Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

URGENTE - Código C++ para Portugol


DOPL

Posts recomendados

Oi gente, desculpem o título,mais realmente é uma urgência... preciso converter um código de C++ para Portugol,mais nem com muita pesquisa estou conseguindo,parece muito confuso pra mim,por isso venho aqui pedir a ajudar de vocês que já são mais experientes... tenho até as 19:00 para entregar isso,então se puderem me ajudar até la, eu agradeço MUITO! valeu!!

Ajuda no Portugol:

váriaveis: inteiro;

 

 

printf = imprima

 

se <condição>

então <resultado>

 

 

 

para <var de controle> de <início> até <final> passo <incremento> faça

<comandos>

 

fimpara;
 

#include <stdio.h>#include <stdlib.h>int main(){int contador1,contador2,numero,soma=0;for ( contador1=1; contador1<=100; contador1++){printf("Digite um numero:")	;scanf ("%d",&numero);soma = 0;for (contador2=1; contador2 < numero; contador2++){if ((numero%contador2)==0){soma = soma + contador2;}}if ( numero == soma){printf ("O numero %d e perfeito \n", numero);}}system ("pause");}
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei como é a sintaxe do portugol (existe algum site onde eu possa ver isso?), mas explicando esse código:

 

#include <stdio.h>#include <stdlib.h>

 

As bibliotecas padrões de input/output do C... Acho que pode ignorar isso no portugol.

 

int main(){      ...}

 

Isso daí é a função principal do programa. É o programa em si.

Seria o equivalente a:

 

Programa main

Inicio

   ...

Fim

 

int contador1,contador2,numero,soma=0;

 

4 variáveis do tipo inteiro, sendo que a última delas (soma) já tá com o valor 0.

 

for ( contador1=1; contador1<=100; contador1++){    ...}

 

Estrutura de repetição FOR.

Para "contador1" de 1 até 100, incrementando 1, faça:

Inicio

   ...

Fim

 

printf("Digite um numero:");

 

Mostra na tela a mensagem "Digite um numero"

 

scanf ("%d",&numero);

 

Aguarda o usuário digitar um número e guarda o valor na variável "numero".

 

if ((numero%contador2)==0){   ...}

 

Se "numero" dividido por "contador2" tiver resto da divisão igual a 0, faça

Inicio

   ...

fim

 

É isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ouvi falar disso, parece que é mais ou menor uma tradução literal DA: Keywords Para: linguagem Literal;

 

Exemplo:

Neste Trecho temos o algoritmo em C ANSI:

int main(){    int contador1,contador2,numero,soma=0;    for ( contador1=1; contador1<=100; contador1++)    {    printf("Digite um numero:")	;    scanf ("%d",&numero);    soma = 0;    }return 0}

Se me pedisse para escrever em portugol dentro do que sei fica:
Algoritmo: ExemploMain

inicia com nada         numero contador1, contador2, numero, soma como 0;         conte contador ate contador menor 101 então contador mais 1               imprima "Digite um numero";               Entre com numero;               soma com 0; fim com 0

Trata-se de um pseudo código, cujo regras é o literal, não existe um sintaxe nem semântica,

mas precisa ser mais legível;

 

Fonte: Não tenho encontrei essa fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Portugol

"Não existe nada respeito disso",

Acredito que é uma perda de tempo e enrolação nas salas de aula.

 

 

Espero ter ajudado;
De qualquer forma valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só fica ligado aí que o segundo FOR tá dentro do escopo do primeiro.

Inicio        inteiros: contador1, contador2, numero, soma;         para contador1 ...        .       leia(numero);        .       soma <- 0;        .        .       para contador 2 ...        .       .       Se ...        .       .       .       Então soma <- soma + contador2;        .       .       fimSe        .       fimPara        .        .       Se ...        .       .       então ...        .       fimSe        fimParaFim
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!