Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Divisor de tensão Ajuda


mathheus95

Posts recomendados

Como fazer isso? Por exemplo eu tenho uma fonte de 12 Volts e quero montar um divisor de tensão, que no resistor R1 me de 5 volts e no R2 7 Volts

fico confuso porque não tenho o valor de R1 e também do R2 só tenho a tensão de entrada e das saídas que desejo

 

 

attachicon.gifimages56.png

Isso ajuda ?

12_03_02.gif

Não tenho certeza, mas acho que se você tiver 5 volts no R1 não vai conseguir tensão menos que isso no R2, pois eles estão em série, mas não tenho certeza também estou aqui para aprender, espere mais comentários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mathheus95

Bom.... Deixa eu ver se entendí o que você quer.... voce quer obter duas tensões diferentes, isto é, é um divisor onde voce entra com 12 volts, e quer ter duas tensões na saída, sendo 7 volts em uma e 5 volts na outra, isto em relação ao negativo, certo ?

Se for isso, em vez de usar dois resistores, vai ter de usar três em série !

De baixo para cima, no primeiro resistor vai obter 5 Volts, no segundo vai obter 7 volts, e o terceiro vai ter a ponta ligada nos 12 Volts.

Agora, para poder calcular certinho o seu divisor, precisamos saber qual a carga que será ligada em cada uma dessas tensões !!!

Se for apenas para aprender, e voce vai usar um multímetro para medir, então consideramos que a corrente no multímetro é muito pequena, e podemos chutar fácilmente um valor para um dos resistores e calculamos os outros dois de maneira muito simples.

Mas, suponha que você quer alimentar um circuitinho, por exemplo, um microventilador nos 5 Volts, e acender dois Leds verdes nos 7 volts, aí a coisa muda totalmente !

Porisso que sempre precisamos saber a "carga" que será ligada nas tensões !

Assim, podemos equacionar certinho as correntes necessárias e através das leis das malhas ( kirchoff ou coisa parecida, faz tanto tempo que nem me lembro mais o no pme do cara... ) podemos calcular tanto os valores dos tres resistores como a potência deles.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk e mais ou menos assim ainda não tenho uma carga especifica, mas por exemplo um motor que consome 5volts e outro 7volts. O de 5V consome 500mA e o de 7 volts 700mA como eu escolheria esses resistores R1 e R2?

 

O.o escrevendo isso acabei percebendo que e quase impossível pois a corrente que circula em R1 e R2 e a mesma como fazer esse divisor

com carga, e aliais poderia me explicar esse de três resistores se não for pedir de mais me de algum exemplo parecido por favor

 

Nos diodos a Tensão reversa e de 7v no de cima e 5v no de baixo seria mais ou menos assim que se polariza um transistor com divisor de tensão na base?

 

 

 

post-715826-0-14842100-1423616447_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mathheus95,

 

Nossa, ainda bem que eu te perguntei ...

 

Não adianta nada fazer divisores resistivos para esse tipo de uso seu. É muita corrente, e o pior é que se a corrente não for fixa, não dá para fazer nenhum tipo de cálculo.

 

voce vai ter de usar reguladores de tensão, ou fazer um regulador simples com transistor e zener, um conjunto para cada tensão.

 

Veja o que você prefere !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha duvida maior e que não consigo entender a formula, pois não tenho o valor de R1 e nem de R2 somente a entrada e a saída que desejo e se possível poderia me explicar esse divisor com 3 resistores que você diz escolher um valor qualquer e assim calcular os resistores 2 restantes?

 

 

post-715826-0-17837300-1423690297.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

você pode dimensionar os resistores pela corrente que deve circular.

I = Vin/(R1+R2) = Vout/R2

A equação Vout = Vin.R2/(R1+R2) só te apresenta a relação entre as tensões ou entre os resistores, sem levar em conta o valor da corrente que ira circular nos resistores.

Para 3 resistores seria:

I = Vin/(R1+R2+R3) = VoutA/(R2+R3) = VoutB/R3

VoutA = Vin.(R2+R3)/(R1+R2+R3)

VoutB = Vin.(R3)/(R1+R2+R3)

http://3.bp.blogspot.com/-Wkc45JX7PjQ/T2Y8IF5AxEI/AAAAAAAABVM/ZJAB-z4u7Os/s1600/Sem+t%25C3%25ADtulo-3.jpg

No exemplo, VoutA e VoutB estão com os nomes invertidos, mas a ideia é essa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

você pode dimensionar os resistores pela corrente que deve circular.

I = Vin/(R1+R2) = Vout/R2

A equação Vout = Vin.R2/(R1+R2) só te apresenta a relação entre as tensões ou entre os resistores, sem levar em conta o valor da corrente que ira circular nos resistores.

Para 3 resistores seria:

I = Vin/(R1+R2+R3) = VoutA/(R2+R3) = VoutB/R3

VoutA = Vin.(R2+R3)/(R1+R2+R3)

VoutB = Vin.(R3)/(R1+R2+R3)

http://3.bp.blogspot.com/-Wkc45JX7PjQ/T2Y8IF5AxEI/AAAAAAAABVM/ZJAB-z4u7Os/s1600/Sem+t%25C3%25ADtulo-3.jpg

No exemplo, VoutA e VoutB estão com os nomes invertidos, mas a ideia é essa

Boa noite! me desculpe minha ignorância e que sou leigo eu ate entendi a formula mas eu não consigo chegar a um valor para os resistores como eu chego ao valor para R1 e R2 sendo que não tenho o valor deles somente a Vin que eu tenho e a tensão Vout que eu quero na saída, eu tenho que arbitrar um valor para os 2 resistores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mathheus95,

Bom, se voce imaginar que não vai ter nenhum consumo de corrente nesses pontos, o que se faz é o seguinte :

Chute um valor para um dos resistores, claro que sempre pensando em qual a corrente que irá circular por eles !

Suponha que seu circuito seja alimentado por uma fonte, então uma corrente de 5 mA circulando pelos resistores não vai te matar, certo ?

Já dá para calcular a resistencia total ( soma de r1 + r2 + r3 ) : 12/0,005 = 2400 ohms.

Agora, já dá para calcular r3, usando a equação de VoutB.

E a seguir, com o valor de r3, usamos a equação de VoutA, descobrimos o valor de r2.

E depois saí fácil o valor de R1 .

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mathheus95,

Bom, se voce imaginar que não vai ter nenhum consumo de corrente nesses pontos, o que se faz é o seguinte :

Chute um valor para um dos resistores, claro que sempre pensando em qual a corrente que irá circular por eles !

Suponha que seu circuito seja alimentado por uma fonte, então uma corrente de 5 mA circulando pelos resistores não vai te matar, certo ?

Já dá para calcular a resistencia total ( soma de r1 + r2 + r3 ) : 12/0,005 = 2400 ohms.

Agora, já dá para calcular r3, usando a equação de VoutB.

E a seguir, com o valor de r3, usamos a equação de VoutA, descobrimos o valor de r2.

E depois saí fácil o valor de R1 .

Paulo

Vin/(R1+R2) 9/(100+100) eu arbitrei um valor de 100ohm e meu deu uma corrente de 0,045mA e fiz assim VoutR1/I e depois VoutR2/I

 

O  VoutR1 por exemplo eu queria 5V em cima dele e me deu um valor de resistor de 111,1ohm sei que esse valor não deve existir mas funcionou, e no R2 me deu um valor de 89ohm com os 4v sendo assim eu poderia arbitrar uma corrente também assim como nos resistores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!