Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que muda de um octa-core para um six-core para um quad-core?


Posts recomendados

  • Membro VIP

O que muda: um tem 8, outro 6 e o outro 4 núcleos de processamento de dados.

 

Numa analogia porca, um tem 8, outro 6 e outro 4 motores.

 

Então 8 é melhor ?
Depende do motor, depende do tipo de carga que precisa ser carregada e depende do quanto você pode gastar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho condições de comprar qualquer um dos três, vamos se basear nos processsadores da AMD (FX 8320, FX 6300 e FX 4300). O que faz um núcleo desses? O que eu perco se deixar de pegar um octa-core pra pegar um six-core, por exemplo? A discrepância de valores entre os processadores, correspondem de maneira justa com o número de núcleos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu tenho condições de comprar qualquer um dos três, vamos se basear nos processsadores da AMD (FX 8320, FX 6300 e FX 4300). O que faz um núcleo desses? O que eu perco se deixar de pegar um octa-core pra pegar um six-core, por exemplo? A discrepância de valores entre os processadores, correspondem de maneira justa com o número de núcleos?

 

Tudo depende do que você vai usar.

 

O núcleo faz o processamento.

 

Menos núcleos = menos poder de processamento paralelo*

 

Sobre o preço, nem sempre, tem que olhar cada caso.

 

*Depende dos programas saberem usar os vários núcleos, por isso, novamente, depende dos programas que você vai usar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@sirbrunox

O desempenho geral do pc em abertura de vários aplicativos ao mesmo tempo, uso de máquina virtual, etc.

Em jogos, a melhora de um 6-core para um 8-core é pouco perceptível mas também conta, como mostram testes do Extreme Pcs & Overclock (Youtube).

Pra você que já tem o FX-6300 não vale a pena aumentar, a não ser que tenha muita necessidade de mais processamento ou compre uma placa de vídeo top / faça um crossfire.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico, Intel tem os Núcleos físicos (i7 4770 tem 4 Núcleos e 8 Threads) e os AMD, como são? O FX 8350 tem 8 Núcleos físicos ou não? Essa é uma dúvida que não consegui sanar, ao menos, ainda, pois uns dizem que tem os 8 Núcleos físicos e outros dizem que são simulados/emulados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
 

Aproveitando o tópico, Intel tem os Núcleos físicos (i7 4770 tem 4 Núcleos e 8 Threads) e os AMD, como são? O FX 8350 tem 8 Núcleos físicos ou não? Essa é uma dúvida que não consegui sanar, ao menos, ainda, pois uns dizem que tem os 8 Núcleos físicos e outros dizem que são simulados/emulados.

 

São 4 módulos, cada um com 2 núcleos dividindo a cache L2 do módulo.

 

Enquanto a multiplicação da Intel é lógica (SMT), a da AMD é física (CMT).

 

http://www.hardwarebenchnews.com/amd-fx-series-review-pagina-2-a-arquitetura-e-os-processadores-fx/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aproveitando o tópico, Intel tem os Núcleos físicos (i7 4770 tem 4 Núcleos e 8 Threads) e os AMD, como são? O FX 8350 tem 8 Núcleos físicos ou não? Essa é uma dúvida que não consegui sanar, ao menos, ainda, pois uns dizem que tem os 8 Núcleos físicos e outros dizem que são simulados/emulados.

 

Tem e não tem. :wacko:

De forma bem porca:

 

Os processadores são feitos de várias partes, duas das mais importantes são as unidades que processam números inteiros e as que processam números "quebrados" (chamada unidade de cálculo de ponto flutuante).

Os AMD FX tem módulos que tem duas unidade de inteiros e uma de ponto flutuante, dai a AMD chama isso de núcleo (dois módulos nos FX-4***, três nos FX-6*** e 4 nos FX-8***). Muita gente chama isso de 4 núcleos mesmo, pois os núcleos "completos" tem uma unidade de inteiros e uma de ponto flutuante, como são os Intel.

 

Já os i3 e i7 que tem X núcleos e pensam que tem 2X (os que tem Hyper Threading), tem esse esquema de uma unidade de cada tipo em cada núcleo, mas como o processador não é feito só dessas unidades de processamento, neste caso ele consegue otimizar o processamento das coisas usando a estrutura de um núcleo só (aí recomendo a você estudar os artigos do site pra entender exatamente como é cada coisa) pra executar mais tarefas ao mesmo tempo, quando comparado a outro processador que não tem o HT.

 

Principalmente para jogos, mas também para trabalho e faculdade. Fiz o post pois não tenho muita noção do que seria essa diferença entre núcleos, aí queria saber o que são e se vale a pena trocar o processador por um FX 8320 pois tenho uma boa oportunidade de fazer isso.

 

Aí fica o que o @Math.Pi disse. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!