Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
1Curioso

Controle de Estoque

Recommended Posts

Pessoal, boa noite!

Estou encaminhando em passos lentos ainda para o lado da programação, entretanto, não sei muita coisa e me sentiria bastante motivado em criar um sistema de controle de validade de produtos perecíveis e não perecíveis.

Onde eu trabalho esse processo é feito manualmente podendo gerar falhas no processo e necessita de bastante tempo e atenção.

Detalhes da Rotina:

O produto (Perecível e Não Perecível) chega no setor onde oestoquista encarregado recebe a mercadoria e confere validade, após o recebimento os dados do produto (nome. lote, validade, fornecedor, marca) é registrado manualmente em uma planilha. Saliento que pode haver diversas marcas do mesmo produto, vários fornecedores do mesmo produto e várias validades do mesmo produto.

Após registrar todos os produtos na planilha manualmente o estoquista entrega a mesma para o supervisor de estoque que por sua vez repassa os dados para o excel no computador que através de fórmulas é informado quando o determinado produto está preste a vencer.

O supervisor de estoque tem a obrigação de diariamente ligar o computador e abrir a planilha do excel para verificar se tem algum produto prestes a vencer, caso haja, tomar as devidas providencias.

Para evitar acumulo de repetição de dados na planilha (Ex: Vários prod. com mesma validade ou Vários produtos na planilha que já não existe mais dentro do estoque), quinzenalmente é feita uma contagem de estoque e aferida a validade de todos os produtos existente no estoque (Físico) para posteriormente confrontar com os dados da tabela do excel. Dessa forma a planilha é atualizada.

Minha proposta:

Criar um sistema que faça o controle de validade de forma mais eficiente, talvez, com as seguintes ações:

Um sistema de login onde poderá ser identificado quem utilizou e quais registros foram feitos.

No recebimento informar os dados do produto direto no sistema (evitar que o mesmo serviço seja feito duas vezes, uma pelo estoquista e outra pelo supervisor de estoque)

Evitar que o mesmo produto seja registrado varias vezes. (Para o sistema somente o controle de validade do produto é o que importa)

Gerar relatório de quem alterou a planilha nos últimos dias, meses ou ano.

Gerar relatório dos produtos que estão prestes a vencer.

Fazer pesquisa por nome do produto e ver qual a validade está próximo.

Fazer pesquisa por fornecedor

É mais ou menos por aí galera, será que vocês poderiam me ajudar dando dicas de como criar esse sistema?

Qual seria a melhor linguagem?

Como eu deveria fazer para dá saída dos produtos do sistema?

Qual seria o melhor Banco de Dados?

É muito complexo esse sistema?

Modelo da planilha utilizada atualmente.

pdf.gif  Rastreabilidade de estocaveis (1).pdf   125,26K   1 Downloads

Ajuda aí galera, por favor!!!

Obrigado!!! 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deyvisson, é meio complicado a automatizacao e controle de validade de produtos via sistema, pois diferentemente do controle de estoque onde o proprio programa se encarrega de dar baixa automatico na qtd. do item.  Seria otimo se os codigos de barras fossem mais complexos e incluissem essa informacao ou data de fabricação do produto ai voce teria a informacao exata de quantos itens ainda tem e com quais datas de validades.

Creio que voce tera que controlar mesmo é manualmente (entrada e saida) e a contagem de produtos periodicamente por validade e informar ao sistema.  

Eu sugiro que voce use mesmo excel com vba e integrado ao um banco de dados (access) para evitar perda de dados (pois é muito comum o excel retornar msg de que o arquivo esta corrompido). E no BD criar um campo por ex. "Numero_do_Lote" configurando este campo a no aceitar dados duplicados, e informando ao usuario que tal item ja esta cadastrado.

abx.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Desenvolvemos no ano passado uma sistema semelhante em asp.net MVC 4, banco sql server.

O estoquista utilizava um tablet para realizar a tarefa de informar os dados que faltavam(validade, etc)

Para desenvolver, a melhor linguagem é a que você mais conhece, mas já o banco, eu discordo do Basole, pois Excel, Access não lidam bem com concorrência de dados, ou seja, se mais de uma pessoa utilizar a planinha ao mesmo tempo o risco de corromper o arquivo é grande. Aqui qualquer SGDB dá conta do recado, recomendaria Firebird por simples de instalar em Windows (acho melhor que o próprio Sql Server)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Desenvolvemos no ano passado uma sistema semelhante em asp.net MVC 4, banco sql server.

O estoquista utilizava um tablet para realizar a tarefa de informar os dados que faltavam(validade, etc)

Para desenvolver, a melhor linguagem é a que você mais conhece, mas já o banco, eu discordo do Basole, pois Excel, Access não lidam bem com concorrência de dados, ou seja, se mais de uma pessoa utilizar a planinha ao mesmo tempo o risco de corromper o arquivo é grande. Aqui qualquer SGDB dá conta do recado, recomendaria Firebird por simples de instalar em Windows (acho melhor que o próprio Sql Server)

Amigo, você poderia me dá detalhes do sistema que vocês desenvolveram?

Quero implantar meu TCC voltado para esse controle. A linguagem que tenho um pouco de conhecimento é o Java.

Compartilhar este post

Link para o post

Para desenvolver, a melhor linguagem é a que você mais conhece, mas já o banco, eu discordo do Basole, pois Excel, Access não lidam bem com concorrência de dados, ou seja, se mais de uma pessoa utilizar a planinha ao mesmo tempo o risco de corromper o arquivo é grande. 

@CypherNet,  quando digo integrar o Excel ao Access, nao significa que o Access irá  ficar dedicado. Quando for consultar, inserir, alterar ou excluir, voce pode verificar se a conexão está aberta ou não, por outro usuario, como por exemplo  o uso do  "ADO Recordset", que tem a propriedade [ .State ], que você pode verificar se o seu valor é [adStateClosed] ou [ adStateOpen ]. 

Veja um exemplo pratico: 

If Not (rs Is Nothing) Then  If (rs.State And adStateOpen) = adStateOpen Then rs.Close  Set rs = NothingEnd If

Outra coisa, o Excel como front_end e o Access back_end, não tem problema se acontecer se o excel ficar corrompido, pois 'quem' vai gardar os dados é o Access e voce pode criar pelo vba um backup automatico diario pra preservar os registros.

abx.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Basole,

Entendi, mas mesmo assim não anula o que eu disse: Excel e Access não foram feitos para suportar concorrência. Dá forma que você colocou  parece que o Access no Back End é um Servidor de banco, ele é um arquivo de banco!

Exemplo:

1.Coloque o Arquivo do Access em uma máquina Linux otimizada para file server

2. Crie um compartilhamento da pasta onde está o arquivo

3. Na sua máquina Windows, com tudo instalado (Excel, Access) mapeie uma unidade 'X:\' apontando para o caminho de rede (Exemplo'\\MaquinaLinux\PastasGerais\PastaMeuBanco\') da pasta do FileServer Linux,

4. Na sua connectionString forneça o caminho do banco 'x:\meubanco.mdb'

5. Pronto! Tudo funcionando redondinho

Agora, neste cenário vamos as situações:

Situação 1 - 

O estoquista insere e altera os dados no Excel (cliente 1) do seu computador e neste momento o Supervisor resolve consultar de outro computador também via Excel (cliente 2) os dados já inseridos.

Quando o cliente 1 Abre a conexão com o banco e preenche um recordset, o Cliente 2 não tem conhecimento, de que já existe um recordset aberto, por que o 'servidor' não informa e não cria uma fila de acesso, é tudo simultâneo, daí a possibilidade de corromper.

Quando no Cliente 1 o rs.State = adStateOpen não existe forma de passar esta informação para o cliente 2, então os dois podem coexistir em máquinas diferentes, são dois cursores simultâneos!

Situação 2 - Somente um cliente (leia-se: programa excel) todo o tempo

Mesmo Abrindo e fechando todas as conexões com o banco nas operações de Consultar, Incluri, Exclur e alterar, existe o risco do Access Corromper sim, mesmo com tudo em uma mesma máquina (Access e Excel). Outros processos do Sistema Operacional podem estar fazendo uma leitura do arquivo no momento, por exemplo: antivírus, indexação de conteúdo, enfim...

Só pra finalizar, eu mesmo já utilizei bastante o Access + Vba e Access + VB5/6, acredite, passei na pele cliente ligando toda vez que o arquivo do Access corrompia, mesmo fazendo a reindexação, reparação, controle das conexões e recordsets abertos o que "salvava" era o backup.

Amigo, você poderia me dá detalhes do sistema que vocês desenvolveram?

Quero implantar meu TCC voltado para esse controle. A linguagem que tenho um pouco de conhecimento é o Java.

que detalhes?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais