Ir ao conteúdo

Montando Servidor para Controle de Internet

Herb

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos!

Tenho uma rede com mais de 30 máquinas e preciso fazer o controle de acesso de internet para determinados grupos e pessoas. Estou montando duas máquinas com Server 2008 Standard aonde vou instalar um DC PAI e no outro um DC FILHO, para instalar o FOREFRONT para controlar os acessos na Internet. Minha conexão é VELOX e tenho um SWUITE para distribuição.

Já processei diversos Tutoriais que achei na Internet para criar o Roteamento entre esses dois (NAT e APENAS LAN!),  e o máximo que consigo é fazer eles se enxergarem apenas pelo PING DO IP, mas quando tento pingar pelo nome de cada um, eles não se enxergam. O que me deixa sem condições de fazer a instalação do DC FILHO, pois o mesmo não consegue enxergar o DC PAI. A configuração deles é a seguinte:

DC PAI (UMA PLACA DE REDE – DC JÁ INSTALADO!)

IP –                 172.16.0.20

MASC –          255.255.0.0

GATEWAY –   (VAZIO), Mas já tentei com o endereço do FILHO!

DNS –             172.16.0.10

DC FILHO (DUAS PLACAS DE REDE – DC NÃO INSTALADO POR NÃO ENXERGAR O PAI!)

PLACA 1 – WEB (JÁ MANTIVE EM DHCP TAMBÉM!)

IP –                 10.1.1.10

MASC –          255.0.0.0

GATEWAY –   10.1.1.1

DNS –             10.1.1.1

PLACA 2 – LOCAL

IP –                 172.16.0.10

GATEWAY –   (VAZIO), Mas já tentei com o endereço do PAI!

Alguém tem como me ajudar? Preciso montar esses Servidores para iniciar todo controle no início do Ano que entra.

Herbert

Técnico de TI

Postado

Olá, saindo um pouco fora de "microsoft" neste caso aconselho que use equipamentos específicos como a famosa RB700, que já vem pré configurada, você faz a instalação em poucos minutos e já tem o controle de acesso, controle de velocidade, captive portal, balanceamento de carga em ate 4 links etc... São muitas as funções.

Postado

Emerson, não conheço RB700. 

Por acaso é igual a MIKROTIK? Se for, infelizmente não está disponível no orçamento da Empresa investimento para esse caso em especial.

Postado

No Server q será o Controlador (PAI), está instalado o AD/DNS.

No outro ainda não tem o AD instalado devido ao fato dele não conseguir enxergar o PAI para completar a instal. como DOMÍNIO FILHO.

E tenho instalado nos dois o SERVIÇO DE ROTEAMENTO E ACESSO REMOTO com as duas opções ativadas usando a opção de PERSONALIZADO, NAT e LAN.

Postado

No Server q será o Controlador (PAI), está instalado o AD/DNS.

No outro ainda não tem o AD instalado devido ao fato dele não conseguir enxergar o PAI para completar a instal. como DOMÍNIO FILHO.

E tenho instalado nos dois o SERVIÇO DE ROTEAMENTO E ACESSO REMOTO com as duas opções ativadas usando a opção de PERSONALIZADO, NAT e LAN.

ok, o servidor que você chama de "domino filho" foi ingressado ao domino pai ? ou você só ligou ele e iniciou os serviços de  NAT e RDP. (primeira configuração a ser feita deve ser a de comunicação entre servidores, você faz insto colocando o segundo servidor no domínio existente criando ou não uma floresta, após isto você da inicio aos outros serviços)

Postado

Não consigo.

Após digitar usuário e senha, ele não identifica o outro na rede!

Mas se pingar para o IP do PAI, eu tenho resposta e vice-versa.

Postado

Não consigo.

Após digitar usuário e senha, ele não identifica o outro na rede!

Mas se pingar para o IP do PAI, eu tenho resposta e vice-versa.

então o problema é com o DNS que você colou, desta forma ele não vai ver seu servidor. 

Tente assim

DC FILHO (DUAS PLACAS DE REDE – DC NÃO INSTALADO POR NÃO ENXERGAR O PAI!)

PLACA 1 – WEB (JÁ MANTIVE EM DHCP TAMBÉM!)

IP –                 10.1.1.10

MASC –          255.0.0.0

GATEWAY –   10.1.1.1

DNS –             172.16.0.20

DNS --            172.16.0.10

PLACA 2 – LOCAL

DNS –             172.16.0.20

DNS --            172.16.0.10

Postado

Oi, Emerson!

Desculpe não ter retornado, mas estava resolvendo outro assunto e tive que dar uma parada na instalação.

Fiz a alteração que me sugeriu, mas não funcionou também. Cheguei a conclusão que você mencionou de ser problema do DNS. E como já tinha feito outras alterações, a coisa ficou meio confusa. Conclusão: estou reinstalando o Server e começar do início.

Só me orienta numa coisa:

Após a instalação do AD, é necessário ter que configurar aquela parte do "...direta" e "...inversa" (esqueci o nome), para poder fazer o DNS funcionar e os DOMÍNIOS poderem ser acessados?

E só depois disso instalar o ROTEAMENTO, para que as duas máquinas se enxerguem na rede?

No aguardo.

Postado

Caso você não tenha nenhum DNS na sua rede, o AD pede a instalação do DNS no servidor.

As consultas diretas e inversas não precisam ser configuradas nesse momento.

Se o DNS for instalado na maquina do AD, é importante que o DNS do PDC esteja apontado para ele próprio.

Os computadores da rede deverão ter como DNS o IP do PDC.

Para saber se está tudo ok execute o comando nslookup procurando o seu PDC pelo nome.

A resposta deve ser o IP e o nome+domínio do servidor.

Exemplo:

tcpip_p35_clip_image001.gif

Postado

Pois então, Xucrute,

Eu já tinha feito isso antes de formatar aquele que estava como Controlador de Domínio e inclusive quando usava o NSLOOKUP ele me respondia exatamente como o exemplo que você citou. No entanto, quando eu voltava no Servidor sem o DC, ainda em WORKGROUP e tentava fazer a instalação do AD, após digitar o Usuário e senha para entrar no Domínio, ele me dava a mensagem de problema na identificação do DNS e não concluía o processo.

Por isso estou formatando àquele com que estava com o Domínio e vou reinstalar para pegar tudo do zero. Mas gostaria de saber com certeza se tenho que:

primeiro instalar o ROTEAMENTO e fazer as máquinas se enxergarem e só depois fazer a Instal. do Domínio nas duas?

O que estou realmente tentando fazer é ter um como CONTROLADOR DE DOMÍNIO e o outro fazendo o CONTROLE DE INTERNET com o FOREFRONT instalado e com o DOMÍNIO APENAS LEITURA, já que o FOREFRONT só aceita assim.

E então, o que me diz: primeiro o ROTEAMENTO ou vou direto no DOMÍNIO no dois?

Postado

No seu primeiro tópico você informa:

IP –                 172.16.0.20

GATEWAY –   (VAZIO), Mas já tentei com o endereço do FILHO!

Sendo este o PDC note que o DNS não está apontando para ele.

O correto a configuração estar em 127.0.0.1 ou 172.16.0.20

Depois você diz:

PLACA 2 – LOCAL

O servidor, não sendo o primário, deveria ter o DNS apontando para o PDC, que é 172.16.0.20.

Eu configuraria primeiro do AD funcionando nos dois servidores e depois prosseguir com o Forefront.

Postado

O Emerson passou essa configuração, como pode ver a cima, mas também não funcionou.

Quanto a instalar o AD nos dois, não tem como! O Forefront não funciona num CONTROLADO DE DOMÍNIO. Preciso fazer desse Servidor como RODC. A não ser que você conheça uma forma de instalá-lo sem ser dessa maneira. Como falei, vou formatá-lo e refazer as instalações. Mas você não me respondeu: depois da reinstalação faço primeiro a instalação do ROTEAMENTO para as duas se enxergarem, ou instalo o CONTROLADOR e depois acrescento o outro nesse domínio?

Postado

Olá, após formatar tente ingressar o windows server no domino antes de qualquer serviço, e depois configurar o Forefront  (até a configuração ser feita no FF o DNS \ AD  devem ser o mesmo servidor)  o FF sera um outro DNS na rede.

Postado

Oi, já reinstalei!

Ativei o AD como Controlador na máquina com apenas um interface e no outro, com as duas placas de rede, ativei o AD como leitura, para depois instalar o Forefront.

Os dois Servidores estão se enxergando, mas o q está com AD/DC e um cliente q coloquei na rede, não conseguem acesso na Internet. Já revi as configurações de Roteamento e está tudo ativo. A diferença é q no Servidor AD/DC ele mostra como conectado, mas não abre nenhum página da Internet e no Cliente, só tenho acesso interno!

O que está faltando? É o Forefront que vai liberar os acessos na Internet?

Postado

É Manual.

Não estou com o DHCP ativado.

Antes de instalar o AD como leitura na máquina q distribui a Internet, tinha deixado a placa Web sem IP. Mas depois que ele fez a instal do AD, ele assumiu um IP automaticamente.

Postado

entendi, olha se ele ta conectado mas não exibe paginas da web pode ser o DNS, tente dar um ping em algum site da web tipo  www.google.com.br = 8.8.8.8 Seria interessante você já ativar o servidor de dhcp e ff, para ver se consegue o controle da internet.

Postado

Boa tarde!

Desculpe a demora pelo retorno, mas Natal e Fim de Ano é meio complicado, ainda mais com mudanças nas estruturas internas...

Eu agradeço muito a ajuda de vocês. Vou fazer a instalação do FF e verificar se o que está faltando é ele estar instalado para rodar a internet. No mais, muita luz a todos no Natal e muita paz na virada do Ano.

Nos falamos em 2015! Obrigado!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!