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Roteando TP-LINK WR941ND ( Modem Thomson TG548). SEM CD


havi

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Galera, sou um zero a esquerda nesses assuntos de redes sem fio e com fio. Meu antigo roteador Linksys deu um piripaque, então resolvi me aventurar roteando o TP LINK WR941ND. Passei mais de 2 horas testando as dicas que eu encontrava na internet, mas até agora não tive sucesso. 

 

 

O essencial mesmo é que eu coloco o fio do modem na entrada WAN do roteador e tento configurá-lo por pppoe na página do roteador com todos os dados do provedor mas a internet não é repassada para o meu pc e notebook. Alguém pode me ajudar? 

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Primeiramente você precisa saber se o modem está em modo bridge ou router. Conecte o PC diretamente ao modem e digite ipconfig /all no prompt de comando. Poste o resultado de endereço IP, máscara de sub-rede, Gateway padrão e DNS.

Bom, sabemos quando ele está em modo router quando não precisamos de um discador pra acessar a internet, certo? Se for isso, então ele está em modo router.

 

192.168.1.1 gatway, ip é um 5 no final, sub-mask é 255.255.255.0. 

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Bom, sabemos quando ele está em modo router quando não precisamos de um discador pra acessar a internet, certo? Se for isso, então ele está em modo router.

 

192.168.1.1 gatway, ip é um 5 no final, sub-mask é 255.255.255.0. 

 

Isso mesmo, você está correto, quando não precisamos discar para acessar, significa que o próprio modem está fazendo essa discagem manualmente e está em modo router. E isso explica o por quê de você não conseguir fazer funcionar tentando discar pelo roteador, captou?

Bom, você tem 2 opções: ou configura seu modem como bridge e, ao invés dele discar, quem vai discar é o seu roteador através do PPPoe que você estava tentando configurar ou você conecta seu modem, como roteador mesmo, em uma das portas LAN do seu roteador e configura o IP da LAN deste último para ficar na mesma sub-rede do seu modem (192.168.1.2, por exemplo), com o DHCP desabilitado.

 

Espero ter ajudado.

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Isso mesmo, você está correto, quando não precisamos discar para acessar, significa que o próprio modem está fazendo essa discagem manualmente e está em modo router. E isso explica o por quê de você não conseguir fazer funcionar tentando discar pelo roteador, captou?

Bom, você tem 2 opções: ou configura seu modem como bridge e, ao invés dele discar, quem vai discar é o seu roteador através do PPPoe que você estava tentando configurar ou você conecta seu modem, como roteador mesmo, em uma das portas LAN do seu roteador e configura o IP da LAN deste último para ficar na mesma sub-rede do seu modem (192.168.1.2, por exemplo), com o DHCP desabilitado.

 

Espero ter ajudado.

Eu coloquei meu modem no modo bridge, testei o discador no meu pc e a internet funcionou normalmente. O problema começa quando eu tento rotear meu modem pelo pppoe, acho que estou deixando de fazer alguma coisa. Pelo outro modo, conectando o modem roteado na entrada lan do roteador, posso utilizar o controle de banda do meu roteador? Pergunto pois você falou que o IP vai ficar na mesma sub-rede do modem ou to confundindo alhos com bugalhos? Ah, você pode me explicar o que é essa função DHCP? Valeu!

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Eu coloquei meu modem no modo bridge, testei o discador no meu pc e a internet funcionou normalmente. O problema começa quando eu tento rotear meu modem pelo pppoe, acho que estou deixando de fazer alguma coisa. Pelo outro modo, conectando o modem roteado na entrada lan do roteador, posso utilizar o controle de banda do meu roteador? Pergunto pois você falou que o IP vai ficar na mesma sub-rede do modem ou to confundindo alhos com bugalhos? Ah, você pode me explicar o que é essa função DHCP? Valeu!

 

Se usar o modo router do modem não vai poder usar o controle de banda do roteador, pois o mesmo controla o trafego que passa em sua porta WAN. DHCP é um protocolo que obtém concessões de endereços IP automaticamente aos clientes que se conectam na rede; porém, se você usar o modem roteado, o mesmo já possui um DHCP habilitado e você deve desabilitar o do roteador para não ter 2 serviços ativos, o que pode vir a gerar um problema se os 2 fornecerem IPs na mesma faixa/range.

Depois de configurar a WAN do roteador como PPPoE, digitar o login do provedor e salvar, experimente fazer um reboot no roteador através de sua própria interface de configuração. Poste o resultado.

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Se usar o modo router do modem não vai poder usar o controle de banda do roteador, pois o mesmo controla o trafego que passa em sua porta WAN. DHCP é um protocolo que obtém concessões de endereços IP automaticamente aos clientes que se conectam na rede; porém, se você usar o modem roteado, o mesmo já possui um DHCP habilitado e você deve desabilitar o do roteador para não ter 2 serviços ativos, o que pode vir a gerar um problema se os 2 fornecerem IPs na mesma faixa/range.

Depois de configurar a WAN do roteador como PPPoE, digitar o login do provedor e salvar, experimente fazer um reboot no roteador através de sua própria interface de configuração. Poste o resultado.

Meu velho, muito obrigado por sua ajuda! Coloquei o modem no modo bridge e desabilitei o DHCP no mesmo, conectei via PPPoe no roteador, dei reboot e ele conseguiu estabelecer a conexão. 

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Desculpa te incomodar. Parece que surgiu um outro problema. Os computadores estão acessando a internet, mas a minha televisão, um decoder AZ America parou de funcionar desde que eu fiz o roteamento. Se eu fosse dar um palpite, eu penso que pode ter sido a configuração DHCP, já que no decoder a opção está desligada e não dá pra ativá-la. Será que é necessário para rotear o roteador,  desabilitar o DHCP do modo bridge do modem? Mas de qualquer forma, você sabe o que pode ter criado esse problema?                                            

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Desculpa te incomodar. Parece que surgiu um outro problema. Os computadores estão acessando a internet, mas a minha televisão, um decoder AZ America parou de funcionar desde que eu fiz o roteamento. Se eu fosse dar um palpite, eu penso que pode ter sido a configuração DHCP, já que no decoder a opção está desligada e não dá pra ativá-la. Será que é necessário para rotear o roteador,  desabilitar o DHCP do modo bridge do modem? Mas de qualquer forma, você sabe o que pode ter criado esse problema?

Quando o modem é configurado como bridge, o DHCP é desabilitado automaticamente, visto que neste modo sua única função é receber do roteador a ordem de discagem e, após confirmado o login com a operadora, fechar uma conexão entre sua rede interna e a internet, agindo como uma ponte (bridge) entre as 2 redes.

Sua TV e seu deco estão conectados via cabo nas portas LAN do TP-Link ou via Wi-Fi? Estranho seu deco não permitir ativar o DHCP; em todo caso, entre com IP, máscara de sub-rede e gateway padrão manualmente e veja se funciona...

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Quando o modem é configurado como bridge, o DHCP é desabilitado automaticamente, visto que neste modo sua única função é receber do roteador a ordem de discagem e, após confirmado o login com a operadora, fechar uma conexão entre sua rede interna e a internet, agindo como uma ponte (bridge) entre as 2 redes.

Sua TV e seu deco estão conectados via cabo nas portas LAN do TP-Link ou via Wi-Fi? Estranho seu deco não permitir ativar o DHCP; em todo caso, entre com IP, máscara de sub-rede e gateway padrão manualmente e veja se funciona...

velho, suas respostas são esclarecedoras, sempre estou aprendendo um pouco sobre o mundo das redes pelo seus comentários. Bom, esqueci de dizer, tentei ativar a função DHCP no AZ America justamento por não conseguir uma conexão configurando manualmente os números dos dados da rede.

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velho, suas respostas são esclarecedoras, sempre estou aprendendo um pouco sobre o mundo das redes pelo seus comentários. Bom, esqueci de dizer, tentei ativar a função DHCP no AZ America justamento por não conseguir uma conexão configurando manualmente os números dos dados da rede.

 

Isto é o mais importante: aprender. Afinal, é pra isso que estamos neste mundo...

Esses aparelhos estão conectados ao roteador da TP-Link via cabo? Tem mais algum equipamento ligado via cabo que não funciona?

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Isto é o mais importante: aprender. Afinal, é pra isso que estamos neste mundo...

Esses aparelhos estão conectados ao roteador da TP-Link via cabo? Tem mais algum equipamento ligado via cabo que não funciona?

Sim, ele está conectado via cabo ao TP-Link e é o único aparelho conectado via cabo que não está funcionando no momento.

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Sim, ele está conectado via cabo ao TP-Link e é o único aparelho conectado via cabo que não está funcionando no momento.

 

Experimentou inverter/trocar de porta com algum que funciona? Testou o cabo em outro equipamento que funciona para confirmar se o mesmo não sofreu alguma avaria?

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Experimentou inverter/trocar de porta com algum que funciona? Testou o cabo em outro equipamento que funciona para confirmar se o mesmo não sofreu alguma avaria?

Tudo certo. Ele só passou a ter esse problema de conexão - o az america - depois que passamos o DHCP para o roteador. 

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Tudo certo. Ele só passou a ter esse problema de conexão - o az america - depois que passamos o DHCP para o roteador. 

 

Muito estranho...o LED referente à conexão da placa de rede acende no Azamerica e no roteador? E quanto à TV que você disse que também não funcionava, já está ok?

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Muito estranho...o LED referente à conexão da placa de rede acende no Azamerica e no roteador? E quanto à TV que você disse que também não funcionava, já está ok?

Sim, o cabo de rede fica aceso no aparelho az america. No caso é esse aparelho que passa o sinal dos canais pra televisão. Agora outras funções da televisão como Netflix funcionam normalmente, pois a conexão wi-fi da tv está boa.

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Sim, o cabo de rede fica aceso no aparelho az america. No caso é esse aparelho que passa o sinal dos canais pra televisão. Agora outras funções da televisão como Netflix funcionam normalmente, pois a conexão wi-fi da tv está boa.

 

Entendi, então o problema está apenas no Azamerica, correto? Existe a possibilidade de você testá-lo em outra rede que não seja a sua? Ou conectar um adaptador Wi-Fi (chipset RaLink 5370) nele?

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