia de maneira errada por causa do NOBREAK.

Por isso gostaria de sugestão de qual nobreak comprar no lugar desse, pois irei aposentar esse atual.
  • Curtir 1
Postado

seria legau você postar para q utilidade você quer um nobreak ^^ pois para fontes com pfc aivo como a sua o recomendado é usar um bom filtro de linha q custa bem menos q esses nobreaks q vende hoje em dia q são meros estabilizadores com uma bateria dentro ^^

• Curtir 1
Postado

O problema de não usar nobreak é que se faltar luz há grandes chances de detonar o tempo de vida útil de HD e especialmente SSD, que dizem que numa queda pode ser perdido. E se não ocorrer perda do equipamento no mínimo deve corromper os dados.

É por isso que só uso nobreak e apesar de ter visto boas recomendações de filtros de linha na faixa de uns R$ 100 não optei por pegar um.

Esse  nobreak seria melhor que o meu atual?

http://www.megamamute.com.br/produto/no-break-1200va-easy-way-trivolt-ragtech-67946

Ele está na faixa de R$ 350, enquanto esse por ex. custa R$ 860.

http://www.atera.com.br/produto/MA3-14KVABP/Nobreak+SMS+Manager+III+senoidal+1.4KVA+%28980W%29+biv+115V

Fazendo cálculo dos meus itens deu 350W nessa calculadora:

http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

O problema desse Ragtech, além do fato de estar fora de linha e catálogo em 90% das lojas, é que segundo o usuário faller:

Esse dai é 1200 VA com fp = 0,5 ou seja, de 600 Watts apenas.
Sua fonte não pode ser mais forte que (600-40)x0,8 = 450 Watts
Onde 40 é a potência do monitor e 0,8 é a eficiência típica de fonte

Como só a minha fonte é uma de 520W estou com medo de comprar e queimar alguma coisa.

Quanto à segurar a energia depois de queda, é apenas pra dar tempo de desligar, mesmo. Não pretendo deixar mais que alguns minutos na bateria.

Só frisando que o nobreak que uso é SMS NET 4+, de 1400:
http://www.atera.com.br/produto/NET41400VAB/Nobreak+SMS+Manager+Net4++FX+1400VA+(980W)+bivolt+115V

É esse do link, a única diferença é que quando comprei tinha 2 pinos.

P.S. Esse Ragtech é senoidal puro, o faller disse ser melhor que o no-break com geração de forma de onda retangular modulada em PWM, que acredito ser o caso do NET 4+ de 1400.

• Curtir 1
Postado

eu ja tive o da ragtech, ele de fato é senoidal so que ele faz muito barulho, na minha opiniao quando está em modo bateria!

eu pegaria o mesmo SMS q você teve so que sendo senoidal.. inclusive é um de linha lancada recentemente

http://www.kabum.com.br/produto/52135/sms-no-break-zeta-manager-iii-1400bi-automatico-27571

http://www.sms.com.br/produtos/Nobreak-SMS/Manager-III-Senoidal-New-Generation

• Curtir 1
Postado

A esse valor estoura meu orçamento. O nobreak é bom, mas é muito caro.

Um desses filtros de linha seria melhor que meu nobreak atual? Custam na faixa de R$ 100 e pouco. Eu correria algum risco caso faltasse energia com relação ao SSD/HDs e demais peças?

No caso do último link, consta 110 ou 220. Na minha cidade a tensão é 220. Devo optar pelo 220, então?

O nobreak que uso é bivolt, na entrada pode ser 110/220 e a saída dele é 110.
  • Curtir 1
Postado

o unico risco q você tem seria de perder algum trabalho, tarefa, etc.. para danificar os componentes nao creio q venha a acontecer.. ate porque antes de tudo vai estar o filtro de linha proprio pra isso..

o clamper do primeiro link creio q ja seja suficiente ja q os demais tem apenas a conexao para cabos coaxiais e linha de telefone.. se você nao ve necessidade em proteger tais itens, o primeiro é o melhor de fato.

• Curtir 1
  • 1 ano depois...
Postado

Galerinha, só pra constar, depois de quase 2 anos esse filtro da Clamper apagou o LED de proteção, conforme indicado no manual escaneado dele:

http://imgur.com/a/EOVkT

E passou a não ligar mais o gabinete, apesar de funcionar algo tipo ventilador e impressora.

Aí liguei o gabinete direto na tomada e pegou. Comprei um filtro de linha de 5 tomadas (Clamper tem 8) da Forceline, desses baratinhos, de 10 amperes, pra não ficar sem. Esse aqui:
http://www.submarino.com.br/produto/9269156/filtro-de-linha-force-line-5-tomadas-10-amperes

Na época o Clamper custou 100 e pouco. Passou do prazo da garantia, e de qualquer forma não tenho mais a nota dele.

O que ocorreu ontem foi isso aqui:
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2016/01/29/interna_vidaurbana,624480/chuvas-deixam-rastro-de-destruicao-e-breu-no-recife.shtml

Uma tempestade que devastou vários locais, alguns ficaram até mais de 24h sem energia, nem foi a quantidade de chuva que mais prejudicou, mas as fortes rajadas de vento, aqui em casa a energia faltou, voltou, depois de acho que 1 hora faltou de novo, só que (detalhe) não ocorreu ABSOLUTAMENTE NADA com o PC e filtro.

E aqui em casa pelo menos não ficamos mais de 1h sem luz. Felizmente demos sorte, pois esse foi o tempo máximo sem energia aqui, apesar de outros locais terem ficado MUITO MAIS TEMPO, aposto que alguns até agora a CELPE não deve ter religado.

Fui dormir e desliguei o PC normal. Desliguei o filtro também. Mas não o tirei da tomada. Soube que de madrugada faltou luz.

Hoje de manhã fui religar, e o gabinete não acendia de jeito nenhum. Então esse defeito foi gerado na calada da noite...

O manual diz que quando esse LED apaga, só adianta substituir, pois indica que a proteção está com defeito. O LED de terra continua acendendo.

Esse filtro baratinho que foi comprado hoje está funcionando bem, e estou teclando desse gabinete, felizmente a máquina não sofreu danos. Uso um PC de 2014 com SSD.

Antes desse filtro da Clamper eu usava um nobreak de 1400. O problema do nobreak é que precisa gastar o que esse filtro da Clamper custa praticamente, em troca de bateria, a pelo menos cada 2 anos.

Então, acho que posso dizer que o filtro da Clamper cumpriu sua finalidade, que foi proteger, mas lamentavelmente pifou, e o manual não diz nada sobre conserto ou troca de alguma peça interna.

Sendo que por nobreak eu também não tive proteção garantida, lembro que uma placa-mãe e fonte (e essa fonte custou R$ 500 na época, era uma REAL, não genérica, da Corsair) pifaram, e, detalhe, isso TAMBÉM OCORREU com o PC desligado. Eu costumava deixar a máquina ligada 24/7, e desligando geral de vez em quando, e um belo dia desliguei, e quando fui religar, constatei isso.

Ontem eu estava acelerando o que fazia no PC, mas já estava antevendo que faltaria luz, pois muito brevemente a luz aqui de casa deu uma reduzida na intensidade, e não deu outra. Também faço uma mea culpa, pois nunca se deve usar um PC no meio de uma tempestade, felizmente nada mais aqui em casa pifou.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 14/11/2014 às 11:24, Perene disse:

........   Pessoal, a máquina é essa. Eu vinha usando esse nobreak, SMS 1400 KVA NET 4+, porém no passado uma fonte de potência real de 620W da Corsair queimou uma mobo (e a fonte foi perdida também).

......

Me diz ai por favor como é que entra a internet ai na tua casa. Como ela chega da rua e como chega até teu PC...

• Curtir 1
Postado
39 minutos atrás, faller disse:

Me diz ai por favor como é que entra a internet ai na tua casa. Como ela chega da rua e como chega até teu PC...

O modem da GVT e o roteador estão ligados diretamente numa tomada de 2 pinos.

Tempos atrás havia decidido não ligar os dois no Clamper (essa tomada de 2 pinos fica a 1-2 metros da tomada do Clamper), porque quando termino de usar o PC eu passei a desligar, o que não fazia antes, o nobreak vivia ligado.

OBS: a tomada do Clamper foi alterada por um eletricista e passou a ser de 3 pinos.

A conexão aqui é VDSL2, 35 Mega, então todos os cabos são ligados no modem/roteador e deles pro PC.

A tempestade de ontem foi algo que nunca tinha visto aqui na cidade, mais de 100 árvores caíram, dezenas de acidentes e até uma morte:
http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2016/01/temporal-deixou-saldo-de-173-quedas-de-arvores-55-acidentes-e-uma-morte.html

Ventou muito forte MESMO, o que me surpreendeu foi que o Clamper só ficou assim hoje de manhã. quando religuei. O pior é que eu pressenti que um troço desses ocorreria, que no mínimo faltaria luz, mas insisti em continuar usando o PC.

Se não me engano a garantia dada por eles é de 3 anos, mas já me desfiz de comprovantes, não achei que viria a pifar dentro desse prazo.

De madrugada aqui em casa só fica o ar-condicionado do meu quarto ligado, e o do quarto vizinho.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Ai o pessoal, para proteger seus equipamentos, compra estabilizador, compra no-break, compra o diabo e esquece do principal. Proteger com varistores, contra surtos de tensão TODAS as linhas metálicas que adentram esses equipamentos..

Esse é o caso de rede telefônica como deve ser a sua dai;

Redes de TV a cabo;

Antenas de rádio etc, todas essas quando trazem a internet até seu PC..

De nada adianta no-break e tantas outras baboseiras a mais.

Queimar fonte + mobo é tipicamente resultado de indução de raios nessas linhas adicionais ai agregadas..

Sempre proteja tudo pois você não vai querer que seu no-break segure esse raio dai vai????  Ele viajou cerca de 10 km de um nada absoluto e você quer que seu no-break segure o mesmo..

Dá uma olhada no bruto, de longe:

Raio%20em%20pernambuco_zpsc9cnqghi.jpg~o

Bons filtros de linha são capazes de segurar a energia induzida por ele, nas linhas telefônicas e de TV a cabo quando de uma tempestade. Mesmo que sua proteção evapore, muito melhor ela, que custa R$ 150 do que sua fonte + sua placa-mãe...

• Curtir 1
Postado

O caso do nobreak não foi por tempestade naquela época, acho que COM CERTEZA foi a bateria gasta + período prolongado de uso (nessa época eu deixava ligado direto, era 24/7, mesmo quando o PC não era usado) e outros fatores (óbvio) da rede elétrica que contribuiram pra pifar a mobo (que felizmente vendi mesmo defeituosa) e a fonte.

O nobreak de 1400 também era um da SMS, não esses modelos profissionais que você comentou uma vez. Você pode dizer que ele pifou as 2 peças do meu PC até por estar passando da hora de ser substituído.

Hoje em dia eu uso um PC com tudo novo, não é mais esse da época do nobreak, e fonte de marca/real, então como não tive nenhuma peça danificada, acho que o filtro da Clamper cumpriu sua finalidade, apesar de não funcionar mais.

Considerando a devastação de ontem eu fico surpreso é que não tenha queimado nada aqui em casa. Acho que demos muita sorte MESMO.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

No-break e PC's usados ao extremo jamais justificam fonte + mobo danificados.. Isso com quase 100% de certeza é derivado de indução de raios na rede telefônica, adentrando por sobre o modem e saindo, para o terra ou neutro via fonte de alimentação..

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, faller disse:

No-break e PC's usados ao extremo jamais justificam fonte + mobo danificados.. Isso com quase 100% de certeza é derivado de indução de raios na rede telefônica, adentrando por sobre o modem e saindo, para o terra ou neutro via fonte de alimentação..

Nesse caso do nobreak é bom salientar que apesar do PC estar desligado nessa época, ele ainda internamente tinha o LED aceso da fonte de alimentação, que estava com interruptor na posição de ligada. E o nobreak estava ligado, então a carga que fez a peça pifar foi jogada dessa forma, não foi durante meu uso, tipo, você está usando, de repente o PC desliga e não volta mais.

Daí a surpresa de não funcionar mais quando tentei religar.

Apesar que isso não faz diferença dizer, porque não é de praxe as pessoas desligarem tudo e menos ainda removerem da tomada quando não usam. Mas é EXATAMENTE ISSO que deve ser feito quando for ficar um tempo sem utilizar MESMO. Duvido que teria ocorrido isso se eu tivesse pelo menos desligado o nobreak.

Eu só não entendi suas colocações com relação a rede telefônica (no meu caso), quanto a raios, isso só ocorreu ontem, porque aqui onde estou é bem raro chover, seria tipo 1x a cada 2 meses (exceto segundo semestre, que sempre passa DIAS assim), e tempestade é algo mais difícil ainda, se muito deve acontecer 1 vez por ano e olhe lá, e olha que justamente o Brasil é o campeão mundial nesse quesito:
http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/brasil-e-campeao-mundial-em-raios-veja-onde-cai-mais,eb0ee88e9ef4b410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Me diga se essa noite quando ocorreu o sinistro, da mobo e da fonte, a linha telefônica por onde trafega essa internet estava ouno modem da internet????

Me diga se sua fonte estava ou não plugada de um modo ou outro, na rede elétrica????

Pois então, se a rede telefônica ai estava, no modem, se esse modem estava ligado ao PC e se esse PC estava conectado a tomada, ai está o caminho da energia do surto que danificou a mobo e a sua fonte..

A fonte estava desligada??? Fontes ao serem desligadas o que interrompe é o fio fase. Justo por isso, como já comentei ai por cima, o caminho se dá é pelo fio neutro ligada ou não esteja essa fonte..

Esse seu raciocínio não é nem um pouco correto de pensar que seu PC desligado (fonte desligada) não está conectado a rede. E conectado a rede telefônica via modem ele sofre interferência de surtos de tensão induzidos nessa rede..

• Curtir 1
Postado

Bom, acabei de ver aqui que o filtro que comprei diz nele mesmo que foi fabricado em 09/10/2014. Já no site deles consta que a garantia seria de 3 anos:

http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=79

Porém, o modelo do site parece ter entrada pra cabo coaxial (logo 2), o que inexiste no meu. Lembro de ter pago menos no modelo que não tinha essas 2 entradas.

Se garantem 3 anos, então eu ainda tenho direito a alguma troca ou reparo. Só tem o porém de eu ter me desfeito da nota, também não tinha como prever isso. Fica o alerta de nunca se desfazer de NF se um fabricante dá garantia de ANOS.

Na segunda vou ligar pro 0800-70-30-555 pra questionar sobre isso.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Perene disse:

....
http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=79

Porém, o modelo do site parece ter entrada pra cabo coaxial (logo 2), o que inexiste no meu. Lembro de ter pago menos no modelo que não tinha essas 2 entradas.

....

Que economia porca fizestes ai pois o outro, pouco mais caro, te daria condições de proteger também cabo coaxial para os casos onde sua internet chegasse sobre o cabo da TV a cabo e para a linha telefônica para casos onde a internet venha pelo cabo telefônico..

Ou seja, equipamentos e dispositivos de proteção existem mas o pessoal não usa ou usa errado...

• Curtir 1
Postado

A Clamper autorizou o PAC reverso, ou seja, posso postar o filtro sem custos em uma agência dos Correios, pra remeter pro endereço deles, pra análise.

Vou providenciar o envio pra amanhã. Infelizmente o que ocorreu por aqui foi mesmo atípico, um baita prejuízo em série que deixou pessoas dias sem energia. Fui um dos felizardos por não ser atingido.

• Curtir 1
  • 4 semanas depois...
Postado

Prezados,
conforme prometido, seguem fotos do filtro enviado pela Clamper, como estava na garantia (que acho que deve ser 3 anos, a data de fabricação do pifado era 2014), me enviaram outro (ou o mesmo consertado, não sei):

http://imgur.com/a/HJiO6

Reparem que agora o LED de proteção acende, e estou teclando do PC que não ligava quando ocorreu aquela tempestade.

Veio com uma nota fiscal informando um valor de 33,21, mas não me cobraram nada, nem pra enviar de volta pra eles (em MG), nem pra mandar esse outro, que até com caixa veio (e mandei pra eles só o filtro, a caixa original havia jogado fora).

A data de fabricação desse que está funcionando é de 2014 também. O código de rastreamento do PAC reverso foi PE161218256BR, como relatei, e o de envio pra mim PE166863446BR.

Felizmente a empresa se mostrou compromissada em resolver, e mais sorte ainda eu tive de não ter danificado hardware algum, e o filtro ter cumprido seu papel. Fica a recomendação.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...