Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Mãe Antiga... Placa de vídeo nova!


Ir à solução Resolvido por mgflist,

Posts recomendados

Boa noite pessoal!
Seguinte, tenho um amigo meu aqui que está com um problema. Ele está usando uma placa Mãe antiga, VSCompany VS-MCP61M.. E comprou uma R9 270X.. e tem problemas de travamentos.. as vezes a placa de vídeo é reconhecida, as vezes não.. etc..
Ele não tem condições agora de fazer um upgrade decente, tem um processador AMD Phenom II X4.. Em minha opinião, o problema se concentra nessa placa mãe que já tem quase 10 anos de uso.. com um chipset Fraco para a R9 270X.. posso dizer pra ele comprar então uma placa mãe Barata.. Low Profile? Tipo uma Gigabyte GA-78LMT-S2 ou uma ASUS M5A78L-M LX3 que já aceite uma PCI-Ex 2.0? Ajudaria? pelo menos em questão de estabilizar o sistema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta placa mãe possui 1 x PCI Express x16 que seria o padrão, mas não há diferença significativa entre a 2.0 e 3.0. Em quais momentos ocorrem esses travamentos? Havia outra placa de vídeo? Testou vários drivers? Tem como testar esta placa de vídeo em outra máquina? Esta placa de vídeo possui vídeo onboard/integrado, não? Se sim, Tente desativar no SETUP/BIOS. Uma opção é atualizar o BIOS da placa-mãe, mas é arriscado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta placa mãe possui 1 x PCI Express x16 que seria o padrão, mas não há diferença significativa entre a 2.0 e 3.0. Em quais momentos ocorrem esses travamentos? Havia outra placa de vídeo? Testou vários drivers? Tem como testar esta placa de vídeo em outra máquina? Esta placa de vídeo possui vídeo onboard/integrado, não? Se sim, Tente desativar no SETUP/BIOS. Uma opção é atualizar o BIOS da placa-mãe, mas é arriscado.

Obrigado por responder,

Sim, mas não tenho certeza se essa placa é PCI-Ex 2.0, acredito que não seja, Até porque a AMD não tem Placa com 3.0.. Bom. como disse, os travamentos acontecem justamente quando a Pl de vídeo é exigida, no caso, em jogos. Alguns nem entram.

Sim. ela tem uma GeForce 430 integrada. E mesmo sendo desativada na BIOS ela continua sendo reconhecida dentro do SO. Já foi feita uma Atualização, mas se trata de uma VSCompany que nem existe mais, pelo menos não ouço falar desse fabricante há algum tempo.

Como a R9 270X tem hora que reconhece, e tem hora que não reconhece, ainda acredito que o problema seja realmente na Placa Mãe. Pois não vejo um problema grave na questão do Processador ou outros Hardwares, no Caso 8GB RAM (2x4GB 1600) Fonte EVGA 600b... No máximo aconteceria um Gargalo por conta do processador.. Mas no caso de reconhecimento.. acredito mesmo que seja a Placa Mãe.

Esta placa mãe possui 1 x PCI Express x16 que seria o padrão, mas não há diferença significativa entre a 2.0 e 3.0. Em quais momentos ocorrem esses travamentos? Havia outra placa de vídeo? Testou vários drivers? Tem como testar esta placa de vídeo em outra máquina? Esta placa de vídeo possui vídeo onboard/integrado, não? Se sim, Tente desativar no SETUP/BIOS. Uma opção é atualizar o BIOS da placa-mãe, mas é arriscado.

Obrigado por responder,

Sim, mas não tenho certeza se essa placa é PCI-Ex 2.0, acredito que não seja, Até porque a AMD não tem Placa com 3.0.. Bom. como disse, os travamentos acontecem justamente quando a Pl de vídeo é exigida, no caso, em jogos. Alguns nem entram.

Sim. ela tem uma GeForce 430 integrada. E mesmo sendo desativada na BIOS ela continua sendo reconhecida dentro do SO. Já foi feita uma Atualização, mas se trata de uma VSCompany que nem existe mais, pelo menos não ouço falar desse fabricante há algum tempo.

Como a R9 270X tem hora que reconhece, e tem hora que não reconhece, ainda acredito que o problema seja realmente na Placa Mãe. Pois não vejo um problema grave na questão do Processador ou outros Hardwares, no Caso 8GB RAM (2x4GB 1600) Fonte EVGA 600b... No máximo aconteceria um Gargalo por conta do processador.. Mas no caso de reconhecimento.. acredito mesmo que seja a Placa Mãe.

Boa noite.

Qual é o modelo da fonte?

EVGA 600b

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente resetar o BIOS retirando a bateria-moeda por alguns instantes (isso com o cabo de força desconectado). Usa estabilizador? O teste em outra máquina é possível?

Obrigado novamente!

Tudo isso já foi feito. A placa de vídeo funciona em outra Maquina! Na verdade, não quero pedir para ele gastar um dinheiro que provavelmente não tem no momento a toa. Eu acredito mesmo que seja a placa mãe. Mas sei que no mundo do hardware sempre tem algo que possa ser feito. A questão é se realmente com uma placa mãe low profile resolveria esse problema, mesmo utilizando um processador também já antigo. 

Desculpe minha ignorância. Mas no meu limitado conhecimento, a placa mãe não suporta a placa de vídeo. Por mais que seja realmente a primeira vez que vejo isso acontecer, digo.. em não reconhecer a placa de vídeo. Já vi dar gargalos monstruosos.. mas de não reconhecer... reconhecer.. voltar a não reconhecer é a primeira vez... pode ser até defeito no Slot PCI-Ex... 

A sim, esqueci de mencionar.. Ele utilizava uma GTX 460 antes... ou algo parecido com isso.. mas após a troca pela R9 270X nem a antiga funcionou normalmente...

 

Obrigado pela resposta, tenha certeza que está me ajudando muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!