Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Estranho após trocar o processador...


GuilhermeGB

Posts recomendados

Bom, recentemente adquiri um Core 2 Duo E8400, coloquei no meu PC, a placa-mãe é compatível, é FSB 1333, uma G31T-M7, mas estou tendo vários problemas.

 

1-Altas temperaturas - o processador esquenta muito fácil, claro, minha pasta térmica é das mais simples, mas a diferença de temperatura de uma pasta térmica comum para uma boa não é muito grande. O cooler era o mesmo que usava com meu Celeron Dual Core E3300, mesmo com overclock, ele ficava dentro do aceitável, no máximo 68ºC com Prime95, isso porque ele já tem uns 5 anos e nunca troquei a pasta térmica, e ela estava bem seca quando tirei o processador. Já o C2D facilmente chega fácil aos 75ºC. Aí hoje eu decidi colocar um cooler UM POUCO melhor que tinha em outro PC, e decidi passar um pouco mais de pasta térmica, controlando a velocidade do cooler pelo SpeedFan, deixei em 50% e rodou a mais ou menos 2600rpm, o processador não passou dos 69ºC, melhorou, mas ainda estou achando alta por estar sem overclock.

 

2-Telas pretas - bom, uma vez ou outra, quando acabo de ligar o PC, dá uma tela preta, a luz vermelha abaixo do botão de ligar do gabinete até apaga, mas o cooler continua funcionando, aí aperto o botão para reiniciar, quando liga aparece aquela mensagem tipo quando dá tela azul, ai vejo os detalhes do problema, pesquisei eles e vi que é problemas de hardware, pode ser defeito ou sobreaquecimento, mas não tem condições, pois o PC tinha sido ligado e já deu a tela preta.

 

Bom, acho que é só isso, não estou lembrado de nada agora. Sobre o desempenho, aparentemente está normal (nunca tinha mexido num C2D antes), muito mais rápido que o antigo processador, os jogos estão rodando muito melhor, inclusive jogo por horas e não dá problema algum, deixei um programa aberto ontem, e o máximo que ele registrou foi 71ºC jogando Grid 2, que é um jogo que exige bastante do processador, joguei por "algumas" horas.

 

Então, o que acham? Algum problema no processador? Será que poderia ser a placa-mãe ou outro componente? Esse PC já tem uns 5 anos, a única coisa que troquei nele foi a fonte, hd, adicionei mais uma memória ram, placa de vídeo e troquei o processador agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB pode ser que a placa mãe precise de outra Bios para dar suporte a novo processador.Veja se há no site da placa mãe outra Bios mais nova e faça a atualização.

Na verdade eu já procurei, a única que achei foi uma versão mais antiga, de 2008, acho que estou com a versão mais recente disponível, de 2009, acho meio difícil ter atualizações para uma placa-mãe LGA 775 depois desse ano. Se for algum problema com a mobo, acredito que seja problema físico, mas aparentemente parece boa.

 

A temperatura não está sendo mais um problema pra mim, depois que troquei o cooler e coloquei mais pastar térmica (acho que coloquei pouca pasta da outra vez) deu uma boa melhorada, e eu também posso aumentar a velocidade do cooler pelo SpeedFan, caso precise. Testei um pouco o jogo Assassin's Creed Black Flag e o máximo que o HWMonitor registrou foi 58ºC com o cooler a 30% (não lembro quandos RPMs, mas sei que é menos de 2000).

 

Obrigado pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde você mora esta quente?

C2D é esquentadinho mesmo.

até para os coolers box da intel que são bem básicos.

Mas tem uma solução meio Obvia aí

Como você ta com um cooler melhor, aumenta a velocidade de rotação dele e seja feliz.

Sim, geralmente faz 30-35 graus, às vezes chega a 40. '-' Mas mesmo à noite, que não é tão quente, chegava a 70-75 graus fácil, mas agora tá de boa, ontem à noite tava 36ºC em idle com cooler em 30%. O cooler antigo que eu tinha nem da intel era, era de uma marca estranha "Thermal Pro" ou "Pro Thermal", sei lá...agora estou usando um da Cooler Master que tinha num PC Celeron D LGA 775, esses deviam esquentar pacas, então precisam de um bom cooler.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, geralmente faz 30-35 graus, às vezes chega a 40. '-' Mas mesmo à noite, que não é tão quente, chegava a 70-75 graus fácil, mas agora tá de boa, ontem à noite tava 36ºC em idle com cooler em 30%. O cooler antigo que eu tinha nem da intel era, era de uma marca estranha "Thermal Pro" ou "Pro Thermal", sei lá...agora estou usando um da Cooler Master que tinha num PC Celeron D LGA 775, esses deviam esquentar pacas, então precisam de um bom cooler.

Ja esquentei a cabeça com o esquentamento do Meu C2D quando eu usava  :hehehe: 

Aqui também faz muito calor

o meu passava fácil de 70 Graus, chegando ate a 80 Graus

o estranho é  q quando eu tocava no dissipador ele estava frio  :blink: 

li umas materias que diziam que os C2D tem um "problema" com o sensor de temperatura

nao sei se é verdade.

mas até que faz sentido sabe porque?

de acordo com a intel a temperatura limite do E8400 é 72,4 Graus

http://ark.intel.com/pt-br/products/33910/Intel-Core2-Duo-Processor-E8400-6M-Cache-3_00-GHz-1333-MHz-FSB

Ou seja quando ele ultrapassa essa temperatura o PC Deveria desligar automaticamente certo?

e isso não acontece de fato

isso leva a crer q talvez exista alguma coisa errada mesmo com esse sensor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, desconfiei muito disso! Eu tenho um cooler soprando o ar pra fora do gabinete, colocava a mão lá e o ar trava frio, nada de ar quente, e a 70ºC deveria estar quente, certo? Quando usava o Celeron, às vezes saia um ar quente de trás dele. Meu PC chegou a desligar no meio de uma renderização com o Sony Vegas, igual eu disse no post principal, depois aparecia aquela mensagem de tela azul e bla bla bla, aconteceu quando eu estava renderizando, aí fui abrir o SpeedFan pra saber a temperatura, aí a tela apagou, mas o cooler ainda funcionava, então tive que reiniciar pelo botão do gabinete. De vez em quando a tela também apagava e depois voltava, aparecia que o driver da placa de vídeo tinha parado, mas nunca aconteceu com o outro processador.

Outra coisa era que o processador estava normal com pouco uso, tipo 5%, aí só dava pulo para uns 30% com alguma tarefa mais pesada e a temperatura subia de uma vez, tipo, tava em 40ºC aí subia pra 52ºC, por exemplo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, desconfiei muito disso! Eu tenho um cooler soprando o ar pra fora do gabinete, colocava a mão lá e o ar trava frio, nada de ar quente, e a 70ºC deveria estar quente, certo? Quando usava o Celeron, às vezes saia um ar quente de trás dele. Meu PC chegou a desligar no meio de uma renderização com o Sony Vegas, igual eu disse no post principal, depois aparecia aquela mensagem de tela azul e bla bla bla, aconteceu quando eu estava renderizando, aí fui abrir o SpeedFan pra saber a temperatura, aí a tela apagou, mas o cooler ainda funcionava, então tive que reiniciar pelo botão do gabinete. De vez em quando a tela também apagava e depois voltava, aparecia que o driver da placa de vídeo tinha parado, mas nunca aconteceu com o outro processador.

Outra coisa era que o processador estava normal com pouco uso, tipo 5%, aí só dava pulo para uns 30% com alguma tarefa mais pesada e a temperatura subia de uma vez, tipo, tava em 40ºC aí subia pra 52ºC, por exemplo.

Pois é, comigo também era assim em idle minha temperatura ate q era aceitável, mas do nada sua mais mais rápido do q o preço da gasolina  :(-*: 

mas com o tempo eu parei de me preocupar

porque alguns jogos levavam o uso do processador a quase 100% e mesmo assim rodavam com fluidez, um dos mais comuns problemas de super aquecimento são aquelas travadas chatas e isso não acontecia.

dai eu parei de me preocupar, usei por meses sem problema algum.

mas é isso aí amigo.

de qualquer forma, se você tiver preocupado aumente a temperatura do seu cooler só pra você jogar sem preocupações deixar a mente livre e se concentrar no jogo kkk

o meu eu só nao aumentava porque mesmo a 100% de rotação nao chegava nem a 3000 RPM.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, comigo também era assim em idle minha temperatura ate q era aceitável, mas do nada sua mais mais rápido do q o preço da gasolina  :(-*: 

mas com o tempo eu parei de me preocupar

porque alguns jogos levavam o uso do processador a quase 100% e mesmo assim rodavam com fluidez, um dos mais comuns problemas de super aquecimento são aquelas travadas chatas e isso não acontecia.

dai eu parei de me preocupar, usei por meses sem problema algum.

mas é isso aí amigo.

de qualquer forma, se você tiver preocupado aumente a temperatura do seu cooler só pra você jogar sem preocupações deixar a mente livre e se concentrar no jogo kkk

o meu eu só nao aumentava porque mesmo a 100% de rotação nao chegava nem a 3000 RPM.

Vou parar de me preocupar mesmo, pois mesmo jogando o processador não chegava a aquecer tanto. Meu cooler parece um avião mesmo, chega a quase 5000rpm, e como eu desabilitei o Smart Fan na bios, ele inicia em velocidade máxima, aí tenho que diminuir no SpeedFan.

 

valeu a ajuda, é bom saber que é algo "normal". :P E quanto aos desligamentos, vamos ver se eles vão parar, depois posto se tiver mais algum problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom, parece que agora está tudo certo, as temperaturas estão normais, só sobem em dias quentes, mas agora, mesmo nos dias "menos quentes", dá pra aumentar um pouco o cooler, deixar em 30-40% e fica de boa, fica algo entre 65-68ºC rodando BF3 online, em dias infernais chega a 72ºC. Também não estou tendo desligamentos, apenas quando faço algum overclock alto, mas isso aí já é problema de placa-mãe muito fraca para overclock, acho que o máximo que dá pra encarar é 3.3Ghz com FSB 366Mhz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então da pra ficar tranquilo

uma dúvida

Quantos fps você ganha no BF3 fazendo over?

Sei lá, eu tava usando em 3.4Ghz (que não deixava o PC muito estável algumas vezes) e ganhei algo entre 5-10 FPS, mas não dá pra confirmar, pois varia muito dependendo do servidor e da internet, a minha é muito ruim, tenho ping acima de 200ms. Eu também fiz overclock na GPU, de 40-50 FPS rodando no médio, agora rodo com os mesmos FPS no High, aí juntando OC da CPU+GPU, rodo com média entre 50-60 no High.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei lá, eu tava usando em 3.4Ghz (que não deixava o PC muito estável algumas vezes) e ganhei algo entre 5-10 FPS, mas não dá pra confirmar, pois varia muito dependendo do servidor e da internet, a minha é muito ruim, tenho ping acima de 200ms. Eu também fiz overclock na GPU, de 40-50 FPS rodando no médio, agora rodo com os mesmos FPS no High, aí juntando OC da CPU+GPU, rodo com média entre 50-60 no High.

ual, aumentou pra caramba fazendo over nos dois

você costuma fazer nas memórias tambem?

seu processador é 1333 certo? da esplorar isso.

overclock é um vício né? kkk

eu lembro que quando o brasil nao era esse inferno disfarsado eu vivia fazendo.

mas com esse calor nem arrisco mais, tem dias q beira os 40 Graus aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ual, aumentou pra caramba fazendo over nos dois

você costuma fazer nas memórias tambem?

seu processador é 1333 certo? da esplorar isso.

overclock é um vício né? kkk

eu lembro que quando o brasil nao era esse inferno disfarsado eu vivia fazendo.

mas com esse calor nem arrisco mais, tem dias q beira os 40 Graus aqui.

Mano, acho que as memórias fazem over automaticamente quando aumenta o FSB, olha meu CPU-Z:

 

rwp06x.png

 

xknbme.png

 

Kkk é vicioso sim! Se pudesse, deixava em 3.6Ghz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim mas sua placa mãe deixa mexer nas voltagens?

pois é kkk
 

suas memorias estão a 878mhz

você esta com dual channel simetrico igual aqui
mas o ***** é que o meu nivelou por baixo por causa das latencias
 

ja vi um video do E8400 a 4.5GHz estável com water cooler
só nao vi nada relacionado a memórias e voltagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim mas sua placa mãe deixa mexer nas voltagens?

pois é kkk

 

suas memorias estão a 878mhz

você esta com dual channel simetrico igual aqui

mas o ***** é que o meu nivelou por baixo por causa das latencias

 

ja vi um video do E8400 a 4.5GHz estável com water cooler

só nao vi nada relacionado a memórias e voltagens.

Não da pra mexer. Sim, o C2D é ótimo para over, o pessoal diz que para usar acima de 4.6Ghz é só aumentar de 1.2v para 1.3v. Dá até pra mudar o FSB para 400Mhz, mas é insuportável estar de boa, aí de repente o PC reinicia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

O meu PC também ficou estranho quando troquei o processador....

 

Meu PC era:

 

AsRock 990FX Extreme9

CPU anterior: Phenom II X6 1055T 2.8Ghz com Coolermaster V10

Memória GSkill Sniper 2x 8GB 2400Mhz (rodando a 1600Mhz)

Radeon HD 4870 X2 com WC

Fonte KingWin 80Plus 750W

 

Mudanças:

 

CPU -> FX9370, mantendo o cooler.

Memórias -> Ajustadas para 2400Mhz

 

 

Depois disso, algumas vezes parece que o vídeo perdeu sincronia, os jogos estão como se a gente tivesse num carro e ficasse bombando o acelerador... O que antes não acontecia....

Coloco muitos jogos no máximo e rodava bem, agora tá muito estranho com o FX.

 

O FX está agora a 42ºC... tudo normal... O V10 consegue segurar o calor do FX... Até o Football Manager fica estranho... mas aí eu reinicio e fica normal...

 

A bios está atualizada, apenas carreguei o padrão, reiniciei e, só assim, ajustei tudo na sua frequencia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!