Ir ao conteúdo

Instância do kernel do Windows para isolar bad address de memória

Henrique - RJ

Posts recomendados

Postado

Não consegui encontrar instruções de como determinar ao kernel do Windows que ignore determinado endereço de memória com defeito apontado no Memtest86+.

Encontrei isto em um fórum gringo, MmMarkPhysicalMemoryAsBad, que seria uma instância do kernel por meio da qual se poderia evitar endereços ruins nas memórias com defeito.

http://forum.sysinternals.com/masking-bad-memory_topic6389.html

É que eu queria aproveitar uma memória PC133 de 512MB que está com defeito mas que funciona só que corrompendo ás vezes as coisas.

Alguém já lidou com esse assunto com êxito ou teria alguma solução ?

up !

Postado

Alguém já lidou com esse assunto com êxito ou teria alguma solução ?

Sim, mas no Linux. Para Linux existe um patch para o kernel chamado BadRAM, onde você passa um intervalo de memória que não deseja utilizar no parâmetro do kernel.

A MmMarkPhysicalMemoryAsBad é apenas uma rotina do modo do kernel (do Windows) e, portanto, apenas poderia ser usada em um driver de dispositivo. Programação de driver não é lá assim muito trivial. Já fiz uma coisa ou outra. Entretanto, a própria Microsoft inclui essa rotina numa lista de rotinas que são reservadas para o sistema e que não deveriam ser chamadas diretamente em um driver (http://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/hardware/ff554435%28v=vs.85%29.aspx)

Particularmente, até acredito que dê para implementar uma "gambiarra" desses, mas não sei se poderia comprometer a estabilidade do sistema. Também não procurei a fundo para ver se existe alguma coisa pronta que seja semelhante ao que existe para Linux.

[ ]'s

Postado

Lá no fórum gringo do link que postei acima, alguém se propôs a criar algo para esse fim de aproveitamento de memórias com bad address mas não deu certeza.

Um até disse que conseguiu isolar endereços no Linux mas que eles foram aumentando em número na memória que usava ( ela foi se degradando ).

No Windows XP tinha a opção de limitar o uso de parte da memória usando um tal de MEMMAX no boot.ini mas não servia para endereços pontuais com defeito.

Achei que pudesse encontrar alguma forma de isolar o endereço ruim da memória que tenho mas vejo que não será tão fácil.

Eu já coloquei uma memória boa no lugar da ruim e esta última ficou encostada por não ter como usá-la como gostaria.

Desconfio um pouco da fonte nova que estou usando de que tenha causado esse defeito por gerar algum ruído esporádico mas o pente já era muito usado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...