Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade na infraestrutura


Ir à solução Resolvido por Véio do Rio,

Posts recomendados

Pessoal boa noite, estou com uma dúvida, estou "começando" nessa área de hardware sou programador e não entendo muito bem de boas práticas quando se trata de hardware..

Bom vamos lá, recentemente refiz a parte funcional no quesito servidor/rede da empresa onde trabalho..

Bom o ambiente possui 7 maquinas cliente e 1 servidor

Todas maquinas cliente roda windows 8

no servidor optei pelo Windows Server 2012 R2..

o servidor é um controlador de domínio, e todas as outras maquinas são membros desse domínio, utilizo nesse servidor vários recursos como DNS, FTP, DHCP, VPN, Servidor de Arquivos e etc...

e todas maquinas cliente possui perfis moveis ou seja todo o conteúdo de todas maquinas ficam centralizado no servidor.. o que facilita o backup dos arquivos que é feito diariamente, e a mobilidade/facilidade de os funcionários poderem utilizar qualquer maquina que os seus arquivos estarão lá da mesma forma em qualquer maquina do domínio.

Bom o quesito é quando cheguei na empresa a mesma utiliza um modem/roteador da vivo da marca ZyXel (muito ruim por sinal) mas é o único que da suporte a tecnologia VDSL que é necessária para o plano de internet da empresa.

esse modem possui apenas 4 portas Ethernet, então é utilizado um roteador TP-LINK (que ja tinha na empresa) como Access Point para "estender" a quantidade de portas, mesmo assim ainda fica 1 computador via Wi-Fi porque não tem portas suficientes..

como se trata de um perfil movel, sempre que é feito o login/logoff as alterações do cliente são enviada ao servidor através da rede, e esse processo esta meio que demorando..

gostaria de adquirir uma placa de rede gigabit para incrementar no servidor para dedica-la somenta a rede LAN e a outra placa OnBoard seria a WAN essa é a melhor prática? se sim estava pensando nesse modelo o que me dizem

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=11638&origem=52&utm_source=GOOGLE-SHOPPING&utm_medium=COMPARADOR&gclid=Cj0KEQiA5K-kBRDZ9r71gOvlxOMBEiQAwkK52AahNc672kcz4o5qf7J30NgxcmfWHjwMk4gZFfyniBgaAliU8P8HAQ

e também para o problema das portas gostaria de implementar um switch também operando na em gigabit para distribuir a rede para os clientes

http://www.kabum.com.br/produto/16909/tp-link-switch-8-portas10-100-1000-gigabit-tl-sg1008dv

essa seria a melhor opção? assim utilizaria o modem da vivo apenas para enviar a internet ao servidor, e o mesmo teria uma placa dedicada Gigabit para rede LAN que se conectaria no switch também Gigabit para distribuir o sinal para os clientes.

o que me dizem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

É bem provável que este modem a que você se refere já esteja trabalhando como roteador, e portanto não há necessidade de ligá-lo ao servidor. Ademais, tudo ok com suas ponderações

 

Sim o modem possui mas como disse ele é uma m** haha muito limitado, e bem fraquinho, estou pensando em coloca-lo como bridge e deixar todo o processo para meu router TP-LINK..

no caso eu gostaria de ter essa placa do servidor exclusiva para rede LAN mais gostaria de transmitir a conexão com a internet para os computadores, para isso não teria que conectar o cabo saindo do Router (que pegará a conexão vindo do modem em bridge) no servidor e compartilhar a internet para a outra placa exclusiva para LAN ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim o modem possui mas como disse ele é uma m** haha muito limitado, e bem fraquinho, estou pensando em coloca-lo como bridge e deixar todo o processo para meu router TP-LINK..

no caso eu gostaria de ter essa placa do servidor exclusiva para rede LAN mais gostaria de transmitir a conexão com a internet para os computadores, para isso não teria que conectar o cabo saindo do Router (que pegará a conexão vindo do modem em bridge) no servidor e compartilhar a internet para a outra placa exclusiva para LAN ?

Não. Configurando o modem como bridge e ligando-o a um roteador, este fará o compartilhamento da internet para sua rede interna, não necessitando fazer isso novamente no servidor. você só faria o roteamento no servidor se nao tivesse um roteador físico e ligasse o modem em modo bridge direto no servidor; porém, vale ressaltar que esta prática, sem no mínimo um firewall decente e um sistema virtualizado para isolar o roteamento de seus serviços de rede internos (Active Directory, File Server, Database, etc.) é totalmente abonimável do ponto de vista de segurança.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. Configurando o modem como bridge e ligando-o a um roteador, este fará o compartilhamento da internet para sua rede interna, não necessitando fazer isso novamente no servidor. você só faria o roteamento no servidor se nao tivesse um roteador físico e ligasse o modem em modo bridge direto no servidor; porém, vale ressaltar que esta prática, sem no mínimo um firewall decente e um sistema virtualizado para isolar o roteamento de seus serviços de rede internos (Active Directory, File Server, Database, etc.) é totalmente abonimável do ponto de vista de segurança.

Espero ter ajudado.

 

Entendi, então vou deixar o modem em modo bridge liga-lo ao roteador e deixar o mesmo fazer o processo de roteamento, então  no caso quando eu implantar no meu servidor a nova placa de rede gigabit, a onboard nem irei utilizar então, certo? ligarei o servidor direto no switch pela essa nova placa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, então vou deixar o modem em modo bridge liga-lo ao roteador e deixar o mesmo fazer o processo de roteamento, então  no caso quando eu implantar no meu servidor a nova placa de rede gigabit, a onboard nem irei utilizar então, certo? ligarei o servidor direto no switch pela essa nova placa

Correto. Mais pra frente, se sua infraestrutura crescer, você pode usar esta placa de rede para outra coisa, como por exemplo para suportar um servidor de câmeras IP com uma rede separada fisicamente da sua rede interna através desta segunda interface.

Espero ter ajudado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correto. Mais pra frente, se sua infraestrutura crescer, você pode usar esta placa de rede para outra coisa, como por exemplo para suportar um servidor de câmeras IP com uma rede separada fisicamente da sua rede interna através desta segunda interface.

Espero ter ajudado.

 

 

Ajudo sim e muito valeu pela atenção ao post e por me ajudar com as dúvidas, grato por isso.

 

sobre os hardwares mencionados acha que o custo/beneficio são bons? o investimento e baixo porque é uma rede pequena mais creio que esses equipamentos de conta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Ajudo sim e muito valeu pela atenção ao post e por me ajudar com as dúvidas, grato por isso.

 

sobre os hardwares mencionados acha que o custo/beneficio são bons? o investimento e baixo porque é uma rede pequena mais creio que esses equipamentos de conta

 

Bom dia,

 

Quanto ao adaptador de rede faço uma ressalva: opte por modelos de barramento PCI Express, como este:

 

http://www.tp-link.com.br/products/details/?categoryid=235&model=TG-3468

 

O motivo? O barramento PCI, além de já estar obsoleto, se tornará um gargalo para operar a taxas de transferência mais altas. Veja isto: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Como-o-Gigabit-Ethernet-Funciona/1115/3

 

Quanto ao switch, se não quiser investir em um modelo gerenciável e quiser o mínimo pra trabalhar sem problemas, o que você postou é uma boa pedida.

 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!