Ir ao conteúdo

Divisor de tensão Ajuda

mathheus95

Posts recomendados

Postado

Como fazer isso? Por exemplo eu tenho uma fonte de 12 Volts e quero montar um divisor de tensão, que no resistor R1 me de 5 volts e no R2 7 Volts

fico confuso porque não tenho o valor de R1 e também do R2 só tenho a tensão de entrada e das saídas que desejo

post-715826-0-93345400-1423609800.png 

Postado

Como fazer isso? Por exemplo eu tenho uma fonte de 12 Volts e quero montar um divisor de tensão, que no resistor R1 me de 5 volts e no R2 7 Volts

fico confuso porque não tenho o valor de R1 e também do R2 só tenho a tensão de entrada e das saídas que desejo

attachicon.gifimages56.png

Isso ajuda ?

12_03_02.gif

Não tenho certeza, mas acho que se você tiver 5 volts no R1 não vai conseguir tensão menos que isso no R2, pois eles estão em série, mas não tenho certeza também estou aqui para aprender, espere mais comentários.

Postado

@mathheus95

Bom.... Deixa eu ver se entendí o que você quer.... voce quer obter duas tensões diferentes, isto é, é um divisor onde voce entra com 12 volts, e quer ter duas tensões na saída, sendo 7 volts em uma e 5 volts na outra, isto em relação ao negativo, certo ?

Se for isso, em vez de usar dois resistores, vai ter de usar três em série !

De baixo para cima, no primeiro resistor vai obter 5 Volts, no segundo vai obter 7 volts, e o terceiro vai ter a ponta ligada nos 12 Volts.

Agora, para poder calcular certinho o seu divisor, precisamos saber qual a carga que será ligada em cada uma dessas tensões !!!

Se for apenas para aprender, e voce vai usar um multímetro para medir, então consideramos que a corrente no multímetro é muito pequena, e podemos chutar fácilmente um valor para um dos resistores e calculamos os outros dois de maneira muito simples.

Mas, suponha que você quer alimentar um circuitinho, por exemplo, um microventilador nos 5 Volts, e acender dois Leds verdes nos 7 volts, aí a coisa muda totalmente !

Porisso que sempre precisamos saber a "carga" que será ligada nas tensões !

Assim, podemos equacionar certinho as correntes necessárias e através das leis das malhas ( kirchoff ou coisa parecida, faz tanto tempo que nem me lembro mais o no pme do cara... ) podemos calcular tanto os valores dos tres resistores como a potência deles.

Paulo

Postado

@aphawk e mais ou menos assim ainda não tenho uma carga especifica, mas por exemplo um motor que consome 5volts e outro 7volts. O de 5V consome 500mA e o de 7 volts 700mA como eu escolheria esses resistores R1 e R2?

O.o escrevendo isso acabei percebendo que e quase impossível pois a corrente que circula em R1 e R2 e a mesma como fazer esse divisor

com carga, e aliais poderia me explicar esse de três resistores se não for pedir de mais me de algum exemplo parecido por favor

Nos diodos a Tensão reversa e de 7v no de cima e 5v no de baixo seria mais ou menos assim que se polariza um transistor com divisor de tensão na base?

post-715826-0-14842100-1423616447_thumb.

Postado

@mathheus95,

Nossa, ainda bem que eu te perguntei ...

Não adianta nada fazer divisores resistivos para esse tipo de uso seu. É muita corrente, e o pior é que se a corrente não for fixa, não dá para fazer nenhum tipo de cálculo.

voce vai ter de usar reguladores de tensão, ou fazer um regulador simples com transistor e zener, um conjunto para cada tensão.

Veja o que você prefere !

Paulo

Postado

A minha duvida maior e que não consigo entender a formula, pois não tenho o valor de R1 e nem de R2 somente a entrada e a saída que desejo e se possível poderia me explicar esse divisor com 3 resistores que você diz escolher um valor qualquer e assim calcular os resistores 2 restantes?

post-715826-0-17837300-1423690297.png

Postado

@aphawk Só lembrando que minha ideia não e fazer isso como eu disse com motores  apenas era um exemplo mas eu queria mesmo e aprender a formular esses cálculos :D com cargas que consome muito pouco coisa de 1ma se poder ajudar desde já agradeço

Postado

Boa noite!

você pode dimensionar os resistores pela corrente que deve circular.

I = Vin/(R1+R2) = Vout/R2

A equação Vout = Vin.R2/(R1+R2) só te apresenta a relação entre as tensões ou entre os resistores, sem levar em conta o valor da corrente que ira circular nos resistores.

Para 3 resistores seria:

I = Vin/(R1+R2+R3) = VoutA/(R2+R3) = VoutB/R3

VoutA = Vin.(R2+R3)/(R1+R2+R3)

VoutB = Vin.(R3)/(R1+R2+R3)

http://3.bp.blogspot.com/-Wkc45JX7PjQ/T2Y8IF5AxEI/AAAAAAAABVM/ZJAB-z4u7Os/s1600/Sem+t%25C3%25ADtulo-3.jpg

No exemplo, VoutA e VoutB estão com os nomes invertidos, mas a ideia é essa

Postado

Boa noite!

você pode dimensionar os resistores pela corrente que deve circular.

I = Vin/(R1+R2) = Vout/R2

A equação Vout = Vin.R2/(R1+R2) só te apresenta a relação entre as tensões ou entre os resistores, sem levar em conta o valor da corrente que ira circular nos resistores.

Para 3 resistores seria:

I = Vin/(R1+R2+R3) = VoutA/(R2+R3) = VoutB/R3

VoutA = Vin.(R2+R3)/(R1+R2+R3)

VoutB = Vin.(R3)/(R1+R2+R3)

http://3.bp.blogspot.com/-Wkc45JX7PjQ/T2Y8IF5AxEI/AAAAAAAABVM/ZJAB-z4u7Os/s1600/Sem+t%25C3%25ADtulo-3.jpg

No exemplo, VoutA e VoutB estão com os nomes invertidos, mas a ideia é essa

Boa noite! me desculpe minha ignorância e que sou leigo eu ate entendi a formula mas eu não consigo chegar a um valor para os resistores como eu chego ao valor para R1 e R2 sendo que não tenho o valor deles somente a Vin que eu tenho e a tensão Vout que eu quero na saída, eu tenho que arbitrar um valor para os 2 resistores?

Postado

@mathheus95,

Bom, se voce imaginar que não vai ter nenhum consumo de corrente nesses pontos, o que se faz é o seguinte :

Chute um valor para um dos resistores, claro que sempre pensando em qual a corrente que irá circular por eles !

Suponha que seu circuito seja alimentado por uma fonte, então uma corrente de 5 mA circulando pelos resistores não vai te matar, certo ?

Já dá para calcular a resistencia total ( soma de r1 + r2 + r3 ) : 12/0,005 = 2400 ohms.

Agora, já dá para calcular r3, usando a equação de VoutB.

E a seguir, com o valor de r3, usamos a equação de VoutA, descobrimos o valor de r2.

E depois saí fácil o valor de R1 .

Paulo

Postado

@mathheus95,

Bom, se voce imaginar que não vai ter nenhum consumo de corrente nesses pontos, o que se faz é o seguinte :

Chute um valor para um dos resistores, claro que sempre pensando em qual a corrente que irá circular por eles !

Suponha que seu circuito seja alimentado por uma fonte, então uma corrente de 5 mA circulando pelos resistores não vai te matar, certo ?

Já dá para calcular a resistencia total ( soma de r1 + r2 + r3 ) : 12/0,005 = 2400 ohms.

Agora, já dá para calcular r3, usando a equação de VoutB.

E a seguir, com o valor de r3, usamos a equação de VoutA, descobrimos o valor de r2.

E depois saí fácil o valor de R1 .

Paulo

Vin/(R1+R2) 9/(100+100) eu arbitrei um valor de 100ohm e meu deu uma corrente de 0,045mA e fiz assim VoutR1/I e depois VoutR2/I

O  VoutR1 por exemplo eu queria 5V em cima dele e me deu um valor de resistor de 111,1ohm sei que esse valor não deve existir mas funcionou, e no R2 me deu um valor de 89ohm com os 4v sendo assim eu poderia arbitrar uma corrente também assim como nos resistores?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!