Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Olá Senhores, estou quebrando a cabeça desde ontem pra resolver um problema e até agora nada, então estou criando esse tópico em busca de socorro pois não tenho ideia do que fazer mais.

Resumo do problema.

SSD PNY ótima 120gb - Comprado ha uma semana, SO instalado em AHCI, tudo funcionando perfeitamente, até que ontem ao ligar o PC o mesmo começou a apresentar erros de boot, tentei de tudo para recuperar e nada.

Desisti de recuperar o SO e resolvi formatar  e instalar tudo novamente, então ai que veio o problema, o SSD não aparece na lista mais para instalação do sistema.

=====

Até agora tentei resolver usando os seguintes passos:

- Formatar e instalar o SO no SSD novamente. (Sem sucesso, não aparece na lista de disco disponível)

- Verifiquei se as portas estavam configuradas como AHCI na BIOS, tal qual fiz ao instalar o SO. estavam configuradas corretamente, testei mudar para as outras opções (IDE, SATA) sem sucesso, o setup do windows continou sem identificar o SSD.

- Verifiquei se o SSD aparecia na BIOS, a primeira vez não aparecia, desliguei o PC, reconectei os cabos e apareceu, mas mesmo assim o setup do windows não identificou. Conforme fui tentando percebi que nem sempre o SSD aparece na BIOS, as vezes aparece, as vezes não. Mesma coisa com as infos no POST vezes ele é listado, vezes não.

- Testei em todas as portas (Todas SATA 3) sem sucesso

- Testei atualizar a BIOS (Placa mãe GA-990FXA-UD3 rev 1.1), atualizei, dei load optimized defaults (Versão 3.1.2.0, listada como mais recente no site do fabricante.) Sem sucesso na identificação do SSD.

-Testei em outro PC, o SSD chegou a ser identificado na BIOS, mas nada de ser identificado no windows.

- Tentei identifica-lo no Disk Managemant e tb pelo DOS usando o Diskpart, porém também sem sucesso.

- Ja desativei todos os dispositivos deixando so o SSD, nada também.

- Peguei o HD que estava usando para instalar os programas e instalei o windows usando AHCI para tentar identificar o SSD e tentar formata-lo ou atualizar o firmware, mas sem sucesso.

- Minha única esperança de o SSD não ter morrido com menos de uma semana de uso é o fato do SSD aparecer na BIOS, e isso de vez em quando, pois tem vezes que ele não aparece, então desligo o PC, reconecto os cabos, e la esta ele na BIOS novamente.

======

Informações adicionais:

- Creio que não tem relação, mas a critério de registro, as únicas alterações de Hardware recentes que fiz foram o SSD e 2 pentes de memória de 4gb (G-Skill Sniper 1333), eu já tinha 2 pentes de 4gb 1333, porém esses são da Marca Geil Enhance Corsa (Não encontrei para comprar igual, então optei pela G-Skill). Essas memórias foram compradas e instaladas no mesmo dia do SSD.

- Esse material comprei em outra cidade na terça passada, instalei tudo e estava as mil maravilhas durante a semana, voltei pra casa no Domingo, e assim que cheguei liguei o PC, testei, joguei, tava tudo normal, porém na segunda começou o problema.

Desculpem o post grande, mas não sei mais o que fazer, estou desde ontem pesquisando, fazendo testes e nada, não sei de onde tirar mais informações, como comprei o HD em outra cidade vai ser um trabalho imenso pra poder trocar, então só gostaria de fazer isso se tiver absoluta certeza que é problema no HD.

Agradeço desde já, e encerro deixando as Specs do PC para referência. Obrigado.

===========

Specs:

* Placa Mãe: Gigayte GA-990FXA-UD3

* Processador: AMD FX 8320 (Cooler stock)

* Memórias: 2x 4gb 1333 Geil Enhance Corsa, 2x 4gb 1333 G-Skill Sniper  

* Fonte: Seventeam 750w Modulada

* Vídeo: 2x HD 6850 1gb em Crossfire

* Armazenamento: SSD PNY 120gb ótima (O problema), 1x Seagate Barracuda 1tb (Estava usando para colocar os arquivos), e 2x Seagate barracuda 500gb (Eram usados antes do SSD em raid para o SO e os programas, e o outro HD como backup, agora como havia instalado o SSD em AHCI o RAID não funcionava, então deixei os 2 com os arquivos de backup)

* 1 Gravador de Blu-Ray

* 1 Gravador de DVD

* Tudo empacotado em um Gabinet Leadershio Robotic Server

Teste do SSD quando estava tudo funcionando:

jbjVJHLrptUC9F.png

Informação adicional 2

Não sei se tem alguma relação, mas como dito nas specs, eu usava 2 HD em RAID anteriormente, mas com a compra do SSD os formatei e estou usando para backup. Eu instalei o SO novamente no HD de 1tb pra tentar algumas coisas, e em um desses processos eu desconectei os HDS de 500gb que estão como backup e o SO não iniciou, deu o mesmo erro de boot, mas ao repluga-los funcionou normalmente, por algum motivo o windows esta precisando desses hd´s. Então lembrei que eu não desfiz o raid desses 2 HD, somente os formatei, tanto que quando ativo o RAID na bios eles dois aparecem como um único volume, como ja coloquei arquivos de backup nos 2 HDS, não quero desfazer o RAID com medo de perde-los.

Mais uma vez, agradeço a quem puder ajudar.

Postado

rapaz, é muito esquisito isso

você diz q ja testou em outro pc e acontece o mesmo? de nao reconhecer o ssd?

teve alguma falta de luz, você desligou o pc abruptamente?

eu li todos as tentativas q você fez e sinceramente seriam as mesmas q eu particularmente tb faria, nao vejo outra opcao q nao seja defeito nesse ssd.. sinceramente..

• Curtir 1
Postado

Isso, levei para o PC do trabalho, la assim como no meu PC ele aparece na BIOS, mostra a capacidade, tudo OK, mas dentro do Windows ele não aparece no Disk Management, nem no Diskpart.

O que me encuca é o fato dele aparecer na BIOS. Desliguei o pc normalmente e não tive nenhuma queda de energia nesse período, 1 semana de uso, funcionando perfeitamente e amanheceu assim.  :(

Postado

Nada de importante, quando deu o problema so tinha o sistema operacional e um jogo instalado. O restante tudo em outro HD.

Postado

eu faria o seguinte, se nao é q você ja fez e esqueceu de dizer

USAR AS FERRAMENTAS DO HIRENS BOOT!

quem sabe usando ele, você nao tenha acesso ao ssd e consiga formatar para tentar uma nova instalacao do windows..?

se nao usou ainda, veja: http://www.baixaki.com.br/download/hiren-s-bootcd.htm

se nao existir uma ferramenta dessas q possa pelo menos dar um jeito, sinceramente, é bem provavel q seja defeito

• Curtir 2
Postado

eu faria o seguinte, se nao é q você ja fez e esqueceu de dizer

USAR AS FERRAMENTAS DO HIRENS BOOT!

quem sabe usando ele, você nao tenha acesso ao ssd e consiga formatar para tentar uma nova instalacao do windows..?

se nao usou ainda, veja: http://www.baixaki.com.br/download/hiren-s-bootcd.htm

se nao existir uma ferramenta dessas q possa pelo menos dar um jeito, sinceramente, é bem provavel q seja defeito

Não tentei essa ferramenta, agora não vou poder testar, mas amanhã no almoço com certeza vou dar uma checada nesse programa. Obrigado.

Postado

Desculpe a demora, mas depois dos últimos testes fiquei bem decepcionado com a situação, mas gostaria de agradecer a ajuda por aqui.

Infelizmente o SSD morreu mesmo, o Hirens Boot não conseguiu identifica-lo, testei todas as portas possíveis. Tudo indica que ja veio defeituoso, lembro que assim que o comprei tentei fazer a instalação por 3 vezes pois ele não aparecia na BIOS, mas naquela de achar que estava fazendo algo errado continuei ate conseguir, mas deu no que deu. Depois de muito tentar um amigo meu técnico acostumado com esses problemas tb atestou o óbito do mesmo. Vou entrar em contato com a loja hoje (Que fica em outra cidade) e ver como fazer para a troca, espero que eu não tenha problemas quanto a isso.

O que me deixa com o pé atrás e não saber o motivo do SSD ter morrido, isso é normal? Ha anos nunca tive problemas de perder algum hardware, sempre montei meus pcs e sempre me preocupei com a integridade do mesmo (Nobreak, Boa ventilação, cuidado com a energia estática etc.)

Mais uma vez agradeço a ajuda @rodrigo.dcvieira, até mais.

• Curtir 1
Postado

Bom pessoal, eu estou com um problema igual ao do LipeRJ.

Fui instalar o SO no SSD, mudei as configs. de IDE para AHCI, até aí tudo normal.

O problema é que no modo AHCI, o SSD some, não é reconhecido na bios, porém quando eu volto ao modo IDE, reconhece normalmente.

Estou tentando instalar o WIn.8 em um SSD da Intel de 160GB (520 series)

PS: Quando o SSD está em AHCI não consigo instalar o sistema operacional, pois consta que não há disco!

Qualquer informação será de grande ajuda!

Desde já agradeço!

Postado

bem, nao é normal os ssd's darem pau.. eu estive nos ultimos 2 anos com um samsung 830 e foi um baita de um ssd, sempre perfeito.. vendi o meu pc antigo e com o novo q montei recentemente estou com o arranjo raid-0 dos mesmos ssd's da samsung e ate agora nada a reclamar

acho q nesses casos tem aquela velha maxima relativa as marcas.. há umas q você deve simplesmente passar longe.. nao sei se é o caso da pny, mas pelo menos aqueles da kingston por exemplo passaram uma baita má impressao mais por conta da safadeza da propria kingston q criou lotes bons e ruins e isso se espalhou no comercio

enfim, acho q você deve ter dado é azar mesmo.. infelizmente acontece e pode ser com qualquer componente.. quando for comprar, pegue de uma marca mais conceituada.. é 50 reais mais caro mas vale a pena.. pelo menos assim acho.

• 1 ano depois...
Postado

Boa noite pessoal. Estou tendo um problema parecido. Comprei um PC i3 4 geração, placa-mãe msi h81m-e33, 16 gb de RAM, e ssd corsair de 120 gb. A máquina veio com o Windows 7 ultimate.  Fui tentar formatar normalmente como qualquer outro pc e simplesmente o ssd não aparece na opção de escolher a partição pra instalar o Windows, sendo q as vezes ele aparece na bios, tentei formatar o ssd óleo disk part e também não aparece, agora estou sem windows no PC e não consigo mais instalar nenhum Windows. Alguém poderia me ajudar? 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...