Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador esquentando mesmo com Air Cooler


Posts recomendados

Galera, começo dizendo q meu gabinete não é grande e nem bem refrigerado. É esse aqui.

http://buscapro.com.br/Gabinete-Atx-Brastech-4-Baias-Eio6350b-Sem-Fonte_591062293P.html
 

 Estou com um processador fx 6300 que chegou aos 74 graus com o cooler stock jogando (Archeage). Comprei o Hyper tx3 Evo.
Desabilitei o Turbo core na placa mãe (m5a78l-m lx/br) porque disseram q esse processador esquenta com essa placa e uma opção para evitar isso é desligar o turbo core.

 Desde então jogando a temperatura se mantinha abaixo dos 60 ~~ 64 graus, mas sempre ficava de olho.

 Mas eu quero relaxar com isso.... Então esperava conseguir uma redução boa com o air cooler TX3.

 Hoje finalmente pus o Hyper TX3 Evo na máquina... Instalei a noite, e a noite, com a temperatura ambiente consideravelmente mais baixa alcançou 54 graus jogando. Acredito q de dia no calor possa beirar os 60 graus de novo.

 

 Tenho um cooler do gabinete de 80 mm na lateral.

 Estou pensando em adicionar mais 2, um atrás para expulsar o ar quente e um bem em cima dos heatpipes do TX3.

 (um detalhe importante, o TX3 está puxando ar da minha VGA, r7 250). Pra socket amd só tem 2 opções, ou era puxar da VGA e expulsar pra cima em direção à fonte q tb tem cooler pra expulsar o ar quente (Corsair CX 500 Bronze) ou puxar da fonte e expulsar pra cima da VGA.
Como o cooler do gabinete de 80 mm tá NA CARA DA VGA achei melhor instalar de frente pra VGA e aproveitar um pouco do ar frio q entra por esse de 80mm.

 

 A vdd é q tá um calor duka no Rio de Janeiro, e acho q se n estivesse no verão sequer teria q me preocupar com a refrigeração do PC, mas...

 

 Alguma sugestão de coolers 80 (tem q ser slim) pra por na frente do processador por esses furos de cima na lateral do gabinete e pra expulsar o ar quente?

 Já na lateral embaixo acho q dá pra ser maior o cooler, jogaria mais ar frio pra VGA e um pouco passaria pro processador pelo TX3. Alguma sugestão pra esse tb?

 Ou deveria fazer mais furos no gabinete e tacar mais um na outra lateral ou talvez até na frente?

 

 (PS: Repito, acho q se n estivesse tão quente no RJ n estaria com esse problema...)

 

 Configuração

 

Fx 6300

R7 250 Saphire

8 Gb pente único por enquanto

Hyper Txt Coolermaster

m5a78l-m lx/br

2 HDs Sata 2 e 3

Corsair CX 500 Plus Bronze

 

 

O SpeedFan me retorna (com o jogo no background e apenas o google chrome aberto)
 

HD    41C

HD0  41C

CPU  51C  

MB    38C

GPU  41C

Core  39C

 

Nunca tive a oportunidade de testar o stock cooler numa noite como esta q não está quente. Acredito que talvez estivesse uns 3 a 4C mais alta (a do CPU).

 

Estou tentando fugir de watercooler. Muito caro pra mim no momento. Prefiro encher esse gabinete de hélices antes disso.

 

 Agradeço pela atenção.

 Boa noite a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O processador não é feito de chocolate e aguenta temperaturas bem maiores do que isso. Se eu não me engano, o computador desliga a 95C e o throttling começa em 90C. Se a sua temperatura estiver abaixo de 80C então está tudo certo.

Esse limite de 60-e-poucos C se refere não à temperatura do processador, mas sim à temperatura daquela peça de metal que fica em cima dele. O sensor não mede a temperatura dessa peça. Para se medir essa temperatura, é recomendado perfurar um local na peça para se instalar um sensor. Essa medida é usada durante o desenvolvimento de um cooler, por exemplo. A temperatura dessa peça deve ser mantida abaixo de 60-e-poucos C para que o cooler seja considerado adequado. Ela é irrelevante para o usuário final, já que o que importa é a temperatura do processador.

Resumindo: Aquele número é irrelevante, não faço a menor ideia dos fabricantes publicarem-o, o limite real é 90C e seu processador não está esquentando. Longe disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O processador não é feito de chocolate e aguenta temperaturas bem maiores do que isso. Se eu não me engano, o computador desliga a 95C e o throttling começa em 90C. Se a sua temperatura estiver abaixo de 80C então está tudo certo.

Esse limite de 60-e-poucos C se refere não à temperatura do processador, mas sim à temperatura daquela peça de metal que fica em cima dele. O sensor não mede a temperatura dessa peça. Para se medir essa temperatura, é recomendado perfurar um local na peça para se instalar um sensor. Essa medida é usada durante o desenvolvimento de um cooler, por exemplo. A temperatura dessa peça deve ser mantida abaixo de 60-e-poucos C para que o cooler seja considerado adequado. Ela é irrelevante para o usuário final, já que o que importa é a temperatura do processador.

Resumindo: Aquele número é irrelevante, não faço a menor ideia dos fabricantes publicarem-o, o limite real é 90C e seu processador não está esquentando. Longe disso.

Agradeço, bro.

 Mas quanto à margem de Térmica do CPU, isso é possível medir certo? (acredito q se refere à temperatura do core)

 Tirei um print aqui enquanto jogo do AMD Overdrive mostrando a margem térmica (em azul na janela do Overdrive, à esquerda) e a temperatura alta do CPU (que já entendi não ser tão alta assim).

 Eu deveria me preocupar com a Margem Térmica quando ela ficar muito baixa? E quanto é muito baixa?

 

 Então mesmo no calor não preciso me preocupar com refrigeração extra no gabinete ou water cooler?

 Agradeço as respostas.

2s7yuj9.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e quanto as outras temperaturas, amigos?

Esse é o gabinete

http://www.brastechbrasil.com.br/produto/gabinete-bt-gc02b/?lang=pt&mdn=f

Na lateral embaixo eu tenho uma ventoinha de 80mm botando ar pra dentro.

 Vou por uma jogando ar pra fora em cima atrás.

Nos furos de cima na lateral eu n tenho como pôr outra ventoinha por causa da altura do cooler do processador q é de torre e n dá espaço.

 Seria interessante botar no lugar das baias como entrada de ar frontal, na lateral embaixo (em frente à placa de vídeo) e uma de saída atrás grande?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...