Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radiador alternativo


Posts recomendados

Boa tarde galera, estou bolando um projeto completamente personalizado para o meu novo computador e o sistema de refrigeração líquida eu estou pensando em formas de economizar espaço e aumentar a eficiencia em relação aos atuais...

 

estou pensando no seguinte:

 

Vou montar um reservatório com um sistema de refrigeração DENTRO dele, em vez de o líquido refrigerante passar por um radiador antes... penso em fazer isso usando Peltier pra refrigerar o líquido armazenado no reservatório e estou estudando possibilidades de materiais ou técnicas pra transferir o calor do líquido do reservatório pra pastilha peltier... penso em usar uma ou duas pastilhas mas não sei se o peltier será eficiente em refrigerar o líquido da maneira que eu imagino.. e também não sei se eu uso apenas um dissipador preso ao peltier, se eu crio uma série de tubos de cobre passando por todo o reservatório OU então se eu uso Heat Pipes pra melhorar a eficiência de refrigeração... e esta é outra dúvida minha, heat pipe pode ser usado quando ele não será aquecido em grande quantidade?

 

desculpe se eu escrevi algo de errado, aguardo respostas ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você quer montar um refrigerador termodinâmico no PC?

 

Cooler Peltier resfria bem mais que um tradicional, mas tb gera muito calor na sua contra parte

 

Se você não conseguir resfriar adequadamente o dissipador do elemento Peltier, poderá fritar os componentes

 

Mesmo que refrigere adequadamente, o ar quente gerado, acabará aquecendo ainda mais os outros componentes

 

Ai tem saber de quantos Watts será o Pelty, e isso acarreta em outro problema, o consumo

 

Quantos Watts serão necessários? Qual a corrente?

 

Outro problema que pode ocorrer é a condensação de água, se a CPU ficar mais fria que o ar ambiente, isso pode causar condensação

 

Eu não manjo muito sobre o assunto, mas acho que existem mais contras dq prós.....eu partiria para o tradicional

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou explicar melhor o meu projeto:

 

O meu projeto tem como o objetivo um sistema isolado e muito bem refrigerado, livre de "sujeira", com uma refrigeração eficiente e compacto até onde for possível...

 

Vou começar este projeto do zero, pretendo utilizar acrílico e alumínio pra fazer toda a estrutura dele, vou separar os componentes em 2 "andares", a parte superior onde vai ficar a MB e a parte inferior onde vai ficar fonte, cabos, reservatório, etc...

 

O meu problema atual é o seguinte: quero que o meu sistema de refrigeração seja líquido e pra isso eu preciso ter um radiador... ai me veio a ideia de tentar JUNTAR o radiador com o reservatório, poupando espaço interno no meu gabinete (lembrando que este reservatório será maior do que a maioria dos reservatórios encontrados por ai).

 

A questão é: como refrigerar o líquido NO reservatório de forma eficiente e que atenda as necessidades da CPU, GPU, Memórias e afins de forma que ele retorne pro sistema frio ou gelado?

 

A solução q eu encontrei foi de usar peltier... vou colocar tubos de cobre ou folhas de alumínio simulando um dissipador no reservatório e fazer a conexão com o peltier pra que aconteça a troca de calor no mesmo... do outro lado, vou criar uma saída de calor, pela lateral do gabinete pra refrigerar o lado quente do peltier (com dissipador e ventoinha). Eu inclusive pensei na ideia de usar um radiador de frigobar, mas é muito grande pro que eu quero então deixei de lado. x.x

 

Resumindo, eu quero encontrar uma maneira de refrigerar o líquido dentro do reservatório sem o uso de radiador (avulso). Até o momento é o único problema q eu vejo pro meu projeto, caso alguem perceba alguma ***** prestes a acontecer, por favor, poste nos comentários huheuehuehue!

 

@DracoBR eu já pensei sobre a questão da refrigeração da pastilha e eu ACHO (baseado em alguns vídeos e posts q eu li) que vou conseguir dissipar todo o calor gerado pelo peltier sem problemas (Peltier 120w ligado em 12v), quanto a condensação, não vai ocorrer porque meu sistema não vai usar a pastilha diretamente no processador...

 

@victhor393 agora que eu expliquei o que eu quero fazer, talvez você entenda o porque de eu ter citado o peltier, ainda tenho q dar uma estudada sobre eficiência termica e outras coisas pra ver se realmente compensa a refrigeração pelo custo energético...

 

acho que é tudo, aguardando dicas da galera \o

 

(ainda estou desenhando o protótipo, em breve postarei fotos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor prender o peltier direto no que você quer esfriar então... O problema é que essa sua solução não vai trazer benefício algum sobre colocar o peltier diretamente no que você quer resfriar e consumir mais energia. Afinal de contas, sem nem contar com nenhuma perda, o peltier vai consumir energia para retirar o calor da água do reservatório inicialmente. Além disso, claro, existem perdas de transferência de calor, eficiência do peltier. Sem falar que refrigerar coisas abaixo da temperatura ambiente pode causar condensação...

Uma forma de resolver o problema do consumo inicial para resfriar a água é usar um reservatório menor. Não é necessário um radiador para a água, somente esse reservatório mesmo.

 

Desculpe pelo termo usado mas essa sua ideia é meio "sem pé nem cabeça". Não traz nenhuma vantagem sobre ter o peltier montado em cima do processador, muito pelo contrário. Não é mais eficiente que um radiador simples, mas é capaz de atingir temperaturas menores que a ambiente. Eficiência != capacidade de resfriamento.

Isso também não vai trazer benefício algum (comparado à soluções existentes) a não ser que estejas planejando fazer um over "bem doido".

 

A título de curiosidade, um compressor mecânico e os trocadores de calor (evaporador/condensador) são mais eficientes que um peltier. Peltiers realmente são muito, muito ineficientes, mas são mecanicamente simples e pequenos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!