Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV21pt9467c/78. SK4_1L com vertical fechado e com som.


Ir à solução Resolvido por gabileu,

Posts recomendados

Esta tv veio com o vertical fechado e com som e uma linha fina em cima da tela. Daí eu troquei todos os eletrolíticos por outros usados, mas testei com capacímetro antes de colocá-los, só não troquei o capacitor bipolar c327, pois eu não tinha e estava bom aparentemente.

Troquei resistor que estava aberto. No final das contas a linha que estava em cima da tela passou para o meio.

Medi a tensão do CI de saída vertical no pino 01; é 16,7v, no pino 2; 15,5v e no pino 3; 16v.

Medi tensão no conector da bobina defletora vertical, não deu tensão tanto no ca como no cc.

Medi tensão no pino hout do faz tudo e deu 0,69v.

Nos pinos de alimentação do faz tudo estão normais.

Daí com o osciloscópio comecei a medir sinal.

No pino 6 do ci vertical 15,60khz, e no pino 7, 15,60khz.

No conector da BDV no T312, oscilava muito o khz. no T311 15,60khz.

No pino 5 de saida do ci vertical 15,50khz.

Nos pinos 21 e 22 vdrb e vdra do faz tudo oscilava muito acima dos 60hz. Chegava a khz.

Nos pinos 1 e 2 do data e clock, oscilava muito.

No faz tudo, pino 58, 2,3khz e no pino 59, 3,4khz. Nestes mesmos pinos já presenciei 12,300khz.

No pino 33 hout do faz tudo, 15,50khz.

E agora será que o problema estã no faz tudo e tem que substituir, ou o cristal.

E a tensão que não tem no conector do BDV.

De vez em quando o flayback dá uns estalos fortes que até me assusta.

Se eu esqueci algo e se lembrar posto depois.

Desde então muito obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Esse CI do vertical estará queimado devido ao vazamento no flyback!

Remova ele da placa e verifique se tem a tensão de -13V no pino 4 dele (IC351).

 

Quanto essas medições de frequência, deve ter interferências atrapalhando a medição...

O que mais interessa na medição é se tem o pulso (rampa) no vertical ou não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como saber quando ha vazamento de alta tensão no flayback.

Quer dizer que o flyback está com problemas e tem que ser substituído.

Eu pesquisei sobre os pulsos rampa e não encontrei informações, já ouvi falar sobre tal, mas não tenho dado importância. Você pode passar informações sobre os pulsos de rampa pra que eu possa anotar em meu caderno.

E o pino 22 do faz tudo? Vdra.

Retirei o CI vertical e fiz as medições.

No pino 1 deu 17,5v.

No pino 2 deu -17,5v.

No pino 3 deu 18v.

No pino 4 deu -17,3.

No pino 5 deu 15,50khz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O pulso de rampa nesse TV esta nos pinos 21 e 22 do processador (IC102), falamos pulso de "rampa" porque ele é uma "dente de serra", não é todo modelo de TV que tem pulso negativo (VDRB) e pulso positivo (VDRA), na grande maioria dos TVs tem só um pulso e positivo.

No CI do vertical (IC351), os pulsos de rampa podem ser medidos nos pinos 6 e 7, e a frequência dele, tem que ser algo bem próximo dos 60Hz...

 

Sobre o flyback, você disse que escuta uns estalos de vez em quando, esses estalos é alta tensão vazando e pode provocar a queima de vários componentes!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pulso de rampa nesse TV esta nos pinos 21 e 22 do processador (IC102), falamos pulso de "rampa" porque ele é uma "dente de serra", não é todo modelo de TV que tem pulso negativo (VDRB) e pulso positivo (VDRA), na grande maioria dos TVs tem só um pulso e positivo.

No CI do vertical (IC351), os pulsos de rampa podem ser medidos nos pinos 6 e 7, e a frequência dele, tem que ser algo bem próximo dos 60Hz...

 

Sobre o flyback, você disse que escuta uns estalos de vez em quando, esses estalos é alta tensão vazando e pode provocar a queima de vários componentes!...

Era o que eu imaginava e foi onde eu testei, pois conhecia como vout.

Depois de tirar o ci vertical os testes desses pinos foram feitos mas continuam oscilando e muito alto, onde deveria dar apenas 60hz.

No caso do flyback somente outro, é isso?

É o flyback que está com vazamento que está fazendo os pulsos de rampa ficar oscilando e tão alto, onde deveriam ser 60HZ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Era o que eu imaginava e foi onde eu testei, pois conhecia como vout.

Depois de tirar o ci vertical os testes desses pinos foram feitos mas continuam oscilando e muito alto, onde deveria dar apenas 60hz.

No caso do flyback somente outro, é isso?

É o flyback que está com vazamento que está fazendo os pulsos de rampa ficar oscilando e tão alto, onde deveriam ser 60HZ?

Eu conversei com o cliente a respeito dos problemas e os valores dos componentes, e ele achou melhor deixar sem consertar.

Desde então meu muito obrigado, e pode fechar o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Eu conversei com o cliente a respeito dos problemas e os valores dos componentes, e ele achou melhor deixar sem consertar.

Desde então meu muito obrigado, e pode fechar o tópico.

OK, isso é normal.... Hoje em dia são poucos defeitos que compensam ser reparados!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...