Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fórmula de Suspensão de Prazo no Excel


Posts recomendados

Olá.

Agradeceria se alguém pudesse me ajudar com uma fórmula. Possuo uma planilha que calcula uma data final a partir da entrada da data inicial e prazo.

No entanto, preciso que ela considere uma suspensão de prazo referente ao intervalo entre 18/12/2014 (quinta) e 02/01/2015 (sexta-feira).

Ou seja, a data final, a contar de 05/01/2015, deverá considerar os dias que recairam no intervalo.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Patropi

 

Patropi,

 

Primeiramente, muito obrigado pela atenção.

 

A lógica da fórmula é realmente essa. Desconhecia a simplicidade da solução. Porém, a fórmula considera apenas dias úteis. Eu preciso que ela considere o prazo corrido. A finalidade é a contagem de prazos processuais.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

DCorrea,

 

Criei uma função/fórmula/macro personalizada para fazer este cálculo considerando dias corridos. Você deverá copiar e colar no seu editor Visual Basic: ALT+F11, clique com o botão direito sobre o canto esquerdo do editor e selecione "Inserir Módulo". Copie e cole o código abaixo:

Function DIATRABALHOPROC(data_inicial As Date, dias As Long, feriados As Range)Dim DtRng As Range, dias_real As Long, data_final As Datedias_real = diasdata_final = data_inicial + diasFor Each DtRng In feriados.Cells    If (DtRng >= data_inicial) And (DtRng <= data_final) Then dias_real = dias_real - 1NextDIATRABALHOPROC = dias_real + data_inicialEnd Function

Depois, basta digitar a fórmula =DIATRABALHOPROC(data_inicial, dias, feriados)

 

Com a licença do Patropi, tomei a liberdade de incluir esta fórmula na planilha que ele criou.

Abraço

07_01_14_Data final descartando intervalo-Patropi.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Acho que estou meio atrasado, mas vou deixar a resposta para futuras consultas (como eu fiz aqui)

Contar prazos processuais no excel é relativamente simples. Devo confessar que perdi algumas horas tentando, mas no fim me surpeendi como solução era fácil.

A fórmula DIATRABALHO não dá muito certo. Ela pula os feriados e fds, somando ao prazo final. Não é isso que queremos.
O esquema é usar só a DIAÚTIL.
Sem mais delongas, segue a sugestão:

A1 = data do ínicio da contagem de prazo
A2 = dias do prazo (no meu caso, 8)
A3 = DIAÚTIL(((DIAÚTIL(A1;1;H1:H4))+(A2-2));1;H1:H4)
 
essa fórmula também pode ficar decomposta em várias células. Basicamente, você usa a dia útil para prorrogar o início e o término do prazo. O que fica entre os dois, conta corrido, por isso tem a parte do +(A2-2).
Ou seja, conta um dia do ínicio com a DIAÚTIL, soma o prazo que você quer (-2) e conta mais um dia do fim com a DIAÚTIL.

Nesse caso, você terá também que formar a tabela de feriados e suspensões(que pode ser em outra aba). Sábados e Domingos são desnecessários pois a fórmula é DIAÚTIL. No meu exemplo, a tabela de feriados está em H1:H4. eu usei os dias 03/11/15 e 04/11/15 só pra testar.

No caso do colega que postou a dúvida, o negócio é lançar nos feriados o período que quer considerar como suspensão.

Simples assim (mas sofri, viu).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!