Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acesso VM Linux via putty em windows por rede externa


Posts recomendados

Boa tarde galera, preciso acessar de casa via putty, uma VM que tem o linux instalado aqui na rede da empresa.

Temos várias VMs, todas consigo acessar, mas são todas windows. Gostaria de ter conexão com a do linux também para poder rodar o mongoDB direto de casa.

 

Temos um IP fixo que utiliza a porta 3000 para fazer acessos via rdp para as outras vm windows. Então eu gostaria de fazer a mesma coisa, porém utilizar o protocolo ssh na porta 22 que faça o modem mandar direto para a VM 172.15.0.79 que seria o IP interno do linux. Não posso fazer dmz por conta de outras configurações.

 

Resumindo: Quero abrir o putty de casa, colocar o ip externo da empresa e conectar o linux.

Alguma dica? Alguém sabe se isso é possível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se o seu caso permite (não sei se o putty permite alterar a porta de conexão), mas se permitir você pode mudar a porta de destino do SSH (22) para outra porta (ex. 1024) e liberar ela no modem. Abaixo tem um link para consulta.

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Redes/Porta-SSH-de-22-para-80.

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Alterando-a-porta-do-servico-SSH

Talvez possa ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se o seu caso permite (não sei se o putty permite alterar a porta de conexão), mas se permitir você pode mudar a porta de destino do SSH (22) para outra porta (ex. 1024) e liberar ela no modem. Abaixo tem um link para consulta.

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Redes/Porta-SSH-de-22-para-80.

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Alterando-a-porta-do-servico-SSH

Talvez possa ajudar.

 

Alterar a porta está fora de cogitação, uma vez que não sou só eu que utilizo essa conexão. Mas obrigado pela ajuda.

 

 

Se funciona de outro micro dentro da rede interna, logo, é só uma questão de ajuste no modem. Tens certeza que não há nenhuma opção ou edição para a porta 22 no roteador ? Alias, qual é modelo do teu roteador ?

 

Eu também acho isso, é um TP-Link TD-W8968. O local para "setar" a porta, tem ali, já fiz isso... mas ao testar se a porta está aberta no modem, ainda aparece bloqueada, como na imagem...

 

351xwnd.jpg11l29f4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu costumo utilizar o PFPort Checker, que verifica os protocolos individualmente, pois alguns sites consultam os dois protocolos ao mesmo tempo e caso um deles esteja bloqueado (TCP disable, mas UDP enable ou o inverso), ele informa que a porta está fechada.

http://www.kbaus.com/2012/11/como-verificar-se-portas-tcp-udp-estão-liberadas.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As imagens não estão aparecendo...

 

Como tu fizeste para redirecionar a porta do rdp ? 

 

Apenas coloquei o IP da VM windows na porta 3000 que é o padrão para o rdp. Isso tudo beleza, funciona corretamente.

 

 

Eu costumo utilizar o PFPort Checker, que verifica os protocolos individualmente, pois alguns sites consultam os dois protocolos ao mesmo tempo e caso um deles esteja bloqueado (TCP disable, mas UDP enable ou o inverso), ele informa que a porta está fechada.

http://www.kbaus.com/2012/11/como-verificar-se-portas-tcp-udp-estão-liberadas.html

 

em casa vou dar uma boa olhada nesse link

 

 

Se não conseguir dessa forma, acesse uma máquina windows via RDP, instale o putty e acesse através dela.

 

Atenciosamente,

Emerson

 

Opa Emerson, isso ai eu já consigo. Mas gostaria de encurtar o caminho e poder trabalhar no servidor de testes da empresa direto da minha maquina de casa e não ter que acessar a minha VM dentro da empresa pra poder acessar o putty, entende? Mesmo assim obrigado.

 

Valeu a todos que estão ajudando, mas estou quase desistindo hehe.

abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso a opção Virtual Server de seu modem continue bloqueando a porta, verifique um campo semelhante a "fowarding" ou "port range forward" (em alguns roteadores, a opção se encontra no campo NAT ou NAPT), você pode direcionar a porta desejada para o endereço local interno do micro onde está a VM. Como possui IP fixo, então o endereço global interno não necessita ser fixado, somente o endereço do host interno (onde está a sua VM) que deve ser fixado no roteador.

Como você deseja trabalhar com dados de sua empresa, é recomendável trabalhar com o protocolo TCP. Só utilize o protocolo UDP caso a função TCP não funcione. 

Caso o forward funcione em seu modem, todo o pacote vindo de um endereço global externo de origem qualquer que atingir o ip global interno de sua empresa ,com porta de destino 22, será redirecionado para o endereço local interno cadastrado na tabela de roteamento, onde se encontra o micro a ser acessado.

Se o seu modem só permitir liberar porta via Virtual Server, neste caso só visualizando os menus da firmware de seu modem ou roteador para procurar um campo semelhante para realizar a liberação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso a opção Virtual Server de seu modem continue bloqueando a porta, verifique um campo semelhante a "fowarding" ou "port range forward" (em alguns roteadores, a opção se encontra no campo NAT ou NAPT), você pode direcionar a porta desejada para o endereço local interno do micro onde está a VM. Como possui IP fixo, então o endereço global interno não necessita ser fixado, somente o endereço do host interno (onde está a sua VM) que deve ser fixado no roteador.

Como você deseja trabalhar com dados de sua empresa, é recomendável trabalhar com o protocolo TCP. Só utilize o protocolo UDP caso a função TCP não funcione. 

Caso o forward funcione em seu modem, todo o pacote vindo de um endereço global externo de origem qualquer que atingir o ip global interno de sua empresa ,com porta de destino 22, será redirecionado para o endereço local interno cadastrado na tabela de roteamento, onde se encontra o micro a ser acessado.

Se o seu modem só permitir liberar porta via Virtual Server, neste caso só visualizando os menus da firmware de seu modem ou roteador para procurar um campo semelhante para realizar a liberação.

Bom, já tentei muita coisa, acho que vou deixar como está assim mesmo. Vou configurar um svn mesmo e poder trabalhar de casa. Grato pela ajuda amigo.

 

Só um detalhe, a porta padrão do RDP é 3389, não 3000.

Neste link http://www.tp-link.com/lb/article/?faqid=478 , está um tutorial da tp-link sobre o assunto.

Realmente, mas está certo, eu só informei a porta errada aqui. Olhei o service port errado, obrigado e pode fechar o tópico, desisto hehe.

 

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!