Ir ao conteúdo

PC liga com memórias separadas e desliga quando utilizo as duas juntas

Roberto Fontes

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, 

Estou com um problema bem chato na minha máquina, e não consigo descobrir como resolver. Procurei aqui no forum e não acho alguém com algum problema parecido. Vamos lá:

Eu tenho uma máquina um tanto antiga já, seguem as configs:

AMD X4 955 3.0 GHZ (COOLER BOX)

ASUS M2N68-AM SE2

2X MEMÓRIAS DE 2 GB DDR2 800 (uma da marca Kingston e outra da Marksivion)

POWERCOLOR R7 260X 2 GB, 128 BITS

FONTE ICEAGE 500W REAL

SSD Kingston 128 GB

HDD Samsung 250 GB (5200 rpm)

Uso essa máquina a cerca de 5 anos, e agora há mais ou menos uns 2 meses estou com alguns problemas referentes a memória ram.

Quando eu utilizo os dois pentes de memória juntos, a máquina desliga aparentemente sem motivos, não é por estresse de processamento e nem nada, as vezes eu ligo o pc e quando ta subindo o SO a máquina desliga. 

Porém, se eu utilizar os pentes de memória separados, em qualquer um dos dois slots da mobo, o pc funciona normal, não desliga, não super aquece...

Li alguns tópicos aqui relacionados a defeitos em memórias e fiz um memtest com diferentes formas: uma memória de cada vez, ambas nos dois slots, as duas memórias juntas, e as duas juntas com posições de slot trocadas. Em todas, o memtest não mostra defeito algum na memória. :S

As temps da máquina ficam boas, geralmente o proc fica em 48 e a GPU em 40. Em full o proc chega a 62 e a GPU em 68.

Já testei com outra fonte e o problema persiste.

Não sei mais o que posso fazer! Não tenho outra MOBO para teste, mas se as placas funcionam em slots separados acho que poderia descartar a mobo....

Please, help me!

Postado

Não me expressei muito bem...

você já conseguiu usar esses 2 pentes juntos normalmente com esse processador atual?

Ou você colocou esses dois pentes diferentes há dois meses e aí que começou o problema?

Postado

Não me expressei muito bem...

você já conseguiu usar esses 2 pentes juntos normalmente com esse processador atual?

Ou você colocou esses dois pentes diferentes há dois meses e aí que começou o problema?

Eu usava normalmente esses dois pentes...Jogava no PC, fiz muito trabalho da faculdade e tudo mais. 

De uns dois meses pra cá vinha percebendo uma certa lentidão em alguns jogos, e ai agora o pc de vez em quando desliga...

Já procurei em todo canto da internet alguém com algum problema semelhante, mas não achei nada.

Postado

Se você já fez o memtest e fica normal e se já testou outra fonte, só sobra a própria mobo que está com dificuldade de trabalhar com os dois slots ao mesmo tempo. (ou mau contato).

Apesar de que esse comportamento na sua máquina é igual ao que ocorre em memorias de alta densidade...

Lembra de algo diferente feito há 2 meses atrás (início do bug)?

Postado

Faça um teste separado em cada pente de memória com o memtest ou com o teste do próprio Windows 7.

Testei as memorias separadas e nos dois slots... nada de erros =/

Se você já fez o memtest e fica normal e se já testou outra fonte, só sobra a própria mobo que está com dificuldade de trabalhar com os dois slots ao mesmo tempo. (ou mau contato).

Apesar de que esse comportamento na sua máquina é igual ao que ocorre em memorias de alta densidade...

Lembra de algo diferente feito há 2 meses atrás (início do bug)?

Não cara... se não for a mobo, só pode ser o SO... Vou tentar limpar toda a placa mãe com alcool isopropilico, limpar as outras peças e o gabinete. Caso continue vou tentar usar um Live CD e ver como se comporta.

O que seria memoria de alta densidade?

Postado

Memórias de alta densidade são memórias que possuem bancos de memória com muito mais capacidade que o normal usando apenas metade dos bancos.

Exemplo: Um pente de 2 GB que antes usava os dois lados do pente, agora usa um. 

Quanto a esse problema ser S.O. e ser resolvido colocando apenas um pente... fico com minhas dúvidas.

Nesse caso eu só pensaria na mobo, nas configs inseridas na bios (tensão, timmings e over), em mau contato e problemas com a fonte.

Afinal, o problema se resolve com 1 pente.

Postado

Memórias de alta densidade são memórias que possuem bancos de memória com muito mais capacidade que o normal usando apenas metade dos bancos.

Exemplo: Um pente de 2 GB que antes usava os dois lados do pente, agora usa um. 

Quanto a esse problema ser S.O. e ser resolvido colocando apenas um pente... fico com minhas dúvidas.

Nesse caso eu só pensaria na mobo, nas configs inseridas na bios (tensão, timmings e over), em mau contato e problemas com a fonte.

Afinal, o problema se resolve com 1 pente.

Então, eu vou desmontar tudo aqui, dar um banho d alcool isopropilico e montar de novo... vou aproveitar e limpar os coolers, trocar pasta termica. Depois vou testar novamente e ver como vai se comportar... mas to achando que minha mobo que ta zuada =/

Postado

Olá Galera,

Bom, fiz a limpeza com álcool isopropílico, testei por dois dias e o problema parecia ter sido resolvido... Até que sai do servidor da Steam, abri o Youtube, comecei e ver um vídeo e Puff... o PC desligou novamente. =/ 

O problema é randômico, não da pra dizer quando e como vai acontecer... 

Detalhe é que o PC não liga quando eu troco a posição das memórias. Isto já acontecia antes. Por exemplo: se eu tenho as memorias A e B e os slots 1 e 2, quando eu ligo a memória A no slot 1 e a memória B no slot 2, o pc liga normal. Se eu coloco a memória B no slot 1 e a memória A no slot 2 não dá video no PC. 

Alguém tem mais alguma ideia do que posso fazer?

Postado

Eu começaria trocando essa fonte bomba (mesmo que ela não seja a culpada, já vi casos dela explodir).

Se eu coloco a memória B no slot 1 e a memória A no slot 2 não dá video no PC.

Sua placa mãe ou suas memórias estão frescas demais.

Qual o timming dessas memórias?

Estão usando a mesma velocidade e tensão?

Já fez um clear cmos e carregou as configurações padrão?

Postado

Eu começaria trocando essa fonte bomba (mesmo que ela não seja a culpada, já vi casos dela explodir).

Sua placa mãe ou suas memórias estão frescas demais.

Qual o timming dessas memórias?

Estão usando a mesma velocidade e tensão?

Já fez um clear cmos e carregou as configurações padrão?

Cara, essa fonte já foi testada e recomendada aqui pelo Clube do Hardware mesmo. Foi por causa disso que comprei a mesma. Ela sempre funcionou super bem, mas não descartaria um problema com ela... se apresentasse um real problema.

O timming é o padrão da placa mãe, eu não altero essas configurações. No sábado eu dei um clear CMOS e troquei a bateria da máquina. Você me recomendaria algum tipo de timming diferente para resolver o problema?

Postado

Cara, essa fonte já foi testada e recomendada aqui pelo Clube do Hardware mesmo. Foi por causa disso que comprei a mesma. Ela sempre funcionou super bem, mas não descartaria um problema com ela... se apresentasse um real problema.

http://forum.outerspace.terra.com.br/index.php?threads/transformador-da-fonte-explodiu-fus%C3%ADvel-intacto.406171/

Fico atento ao comentário do faller (que tb está nesse fórum)

Essa fonte é famosa por explodir do nada, ou, na maioria das vezes, ao ter de enfrentar uma tensão um pouco mais baixa. Na internet existem inúmeros relatos desse exato mesmo acontecido ai contigo. Coloque no Tio Google Ice Age explodiu e verás que estás longe de ser o único a passar por isso. Fontezinha que para podre de ruim teria de melhorar muito ainda. Não entendo porque um dia a comprastes...

Estás no lucro se ela se foi...

Agora veja se compra uma fonte minimamente decente..

Uma fonte de 500 Watts dá e sobra para segurar essa sua config.

Fosse você adotaria ou uma CX500, da Corsair ou uma EVGA 500

Eles ainda remarcaram a fonte bomba (colaram um adesivo em cima) e tão vendendo gato por lebre.

Não dá pra confiar numa empresa dessas.

É capaz daquele produto nem estar mais no mercado ou ter sido maquiado.

O timming é o padrão da placa mãe, eu não altero essas configurações. No sábado eu dei um clear CMOS e troquei a bateria da máquina. Você me recomendaria algum tipo de timming diferente para resolver o problema?

Timming das memórias.

http://www.masterslair.com/memory-ram-timings-latency-cas-ras-tcl-trcd-trp-tras

Veja se estão iguais e com a mesma tensão. As vezes um aumento de tensão soluciona (aqui com as kingston depois de uns 3 anos só funcionava bem com 1.545, antes funcionava bem com 1.5)

Observe bem, a limitação da sua plataforma antes. Não dê bobeira

Postado

http://forum.outerspace.terra.com.br/index.php?threads/transformador-da-fonte-explodiu-fus%C3%ADvel-intacto.406171/

Fico atento ao comentário do faller (que tb está nesse fórum)

Eles ainda remarcaram a fonte bomba (colaram um adesivo em cima) e tão vendendo gato por lebre.

Não dá pra confiar numa empresa dessas.

É capaz daquele produto nem estar mais no mercado ou ter sido maquiado.

Timming das memórias.

http://www.masterslair.com/memory-ram-timings-latency-cas-ras-tcl-trcd-trp-tras

Veja se estão iguais e com a mesma tensão. As vezes um aumento de tensão soluciona (aqui com as kingston depois de uns 3 anos só funcionava bem com 1.545, antes funcionava bem com 1.5)

Observe bem, a limitação da sua plataforma antes. Não dê bobeira

Pois bem amigo, irei realizar estes testes com as memórias e ver no que vai dar.. 

bacana esse site que explica sobre os Timmings! 

Dei uma olhada rápida, minhas memórias estão 5-5-5-15. O máximo que minha plataforma suporta é 6-6-6-18. Pelo que você disse, isso já deve ser suficiente para realizar os testes com aumento de tensão. Vamos ver no que vai dar...

Obrigado! Assim que eu tiver os resultados eu posto aqui!

Postado

Não é pra ir aumentando bruscamente para valores absurdos! É por exemplo sair de 1.8 para 1.85 OK?

Veja se elas estão usando 1 T ou 2 T. Algumas vezes 1T fica um pouco instável.

Como são memórias diferentes altere as configurações da mais rápida para deixá-la semelhante a memória mais lenta.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Entendendo-as-Temporizacoes-das-Memorias-RAM/968/1

Postado

Não é pra ir aumentando bruscamente para valores absurdos! É por exemplo sair de 1.8 para 1.85 OK?

Veja se elas estão usando 1 T ou 2 T. Algumas vezes 1T fica um pouco instável.

Como são memórias diferentes altere as configurações da mais rápida para deixá-la semelhante a memória mais lenta.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Entendendo-as-Temporizacoes-das-Memorias-RAM/968/1

Mas será um aumento leve mesmo... elas estão em 2T. 

As memórias tem a mesma configuração, ambas são DDR2 800 MHZ com 2GB de capacidade.

Eu vou ir testando aumentar aos poucos, por exemplo deixar 5-6-5-16. Ou então, 5-6-6-17.

Assim que eu conseguir testar eu dou um retorno! 

Postado

você fez o memtest do DOS ou do WIndows?

Quanto tempo foi usado no processo?

Fiz o memtest no DOS, deixei rodando 4 horas em cada memoria. Depois no dia seguinte, deixei as duas memorias 6 horas no teste. Em ambos, o resultado é o mesmo... No errors.

Postado

Pode ser algum capacitor da mobo que está danificado.

Quando você usa as duas memórias juntas puxa um pouco mais de corrente e dá falha. 

Verifique cuidadosamente os capacitores, principalmente mais próximos da ponte norte (MCH).

E também verifique se não tem nenhum eletrolítico estufado.

Postado

Quando você usa as duas memórias juntas puxa um pouco mais de corrente e dá falha. 

Verifique cuidadosamente os capacitores, principalmente mais próximos da ponte norte (MCH).

Não quero nem pensar nisso aí... :(:cry:

Postado

Amigo, tem grandes chances de ser isso, porém eu quando limpei a placa no sábado não vi nada do tipo. 

Vou abrir a máquina de novo e olhar com bastante cautela isso. Já tive problemas com o USB frontal (tenho um card reader frontal) e vira e mexe ele não funciona direito porquê o windows mostra ele conectando e desconectando (fazendo aquele barulho de quando conecta algo na porta USB e desconecta).

Obrigado pela valiosa informação ^^ 

Postado

Olá galera,

Ontem abri a máquina e procurei por capacitores ou qualquer outro defeituoso e sem sucesso! Todos parecem estar bons.

Os timmings estavam 6-6-6-18 2T. Eu não consigo aumentar porque minha plataforma não permite, então diminui eles e parece ter dado um bom resultado. Deixei 5-5-5-15. O PC voltou a ter bom desempenho nos jogos que estavam travando, as temperaturas abaixaram um pouco (proc tava chegando a 66, agora não passou de 63) e o PC não desligou desde ontem... 

Chegando em casa hoje, vou realizar novos testes... Mas acho que a sacada estava nos timmings mesmo!

Volto depois com mais resultados! 

Obrigado!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!