Ir ao conteúdo

Temperatura da fonte Corsair CX 750

roberta187

Posts recomendados

Postado

Boa noite, bom eu comprei uma fonte ontem a corsair cx750 porém ela esta esquentando eu diria q na temperatura daquelas TV de tubo quando você joga nela o dia todo(é para ter uma noção + - ) nao é morno mais nao chega a queima a pele enfim eu diria entorno de 50 graus ou 60 não sei , ela esquenta assim apenas quando estou jogando queria saber se isso é normal ou ela esta com defeito, meu gabinete nao tem cooler é mini atx porém deixo ele aberto. temperatura da placa d video fica no max 70 jogando watch dogs com td no ultra e a textura no ultra minha placa nao é a versao 2gb é a versao 4gb, o processador também ta chegando no max 68 graus jogando watch dogs. sei q preciso trocar de gabinete mais gostaria de saber se a fonte esquenta assim mesmo ou ela veio com defeito, as tensão da fonte também estão perfeitas todas normais o minimo q fica na linha de 12v é 12,108v usando 100% do pc todo (testei com um programa de stress) e em idle fica 12,188v as linhas de 3,3v e 5v ficam fixas 3,344v e 5,070v.

conf:

4gb ram

sapphire r9 270x dual-x

FX 8350

corsair cx750

desde ja obrigada.

Postado

Se o seu gabinete não tem cooler, como quer que a temperatura fique em um nível aceitável? Tem que observar também o local onde está instalado seu PC, se tiver em local pouco ventilado vai esquentar mesmo. Outra coisa que não ajuda, além da alta temperatura ambiente, é a umidade.

Postado

Se o seu gabinete não tem cooler, como quer que a temperatura fique em um nível aceitável? Tem que observar também o local onde está instalado seu PC, se tiver em local pouco ventilado vai esquentar mesmo. Outra coisa que não ajuda, além da alta temperatura ambiente, é a umidade.

exatamente por isso falei q meu gabinete fica aberto, e também é por isso q criei o topico, e tentei detalhar bem porque quero saber se a fonte esta com temperaturas normal se ela aqueçe mesmo ou se ela veio com defeito, umidade nao tem, aqui é sp então n é quente, gpu e cpu estão com temperaturas normal creio eu então era pra fonte também estar eu acho. então ela esquenta assim mesmo?

Postado

Qual a melhor forma de manter a ventilação do PC: gabinete aberto ou gabinete fechado com todos os coolers devidamente posicionados?

Te garanto que é a segunda opção, pois irá forçar a circulação de ar, sendo que o fluxo que deve ocorrer é a entrada de ar frio e a saída de ar quente. Gabinete aberto até pode resolver o problema de temperatura de um PC que não tenha um bom fluxo de ar, seja pelo fato de ser um gabinete pequeno, seja pelo fato de simplesmente não ter coolers.

Como está a limpeza interna? Talvez tenha muita poeira acumulada e isso também atrapalha a circulação do ar, mesmo com o gabinete aberto. Pode ser utilizado um pincel de cerdas macias para esse procedimento.

Considerando também o fato de que a temperatura da fonte fique em torno de 50ºC a 60ºC somente durante a jogatina, até acho que não está tão alta assim, mas sempre é bom manter as temperaturas nos menores níveis possíveis. O ideal mesmo seria medir as temperaturas dos componentes com um termômetro infravermelho (só que não é um equipamento barato), pois nem sempre dá para confiar nesses programas de monitoramento de temperatura e tensão.

Postado

Qual a melhor forma de manter a ventilação do PC: gabinete aberto ou gabinete fechado com todos os coolers devidamente posicionados?

Te garanto que é a segunda opção, pois irá forçar a circulação de ar, sendo que o fluxo que deve ocorrer é a entrada de ar frio e a saída de ar quente. Gabinete aberto até pode resolver o problema de temperatura de um PC que não tenha um bom fluxo de ar, seja pelo fato de ser um gabinete pequeno, seja pelo fato de simplesmente não ter coolers.

Como está a limpeza interna? Talvez tenha muita poeira acumulada e isso também atrapalha a circulação do ar, mesmo com o gabinete aberto. Pode ser utilizado um pincel de cerdas macias para esse procedimento.

Considerando também o fato de que a temperatura da fonte fique em torno de 50ºC a 60ºC somente durante a jogatina, até acho que não está tão alta assim, mas sempre é bom manter as temperaturas nos menores níveis possíveis. O ideal mesmo seria medir as temperaturas dos componentes com um termômetro infravermelho (só que não é um equipamento barato), pois nem sempre dá para confiar nesses programas de monitoramento de temperatura e tensão.

nao tem poeira e também é tudo novo comprei mes retrasado só a memoria ram q é velha do meu pc anterior e o hd. a fonte q eu usava era d marca ruim (TDA 750w) troquei porque ela caia a tensão 12v para 11,450 em full load algo assim e também vi pela corrente dela 44 amp na linha d 12v nao chega a 750w nunca a linha d 12v da corsair cx 750 é 62amp o que da 744watts só na linha d 12v o que é algo mt bom sem falar q é uma marca mais confiavel. usei a TDA apenas por 2 mes e comprei antes d ontem a corsair cx750 nunca reparei q se as fonte aquecia quando eu tinha uma gtx550ti com core2duo e uma fonte d 500w da mimax  acho q ela n aquecia apesar q acho q essa fonte da mimax também n era boa mas ela aguentou por 5 anos e ainda ta boa, então me espantou o fato dela aqueçer assim ainda mais por ser de "marca" e pelo q entendi a vel do cooler depende da carga usada então nunca o cooler vai chega a 100% ja q meu pc deve usar até 525w mais ou menos no pico maximo pelo menos foi isso q o calculator me mostrou com sistem load 100%. então se quiser melhorar a temperatura da fonte é com o gabinete? e a fonte nao tem defeito?

• Membro VIP
Postado

....ja q meu pc deve usar até 525w mais ou menos no pico maximo pelo menos foi isso q o calculator me mostrou com sistem load 100%.

Lastimo, seu calculo esta completamente furado, inseriste mal os dados e interpretaste o resultado erroneamente. Refiz o mesmo e deu, no pico do pico, coisa de 355 Watts. Uma boa fonte capaz de entregar 500 Watts já atenderia muito bem a sua config, com folga da ordem de 30% ainda...

Ai, em vez de comprar uma fonte de 500 Watts com selo Ouro, de eficiência, pegas uma de 750 inúteis Watts (vai sobrar ai, com relação a demanda de sua config coisa de 395 Watts. Daria de alimentar duas delas..)

O custo seria equivalente e terias uma fonte com eficiência maior o que significa menor aquecimento interno..

Usaste a ferramenta certa porém de modo errado. Algo mais ou menos assim:

Ferramentaerrada2_zps7c21b076.jpg

O pior de tudo é que o uso errado da ferramenta dá uma sensação de acerto com um resultado fajuto...

Vai ai uma visão do racional de cálculo de modo correto:

roberta187_zps0d9d53f3.jpg

Se tiveres dúvidas com qualquer inserção ai de cima fale que te explico..

Postado

falei 525w mais ou menos e olha o calculator do extreme outvision , lembrando q você n colocou em 100% o sistema e do processador ja q no teste d stress ele fica 100% também você n colocou o clock do turbo ja q ele aumenta sozinho para 4,2ghz e a tensão d 1,45 nao sei se ta certo a tensão mas foi o max q ele chegou eu olhando com o AIDA64 com o processador em 100% e eu presisava d uma fonte d 750w pois pretendo por duas placa d video ainda n sei qual as duas q vou compra e também n é agora é mais pra frente daki um ano ou dois quando lançar placas melhores, mas sem fugir do assunto do topico a fonte tem defeito ou ta normal? ela esquenta assim mesmo certo?

Sem_t%C3%ADtulo.jpg?1418386697

Postado

@roberta187

Você vai usar o seu computador EXCLUSIVAMENTE pra Benchmark? Uma CPU só será utilizada assim (100% de uso), em Benchmarks.. Em jogos, o uso e consumo é menor.. Por isso, 90% é o ideal pra conta.

O Clock Turbo não altera a tensão de trabalho do processador. Não deveria e nem necessitaria.. É um leve aumento, apenas no clock do mesmo, apenas quando necessário.. Ele não precisa ser incluso na conta pois, ao contrário de overclock, não é usado o tempo todo..

A única coisa que faz sentido pra usar uma fonte dessas, seria pro uso de duas VGAs. Qual gabinete que você usa aí?

Postado

@RS Faria

gabinete daqueles pequeno q vem no pc da positivo com frente colorida meu gabinete é antigo, como falei antes eu usei esse programa de stress para testar a tensão da fonte apenas pra isso com 100% load de tudo pois minha fonte antiga diminuia ai quis ve se essa estava ok e ela esta tudo normal as tensão, o pc é pra uso em jogos mas vi jogos como o watch dogs q chega a usar 92% do meu processador isso me assustou um pouco talvez seja só má otimisação do game ele ta atualisado mas n ta com os 2 novos update 1.05 e 1.06, então se ele usa 92% é quase 100% d um teste de stress, ou talvez nao ja q o jogo nao fica 92% direto d uso ele oscila muito, a tensão normal em 4ghz com turbo desligado é 1.33~1.35 com turbo é 1.44~1.45 então muda sim e muito o consumo dele, claro q com essa tensão eu poderia fazer um over de até 4,6 sem problemas com um cooler bom, eu fiz o teste desligando o turbo na bios da placa-mãe caso queira t mostro print de 100% a tensão em 4ghz e em 100% em 4,2ghz, só nao entendo porque estão fugindo do assunto do topico pois preciso saber se a fonte está com defeito de aquecimento porque se tiver preciso troca-la na loja.

EDIT: como falei na outra resposta pretendo por 2 placa de video futuramente.

Postado

Bom, colocar tabela de consumo, agora que já tem a fonte, não tem sentido mesmo, enfim...

Normal, não é. Como mostrado, o consumo é bem menor do que a potência total dela. Talvez morna, mas quente assim, não seria normal. Tem como a fonte "respirar" nesse gabinete? Puxar um ar mais frio?

Posta uma foto do seu gabinete, pra ter ideia se ela está cozinhando no próprio calor, ou se está com problemas mesmo..

Postado

aqui mas n tem como eu tirar foto melhor agora pois pra isso presisaria tirar ele dali e agora n posso pois estou fazendo um download importante e vai demora termina pois a internet é lenta mas quando terminar eu posto foto dele todo.

post-747590-0-90474600-1418395806_thumb.

post-747590-0-73881500-1418395862_thumb.

Postado

Nem precisa.. Já deu pra ver o drama..

A fonte está se "resfriando" com o ar quente do resto do PC.. Além disso, não tem um cooler na parte de trás do gabinete, pra ajudar a tirar o ar quente de dentro do PC.. Quem tá fazendo isso é a fonte..

A ventoinha da fonte está funcionando, certo? Funcionando, creio que a solução mais adequada é tirar seu PC dessa "caixa de sapato" aí.. O ideal é manter o gabinete fechado e criar um fluxo de ar dentro dele, com algumas ventoinhas.. 

Postado

pois é a a ventoinha ta ligando normal mas nao sei se ela tá aumentando de velocidade pois a velocidade de ar que sai atras é baixa mesmo com programa de stress nao notei aumento de fluxo de ar atras da fonte mas nao sei se é assim mesmo ao q me parece ela só aumenta a vel depois de 50% de carga baseando se pelos decibeis q ta escrito na baixa só aumenta os decibeis depois de 50% de carga aqui uma foto q eu tirei da caixa.

post-747590-0-02020600-1418398872_thumb.

• Membro VIP
Postado

falei 525w mais ou menos e olha o calculator do extreme outvision , lembrando q você n colocou em 100% o sistema e do processador ja q no teste d stress ele fica 100% também você n colocou o clock do turbo ja q ele aumenta sozinho para 4,2ghz e a tensão d 1,45 nao sei se ta certo a tensão mas foi o max q ele chegou eu olhando com o AIDA64 com o processador em 100% e eu presisava d uma fonte d 750w pois pretendo por duas placa d video ainda n sei qual as duas q vou compra e também n é agora é mais pra frente daki um ano ou dois quando lançar placas melhores, mas sem fugir do assunto do topico a fonte tem defeito ou ta normal? ela esquenta assim mesmo certo?

Sem_t%C3%ADtulo.jpg?1418386697

Amigo.. A calculadora deixa claríssimo, e só saber ler,  que CPU utilization vai refletir o percentual da TDP e não o percentual de ocupação da CPU. São coisas totalmente diferentes. Para entender do que falo terias de conhecer o conceito de TDP . Usar 90% da TDP é ainda conservador, muito conservador.. A maioria das CPU sequer bate em 85% da TDP em seu uso mesmo no pico..

Seu PC se destina ao uso corriqueiro, inclusive pesados games ou a fazer Bench marks??? Na descrição de sua config sequer citaste uso de OC...

E ai ainda colocastes adicionais duas placas PCI-e, que sabe lá o que são, e acredito que nem as tenha ai na maquina...

Finalmente ao invés e olhar como demanda de pico de sua config o valor citado pela calculadora como Minimum PSU Wattage, olhaste o outro, 50 Watts a maior... ERRADO

Minimum PSU Wattage = potência mínima de uma fonte para tocar essa config significa em outras palavras demanda de pico da config...

Como disse, típico uso errado de ferramenta certa...

Ferramentaerrada1_zpsc743bc92.jpg

Ao final chegastes a uma grande conclusão.. Por erroneamente pegares uma fonte de 750 Watts tendo uma máquina que vai demandar somente 355 Watts, isso no pico do pico, o fan de arrefecimento da mesma nunca vai chegar a seu máximo, pois só acelera a partir dos 350 Watts... Desse modo a fonte, embora não seja essa a função de seu fan, não vai ajudar em nada no arrefecimento de seu gabinete e vai, junto com ele, aquecer a maior do que deveria se bem dimensionada fosse...

Essa foi uma das razões que citei no apanhado que fiz das dez razões para você não adotar fontes de exagerada potência, olhe ai e confira, na dica de número 710 Boas razões para você evitar superdimensionar a fonte de seu PC   

Olhe também a dica de número 9 e reflita que placas de vídeo tem a tendência de evoluir para maior desempenho e menor demanda e você acha que vale a pena investir em reserva de potência ainda..

Amigo, em matéria de fontes e demanda quando você está indo já fui e dei a volta umas doze vezes.. Acredite e aproveite, e não fique irritado comigo, use essa energia para raciocinar, vale mais a pena.. Aproveite que tem ainda alguém que tem a paciência de lhe mostrar o caminho correto..

Postado

@faller

então se ta errado o problema é com o calculator pois eu coloquei igual ta no meu AIDA64 as configuracoes... e nao ta com over é só você saber ler ou usar o google o fx8350 tem 4,2ghz com turbo o "turbo" só ativa quando presisa nao é ativado direto eu mesma ja joguei Tera online durante 24h e o clock n passa d 4ghz porém no watch dogs fica em 4,2ghz e a tensão dele em 4,2 é 1,44~1,45 então a tensão em watts está sim correta o uso em watts é mt maior ja q obviamente aumenta a voltage e também eu sempre compro fonte maior q o recomendado preferência minha. porém nao sou eletrecista... e também n é algo do meu interesse e também o topico nao é sobre isso e também tenho minhas experiencias pessoais sei ja o que ja passei com pc e os problema q ja tive e tudo nesses ultimos 7 anos de experiencia pessoal... porém como ja disse n sou "eletrecista" nao ligo pra o que ele gasta como ja sei q ela aguenta isso ja é o "importante" e como ja falei um monte de vez vou fazer crossfire provavelmente... nao agora porém com as novas placas q sair la pra quando sair os novos modelos da AMD para rodar com muito FPS em 4k apesar q meu monitor é d 1360x768 porém o dinheiro e meu e pretendo usar... de qualquer forma favor manter o foco do topico sobre a pergunta falada... nao li as regras porém acho q é o certo pois aqui nao é nenhum chat e a minha pergunta é sobre temperatura e nao sobre watts ou seja la o que você falo q nem li ja q n é sobre a minha pergunta.

• Membro VIP
Postado

@faller

então se ta errado o problema é com o calculator pois eu coloquei igual ta no meu AIDA64 as configuracoes... e nao ta com over é só você saber ler ou usar o google o fx8350 tem 4,2ghz com turbo o "turbo" só ativa quando presisa nao é ativado direto eu mesma ja joguei Tera online durante 24h e o clock n passa d 4ghz porém no watch dogs fica em 4,2ghz e a tensão dele em 4,2 é 1,44~1,45 então a tensão em watts está sim correta o uso em watts é mt maior ja q obviamente aumenta a voltage e também eu sempre compro fonte maior q o recomendado preferência minha. porém nao sou eletrecista... e também n é algo do meu interesse e também o topico nao é sobre isso e também tenho minhas experiencias pessoais sei ja o que ja passei com pc e os problema q ja tive e tudo nesses ultimos 7 anos de experiencia pessoal... porém como ja disse n sou "eletrecista" nao ligo pra o que ele gasta como ja sei q ela aguenta isso ja é o "importante" e como ja falei um monte de vez vou fazer crossfire provavelmente... nao agora porém com as novas placas q sair la pra quando sair os novos modelos da AMD para rodar com muito FPS em 4k apesar q meu monitor é d 1360x768 porém o dinheiro e meu e pretendo usar... de qualquer forma favor manter o foco do topico sobre a pergunta falada... nao li as regras porém acho q é o certo pois aqui nao é nenhum chat e a minha pergunta é sobre temperatura e nao sobre watts ou seja la o que você falo q nem li ja q n é sobre a minha pergunta.

A parte final do que escrevi trata exatamente sobre a questão térmica mas pior cego e aquele que não quer ver, paciência..

Saio fora dessa briga pois fiquei sem o menor interesse nela. Eu não estou com nenhum problema térmico aqui para resolver

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...