Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para novo pc para jogos


Posts recomendados

Primeiramente boa noite/dia/tarde.

Estou montando um pc para jogar Dota 2 e tenho o projeto de disponibilizar conteúdo sobre o mesmo game no youtube, a necessidade é ter um computador que rode o jogo de maneira suave e que também me permita recordar vídeos no mesmo com um fps considerável.

Poder streamar também seria bom, há uma taxa decente de upload na minha internet.

 

A disponibilidade de dinheiro está na faixa dos R$ 1,500.00. Seguem a configuração que montei até agora:

Processador: AMD FX-6300 Vishera 3.5GHz

Mobo: Gigabyte GA-970A-D3P

Vídeo - Xfx / R7-260X-ZNJ4

Ram - 2x Memória Kingston 4GB 240-Pin DDR3 SDRAM DDR3 1333

Fonte: Corsair CMPSU-600CX 80 Plus Bronze

 

Vou reaproveitar o monitor e o HD antigo, talvez coloque um outro de 1 TB apenas pra ter bastante trabalho salvo. Me pergunto se há meios de otimizar essa configuração, se podem indicar meios de melhorar a ventilação, se está tudo compatível ou se consigo uma placa de vídeo melhor na mesma faixa de preço, ou pouco acima. Também gostaria de saber se esse processador está de acordo com a necessidade do computador.

Qualquer insight é bem vindo.

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A config esta quase boa, so errou na memoria e fonte. Uma fonte de 430w da conta desse PC, nem GTX 970 precisa de 600w, ela roda com muita folga numa de 500w, ja pode economizar nisso. Se pegar 500w, é melhor para futuros upgrades. A memoria, você precisara de no minimo 1866mhz para o processador nao trabalhar amarrado, se fosse intel, podia ser qualquer frequencia. O resto esta tranquilo.

 

Se quiser investir em i3 + H81M ou i3 + B85M, sai mais em conta e tera um desempenho igual em jogos:

 

-i3 4150 3.5Ghz: 390 reais

-ASUS H81M-A: 190 reais

-ASUS B85M: 250 reais

 

A B85 e melhor e mais recomendada para jogos, mas a H81M-A nao e ruim. Depois você pode investir em Core i5 e placa de video melhor.


Precos da Pichau.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A config esta quase boa, so errou na memoria e fonte. Uma fonte de 430w da conta desse PC, nem GTX 970 precisa de 600w, ela roda com muita folga numa de 500w, ja pode economizar nisso. Se pegar 500w, é melhor para futuros upgrades. A memoria, você precisara de no minimo 1866mhz para o processador nao trabalhar amarrado, se fosse intel, podia ser qualquer frequencia. O resto esta tranquilo.

 

Se quiser investir em i3 + H81M ou i3 + B85M, sai mais em conta e tera um desempenho igual em jogos:

 

-i3 4150 3.5Ghz: 390 reais

-ASUS H81M-A: 190 reais

-ASUS B85M: 250 reais

 

A B85 e melhor e mais recomendada para jogos, mas a H81M-A nao e ruim. Depois você pode investir em Core i5 e placa de video melhor.

Precos da Pichau.

Obrigado pela dica sobre a memória, Guilherme. Mas com relação ao i3 em relação ao fx 6300 qual seria melhor para a renderização de vídeos e streaming?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o fx6300 da pau em todos os aspectos no i3 citado , o problema é o preço das placas mãe ,

link de comparação - http://cpuboss.com/cpus/Intel-Core-i3-4150-vs-AMD-FX-6300

o "pau" que eu falo é em custo x beneficio diferença em média de 100~200 pilas pra uma performance igual e as vezes superior

oia >>> http://cpuboss.com/cpus/Intel-Core-i3-4150-vs-AMD-FX-6300

e sobre a refrigeração , eu andei lendo (não testei ainda) que seria legal tu bolar um fluxo de ar no teu pc , ex: 1 fan frontal empurrando o ar pra dentro , 1 fan lateral enpurrando o ar pra dentro , e 2 fans traseiros empurrando o ar pra fora, desse modo tu estaria criando uma fluxo de ar onde o processador iria receber o ar fresco vindo de fora , visto que esta criando um fluxo pra saida que passa exatamente em cima do processador .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o fx6300 da pau em todos os aspectos no i3 citado , o problema é o preço das placas mãe ,

link de comparação - http://cpuboss.com/cpus/Intel-Core-i3-4150-vs-AMD-FX-6300

o "pau" que eu falo é em custo x beneficio diferença em média de 100~200 pilas pra uma performance igual e as vezes superior

oia >>> http://cpuboss.com/cpus/Intel-Core-i3-4150-vs-AMD-FX-6300

e sobre a refrigeração , eu andei lendo (não testei ainda) que seria legal tu bolar um fluxo de ar no teu pc , ex: 1 fan frontal empurrando o ar pra dentro , 1 fan lateral enpurrando o ar pra dentro , e 2 fans traseiros empurrando o ar pra fora, desse modo tu estaria criando uma fluxo de ar onde o processador iria receber o ar fresco vindo de fora , visto que esta criando um fluxo pra saida que passa exatamente em cima do processador .

Já estou me preparando pra instalar ventilação extra no pc, o verão aqui do RJ é devastador. Andei lendo vários artigos que indicam o amd ao intel quando o assunto é renderização e streaming nesses valores, como o jogo que demando não é pesado eu devo ter um bom desenvolvimento com essa aparelhagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o fx6300 da pau em todos os aspectos no i3 citado , o problema é o preço das placas mãe ,

link de comparação - http://cpuboss.com/cpus/Intel-Core-i3-4150-vs-AMD-FX-6300

o "pau" que eu falo é em custo x beneficio diferença em média de 100~200 pilas pra uma performance igual e as vezes superior

oia >>> http://cpuboss.com/cpus/Intel-Core-i3-4150-vs-AMD-FX-6300

e sobre a refrigeração , eu andei lendo (não testei ainda) que seria legal tu bolar um fluxo de ar no teu pc , ex: 1 fan frontal empurrando o ar pra dentro , 1 fan lateral enpurrando o ar pra dentro , e 2 fans traseiros empurrando o ar pra fora, desse modo tu estaria criando uma fluxo de ar onde o processador iria receber o ar fresco vindo de fora , visto que esta criando um fluxo pra saida que passa exatamente em cima do processador .

CPUBoss é uma coisa, na pratica e outra, GPU boss compara as CPUs no geral. Benchmark e jogo também sao coisas diferentes. No benchmark os processadores sao testados ao maximo, utilizando tudo que o processador pode oferecer, tipo os 6 núcleos do fx 6300, mas os jogos nao se aproveitam disso...

 

você pode ver no anandtech, nao tem nenhuma das duas CPUs, mas tem modelos parecidos, como FX 6350 e Core i3 4130T, você pode ver que o FX esta bem abaixo do i3 no desempenho do BF4: http://www.anandtech.com/bench/CPU/1107

 

Como vi em outros benchmarks também, o i3 tem uma enorme vantagem em processos sigle-threads, mas isso nao e uma vantagem porque os jogos de hj usam pelo menos 2 núcleos.

também tem esse outro comparativo: http://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i3-4150-vs-AMD-FX-6300/2309vs1555

 

O i3 e avaliado como avarage, ou seja, mediano, o fx 6300 como very poor, ou seja, muito fraco.

Como podemos ver, o i3 leva uma grande vantagem em processos single-core e dual-core, se usar mais do que isso, ele perde, pois tem somento dois núcleos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, estou no trabalho agora e sem acesso ao txt com a configuração, mas a única coisa que mudou é que eu troquei a memória por duas corsair vengeance pro de 4gb a 1866 mhz, a fonte escolhi uma de 500w pois além de estar com um bom preço prefiro ter sobra.

 

Acredito que dê pra me sair bem com essa config pro desejado, e também há a possibilidade de fazer um cf com essa placa não é? Parece que ela tem um benefício muito grande pra isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, tem alguns relatos na internet dizendo que o FX 6300 não dá conta do Dota2 pois ele pesa um pouco no processador, daí o desempenho single-thread vai pesar, recomendo fazer buscas sobre isso no youtube. Atente ao FPS mínimo, é nesse ponto que os FX normalmente pecam.

 

Ao mesmo tempo, pode ser que o i3 não dê conta de gravar video enquanto joga, nesse ponto recomendo que compre uma placa da nVidia e use o shadow play nativo dela para fazer as gravações. Se seu objetivo é apenas esse, qualquer GTX 660 para cima dá conta.

 

Assim, considerando seu orçamento limitado, minha dica é investir no i3

 

OBS: to indicando nVidia porque eu tenho e uso constantemente o shadow play, se AMD tiver alguma tecnologia semelhante, sem problemas!

 

OBS 2: @steamcrash, não use cpu/gpuboss como referência, é apenas site de SPAM. O FX 6300 não "dá pau" no i3 nem o i3 "dá pau" no FX, eles são concorrentes, um ganha em uns aspectos, outro ganha em outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o FX leva uma grande vantagem quando se usa vários núcleos, mas apanha feio quando se usa um ou dois. Isso, pra mim, é uma enorme desvantagem, já que praticamente 90% dos programas e jogos de hoje usam um ou dois núcleos, mas o mais usado é o núcleo principal, no qual o i3 leva vantagem. No quesito custo x beneficio, segundo o site, o i3 também ganha., mesmo sendo um pouco mais caro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em qual loja? Qual o valor de cada peça?

Essa placa mãe é muito boa, tem necessidade de todos os recursos que ela fornece? De repente dá pra pegar uma mais simples com chipset B85 ou H81 e usar a diferença do valor na placa de video

 

Não seria i3 4130?

Na verdade é um i5 4430 - R$ 620,00

a mobo custa R$ 343,00

As rams custam R$ 220,00

EVGA: R$ 480,00

Fonte: Corsair 500w R$ 250,00

 

as lojas são situadas no Edifício Central, no Centro do RJ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaiz, ainda acho que se pegar uma placa mãe mais simples (H81 ou B85) e fonte corsair 430, com essa diferença de valor você pegava a GTX 760, ficaria um tempinho aí sem se preocupar em atualizar a placa de video

 

Ou então aguardar umas semanas, logo logo a nVidia lança a GTX 960 que provavelmente vai matar a GTX 760 de vez

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaiz, ainda acho que se pegar uma placa mãe mais simples (H81 ou B85) e fonte corsair 430, com essa diferença de valor você pegava a GTX 760, ficaria um tempinho aí sem se preocupar em atualizar a placa de video

 

Ou então aguardar umas semanas, logo logo a nVidia lança a GTX 960 que provavelmente vai matar a GTX 760 de vez

Vou comparar os preços e já te retorno com um valor, quando o fizer edito esse mesmo post.

 

EDIT:

Encontrei essa mobo: http://boadica.com.br/produtos/p121372

Creio que seja a ideal, certo?

E essa fonte: http://boadica.com.br/produtos/f370/107867.html

 

Estariam de acordo com as especificações? 

Seria uma economia em torno de 260 reais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo preço da GTX 760 compensa mais pegar a R9 280 para ganhar alguns FPS.


EDIT: Na verdade a diferença chega a ser de 5FPS na maioria, em alguns 10, mas tem jogos que a Nvidia leva mais vantagem, como Bioshock Infinity. No Crysis 3 o desempenho é o mesmo. No BF4 placas AMD tem melhor desempenho, como sempre, mas nada demais entre as duas. Então tanto faz uma quanto a outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, essa h81 tem só 2 slots de memória, você colocaria 2 pentes de 4gb. Pode te atrapalhar em upgrades futuros. De qualquer forma, 8gb são suficientes para o que você precisa.<br />

<br />

Indiquei uma placa da NVIDIA pela questão do shadow play nativo dela, a AMD tem algo semelhante? Fica a seu critério.<br />

Lembrando que o que importa é o desempenho no dota2 certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, essa h81 tem só 2 slots de memória, você colocaria 2 pentes de 4gb. Pode te atrapalhar em upgrades futuros. De qualquer forma, 8gb são suficientes para o que você precisa.<br />

<br />

Indiquei uma placa da NVIDIA pela questão do shadow play nativo dela, a AMD tem algo semelhante? Fica a seu critério.<br />

Lembrando que o que importa é o desempenho no dota2 certo?

Nesse caso tudo bem, não sei se AMD tem alguma aplicação parecida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!