Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
sirbrunox

O que muda de um octa-core para um six-core para um quad-core?

Recommended Posts

Queria saber o que muda entre esses tipos de processadores, para que eu consiga escolher um que supra minhas necessidades. Não entendo o que significa e pra quê serve esses núcleos a mais que um processador tem perante o outro. 

Agradeço a ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que muda: um tem 8, outro 6 e o outro 4 núcleos de processamento de dados.

Numa analogia porca, um tem 8, outro 6 e outro 4 motores.

Então 8 é melhor ?
Depende do motor, depende do tipo de carga que precisa ser carregada e depende do quanto você pode gastar.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho condições de comprar qualquer um dos três, vamos se basear nos processsadores da AMD (FX 8320, FX 6300 e FX 4300). O que faz um núcleo desses? O que eu perco se deixar de pegar um octa-core pra pegar um six-core, por exemplo? A discrepância de valores entre os processadores, correspondem de maneira justa com o número de núcleos?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho condições de comprar qualquer um dos três, vamos se basear nos processsadores da AMD (FX 8320, FX 6300 e FX 4300). O que faz um núcleo desses? O que eu perco se deixar de pegar um octa-core pra pegar um six-core, por exemplo? A discrepância de valores entre os processadores, correspondem de maneira justa com o número de núcleos?

Tudo depende do que você vai usar.

O núcleo faz o processamento.

Menos núcleos = menos poder de processamento paralelo*

Sobre o preço, nem sempre, tem que olhar cada caso.

*Depende dos programas saberem usar os vários núcleos, por isso, novamente, depende dos programas que você vai usar.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@sirbrunox

O desempenho geral do pc em abertura de vários aplicativos ao mesmo tempo, uso de máquina virtual, etc.

Em jogos, a melhora de um 6-core para um 8-core é pouco perceptível mas também conta, como mostram testes do Extreme Pcs & Overclock (Youtube).

Pra você que já tem o FX-6300 não vale a pena aumentar, a não ser que tenha muita necessidade de mais processamento ou compre uma placa de vídeo top / faça um crossfire.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi. A mudança que eu sentiria ao trocar de processador, eu consigo suprir com uma placa de vídeo melhor do que a que tenho, certo? 

Compartilhar este post

Link para o post

A diferença não é muita. Por isso digo que não vale a pena na sua configuração atual.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o tópico, Intel tem os Núcleos físicos (i7 4770 tem 4 Núcleos e 8 Threads) e os AMD, como são? O FX 8350 tem 8 Núcleos físicos ou não? Essa é uma dúvida que não consegui sanar, ao menos, ainda, pois uns dizem que tem os 8 Núcleos físicos e outros dizem que são simulados/emulados.

Compartilhar este post

Link para o post

Principalmente para jogos, mas também para trabalho e faculdade. Fiz o post pois não tenho muita noção do que seria essa diferença entre núcleos, aí queria saber o que são e se vale a pena trocar o processador por um FX 8320 pois tenho uma boa oportunidade de fazer isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o tópico, Intel tem os Núcleos físicos (i7 4770 tem 4 Núcleos e 8 Threads) e os AMD, como são? O FX 8350 tem 8 Núcleos físicos ou não? Essa é uma dúvida que não consegui sanar, ao menos, ainda, pois uns dizem que tem os 8 Núcleos físicos e outros dizem que são simulados/emulados.

São 4 módulos, cada um com 2 núcleos dividindo a cache L2 do módulo.

Enquanto a multiplicação da Intel é lógica (SMT), a da AMD é física (CMT).

http://www.hardwarebenchnews.com/amd-fx-series-review-pagina-2-a-arquitetura-e-os-processadores-fx/

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tem e não tem. :wacko:

De forma bem porca:

Os processadores são feitos de várias partes, duas das mais importantes são as unidades que processam números inteiros e as que processam números "quebrados" (chamada unidade de cálculo de ponto flutuante).

Os AMD FX tem módulos que tem duas unidade de inteiros e uma de ponto flutuante, dai a AMD chama isso de núcleo (dois módulos nos FX-4***, três nos FX-6*** e 4 nos FX-8***). Muita gente chama isso de 4 núcleos mesmo, pois os núcleos "completos" tem uma unidade de inteiros e uma de ponto flutuante, como são os Intel.

Já os i3 e i7 que tem X núcleos e pensam que tem 2X (os que tem Hyper Threading), tem esse esquema de uma unidade de cada tipo em cada núcleo, mas como o processador não é feito só dessas unidades de processamento, neste caso ele consegue otimizar o processamento das coisas usando a estrutura de um núcleo só (aí recomendo a você estudar os artigos do site pra entender exatamente como é cada coisa) pra executar mais tarefas ao mesmo tempo, quando comparado a outro processador que não tem o HT.

Principalmente para jogos, mas também para trabalho e faculdade. Fiz o post pois não tenho muita noção do que seria essa diferença entre núcleos, aí queria saber o que são e se vale a pena trocar o processador por um FX 8320 pois tenho uma boa oportunidade de fazer isso.

Aí fica o que o @Math.Pi disse. ;)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais