Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock FX-6300 4.6GHz


Raito

Posts recomendados

Configurações:

Placa mãe: Asus M5A78L-M LX3

Memória: Gskill Ripjaws Ddr3 2133mhz 8GB(2x4GB) [Porém só uso 1866mhz, o máximo suportado pela placa mãe em overclock]

Processador: AMD FX 6300 Six-Core 3.5Ghz

Cooler: CoolerMaster Hyper 212X

Placa de vídeo: Sapphire Radeon R9 280 Dual-X 3GB GDDR5 384 bit 

HD: Seagate SATA 3 500GB 7200RPM 6.0Gb/s ST3500413AS

Fonte: EVGA ATX 600W Real 80 PLUS BRONZE

SO: Windows 7 Ultimate 64 bits

Gabinete: X-Trike V9

 

Bom, nunca fiz um overclock que precisei mudar a tensão antes, então quero saber se está bom assim:

CPU Ratio: x23 4600MHz

AMD Turbo Core: Disabled

CPU/NB Frequency: 2200MHz

CPU Over Voltage: 1.48125

VDDNB Over Voltage: 1.25625

LoadLine Calibration: Auto

HT Link Speed: 2200MHz

 

Com tensão menor do que isso no CPU Over Voltage dava BSOD ou reiniciava sozinho durante o stress, porém o VDDNB Over Voltage eu deixei desse jeito meio "na louca" porque não tinha ideia do quanto colocar.

 

Usei o Intel Burn Test no Maximum em 10 "steps" e deu que meu sistema está estável (com 4.7GHz ele não desligou, mas o intel burn acusou instabilidade aí abaixei pra 4.6), ainda falta eu jogar algo pesado por algumas horas para confirmar isso, mas aparentemente está tudo OK.

As minhas temperaturas atingiram o pico de 62ºC nos núcleos mas por muito pouco tempo, na maioria das vezes pegou 55º C no processador e 59ºC nos núcleos, isso durante as 3 horas de stress test. Com o stress desligado fica em 54º C geral, e 49ºC nos núcleos.

Uma coisa que me deixou preocupado são os GFlops que apareceram no log do Intel Burn, aparentemente estão muito baixos comparados a outros processadores, tá em 14~~16 GFlops e em outros benchmarks vi que outros processadores atingem no mínimo 60 e passam fácil dos 100 GFlops. O que pode ser isso? Testei sem o overclock e deu quase na mesma, foi pra 20 GFlops no máximo (não deveria ter diminuído?).

 

 

Quero saber de vocês se essas voltagens que coloquei não forçam demais meu processador ao ponto de dar algum problema, se tiverem alguma dica do que posso melhorar por favor me falem, e também me tirem essa dúvida dos GFlops que me preocupou bastante.

Agradeço desde já.

post-568123-0-45151200-1420305752_thumb.

post-568123-0-88747600-1420306671.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vish sei n to sem meu notebook para over :P , seu gargalo acabou ? , se sim pode parar , porque a final se n quer bater recordes né ?

 

Quero deixar no melhor que der prejudicando menos possível a vida útil do hardware, eu tava sofrendo gargalo em jogos que exigem mais processador para um field of view maior, como o Arma 3. Não sei se acabou porque não testei direito, mas farei isso hoje!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero deixar no melhor que der prejudicando menos possível a vida útil do hardware, eu tava sofrendo gargalo em jogos que exigem mais processador para um field of view maior, como o Arma 3. Não sei se acabou porque não testei direito, mas farei isso hoje!

tem que ir com segurança acho que se pode arriscar um 4.7-5.0 so que se chegar a 65 em idle volta um pouco beleza ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente tive um problema, testei no Arma 3, DayZ e CoD AW e todos deram a mesma coisa: FPS muito mais alto do que antes porém do nada caia pra tipo 10fps e voltava ao normal. Voltei pra essas configurações que deixam os jogos estáveis sem mexer nos volts:

 
CPU Ratio: x21 4200MHz
AMD Turbo Core: Disabled
CPU/NB Frequency: Auto
CPU Over Voltage: Auto
VDDNB Over Voltage: Auto
LoadLine Calibration: Auto
HT Link Speed: Auto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Raito

 

Estranho esses Gflops, no meu, fiz overclock para 4.0GHz, e o resultado foi de 20.9 Gflops, uma coisa que notei é que durante o estresse é que alguns núcleos, ficam oscilando de 3.0GHz para 4.0GHz.

 

Coneguiu resolver esse problema dos jogos caírem o fps?

 

Então, resolvi o problema abaixando pra 4.2GHz, não tive mais nenhum problema de queda de FPS nem instabilidade nenhuma, tudo perfeito. O problema dos Gflops diminuiu, em 4.2.GHz marca entre 22 e 23Glops no Intel Burn, só que comparado com outros benchmarks do mesmo programa com outros processadores dá uma diferença gritante, tem alguns batendo 120Gflops.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

   Quando vi fiquei até triste, se eu tivesse visto antes te ajudava antes, bastante das suas ajudas anteriores estavam incorretas, no momento estou usando um processador FX-6300 a 4,5Ghz sem problema nenhum, vou te ajudar a conseguir o overclock ideal nesse processador, se o seu overclock não atingir 4.3Ghz então ele será praticamente nulo (não vai trazer nenhuma vantagem notável de velocidade de processamento), vamos lá então.

   Primeiro o ideal é você baixar um programa de benchmark (ele vai servir de parâmetro para você saber se o seu overclock foi real, eu usava o cinebenchmark free edition mais recente), carregue todas as configurações de padrão na bios e depois desabilite todos os Spread Spectrum e o AMD turbo CORE, HT link speed põe 2.4Ghz, habilita o CORE unlocker e começa com o overclock para 4.4Ghz (x22) com a CPU overvoltage mostrando 1.344 V, não mexe em todo o resto que deve estar para AUTO e o que mudar sozinho não mecha (a MotherBoard se autoconfigura para os ajustes que você efetuou, não altere o autoajuste), a CPU/NB freq. deve estar em 2.4Ghz (mas 2.2Ghz não afeta muito a performance e esquenta menos). 

   Segunda fase, bota pra funcionar o PC e roda o benchmark e marca os pontos alcançados, depois volta na bios e põe + um mínimo de tensão na CPU overvoltage e volta a rodar o benchmark e compara os pontos (se subiu volta na bios e aumenta + um mínimo a CPU overvoltage e se os pontos diminuiram você sobe + dois mínimos na CPU overvoltage). Ou seja, você vai testar as voltagens até atingir a melhor pontuação de benchmark (cuidado com a temperatura da CPU, se der tela azul ou passar dos 56ºC após os testes de benchmark significa que seu cooler é ineficiente para o overclock desejado e você deve regredir). Esqueça aqueles testes de stress (Intel Burn Test e todos os outros) eles são testes que jamais condizem com o uso humano de uma CPU, mesmo os jogos mais pesados vão rodar sem problemas no FX-6300 mesmo com o teste de stress dando instabilidade e você vai poder instalar programas e ainda ouvir um som ao mesmo tempo sem dar nenhum problema (a não ser que seu cooler seja ineficiente e a CPU passe os 56ºC por muito tempo), os testes de stress são bobos e iludem os novatos em overclock totalmente.

  A e tem mais, a 4.5Ghz e 1.374 V, aqui, a CPU fx-6300 parece alcançar seu limite físico passando a não mostrar ganhos substanciais em clocks superiores a 4.5Ghz (por exemplo, os frames da GPU chegam quase no limite e não ganham nenhum frame inteiro mais e a pontuação não sobe de maneira expressiva no benchmark).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou agora mesmo testar de novo as voltagens do meu FX-6300 com o cinebenchmark e minha nova GPU GTX 1050 Ti, se mudar algo aviso aqui.

 

Horas depois: testei de novo e as voltagens da CPU subiram +0.006V, talvez porque instalei umas memórias novas e agora uso 4 chips DDR3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...