Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAID 10 - Dúvida


Ir à solução Resolvido por hermanos,

Posts recomendados

Boa tarde.
Tenho um dúida sobre o RAID 10.
Sei que tem que ter no mínimo 4 discos, e que ele faz espelhamento de 2 discos, como na imagem abaixo:

RAID_10.png

 

Digamos que 2 discos parem de funcionar, se eu substituir por 2 discos novos, sei que será reparado meus dados.

Minha dúvida: Pode ser qualquer um dos discos, desde que não pare de funcionar mais que 2 discos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Não.... não podem ser qualquer dois discos..

Explico: O raid 10 separa os discos em pequenos grupos de raid 1. Se, no mesmo grupo, ambos discos falharem, então o arranjo inteiro falha.

 

Nesse esquema, sempre, o arranjo é separado em grupos de 2 discos, que são montados com Mirros (raid 1). Depois, esses grupos formam um grande Striped (raid 0). Na sua figura, você usa 4 discos... Se você usar 6 discos, terá 3 grupos, e assim sucessivamente. Perceba que, logicamente, não é possível criar um raid 10 com número impar de discos...

 

Então a regra é a seguinte: qualquer quantidade de discos podem falhar, desde que não falhem AMBOS os discos em um mesmo grupo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!